TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução a Química

Por:   •  18/8/2020  •  Relatório de pesquisa  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 4

Química

Conceitos básicos

Introdução

A química é o estudo da matéria, suas propriedades, constituição, transformações e a energia envolvida nesses processos.

A Matéria é o principal objeto de estudo da química e pode ser definida como tudo aquilo que ocupa lugar no espaço e tem massa, ou seja, todo o mundo material ao nosso redor e, inclusive, nós mesmos.

Conceitos básicos

        A matéria é constituída por moléculas e átomos. Existem diversos elementos químicos (“Tipos de átomo”).

        [pic 1] Átomo: Tudo aquilo que constitui a matéria. Ele é considerado a menor parte da matéria, por mais que ele possa ser dividido.

Exemplo: H, O, Ne, K, S, Pb;

        [pic 2] Moléculas: Conjunto de átomos. Exemplo: , que é uma molécula de água;[pic 3]

        O átomo possui uma estrutura, na qual ele é constituído por um núcleo (Nêutrons e prótons) e uma eletrosfera onde os elétrons ficam em circulação. Existem diversas teorias que explicam a organização desses componentes, que são chamados de modelos atômicos.

        O que difere dois elementos químicos é a quantidade de prótons. A quantidade de prótons de dois elementos jamais será a mesma.

        As partículas: Prótons, elétrons e neutros, possuem cargas elétricas diferentes. O próton possui a carga positiva (+), o Nêutron possui carga neutra (0) e os Elétrons carga negativa (-). Cabe ressaltar que quando duas cargas iguais são aproximadas a tendência é de se afastarem   (), caso duas cargas de elementos diferentes se aproximam, eles tem a tendência de se juntarem (+-)        .[pic 4][pic 5]

Ligações e moléculas

        Os átomos têm uma enorme tendência a se unirem. São poucos aqueles que são encontrados “só” na natureza. Um grande exemplo disso é a água. ():[pic 6]

[pic 7]

        Obs: O índice do número na parte inferior se refere ao elemento químico à sua esquerda.

        Alguns exemplos de moléculas são:[pic 9] Molécula de glicose. [pic 8]

Carga elétrica e íons

        Geralmente os elementos químicos possuem a mesma quantidade de prótons e elétrons. Fazendo assim eles terem carga neutra.

Exemplo:

Co: 27 Prótons (+) e 27 elétrons (-) = 27-27 = 0 (Neutro).

Todas as moléculas em seu estado natural, possuem número de prótons e elétrons iguais. O que acontece é que alguns átomos têm tendência a receber elétrons e outros de perder. Podendo ficar com uma “Receita” positiva ou negativa, ao invés de neutra. Mas o número de prótons e neutros não vão mudar. Durante esse processo de soltar e receber elétrons, átomos podem acabar se juntando para facilitar o processo. Um exemplo é o Mg, que tem tendência a liberar 2 elétrons, e o oxigênio que tem tendência de receber 2 elétrons. Por causa disso os átomos podem acabar se juntando e formando uma molécula, por exemplo, MgO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (115.6 Kb)   docx (590.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com