TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIVE NATUREZA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA

Por:   •  12/9/2020  •  Relatório de pesquisa  •  442 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]\U[pic 2]

ACADÊMICA: KELLY CRISTINA DE SOUZA BRUFATTO

RELATO 1 – LIVE NATUREZA DA CIÊNCIA NA SALA DE AULA

        A posposta inicial do vídeo é apresentar a imagem da Ciência e do Cientista na visão dos alunos, como essa concepção é inadequada quando são submetidos ambos conceitos.

        De fato essas concepções são formadas desde os filmes e desenhos, nos quais a imagem do cientista são velhos/idosos manipulando experimentos malucos em laboratórios. Os livros didáticos também contribuem para essas imagens errôneas, pois os próprios autores apresentam os cientistas de maneiras implícitas, como se os mesmos só pudessem ser esses profissionais da ciência, transmite uma visão que ser cientista já vem de berço. Outra forma inadequada vista pelos alunos são nas falas e atividades dos professores ao apresentar os experimentos como uma comprovação da teoria, na frase: ‘Agora vamos comprovar a teoria com o experimento tal...’.

        Um ponto interessante do vídeo é um modelo de sequência didática apresentada como uma forma de ensino-aprendizagem de um conteúdo físico para os alunos, mas com um diferencial em que os mesmos despertem o interesse e curiosidade pelo conteúdo que será apresentado através de conhecimento prévios e um experimento, no qual tem um grau de difícil compreensão que é a Termodinâmica. A História da Ciência nesse contexto trouxe acontecimentos históricos que explicam o que resultou para os conceitos e as fórmulas que o conteúdo contempla. São propostos aos alunos a criação de um Mapa Conceitual para representarem os conceitos chaves aprendidos durante as aulas e uma produção de histórias em quadrinhos com um caráter lúdico para aplicar os conceitos da Termodinâmica.

        Em relação ao Episódio Histórico do Eclipse Solar em 1919 que contribuiu para a divulgação da Natureza da Ciência no Brasil, sendo a primeira observação científica realizada. Nessa observação foi perceptível para os objetivos existem vários pontos de vistas e precipitados teóricos. Com isso, compreende-se que a ciência é uma construção coletiva, na qual vários cientistas contribuem para a mesma.

        Contudo se tratando da Natureza da Ciência, a Live poderia ter abrangido mais campos de saberes que atuam para a divulgação científica para um contexto atualizado e apresentar mais informações da Natureza da Ciência em relação a Química, pois foi envolvido somente questões físicas e biológicas. Pontuaram umas questões de interesse dessa Natureza que são: O que ensinar? Como ensinar? Por que ensinar?; poderia ter dado mais ênfase nas mesmas para auxiliar os professores no desenvolvimento das aulas para um ensino-aprendizagem mais eficiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (72.1 Kb)   docx (40 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com