TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Licenciatura de Química Fundamentos Históricos e Sociológicos

Por:   •  15/2/2023  •  Relatório de pesquisa  •  539 Palavras (3 Páginas)  •  58 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Licenciatura de Química

Fundamentos Históricos e Sociológicos

Docente: Profa. Jardiene

Discente: Amanda Alves

ANÁLISE DO FILME: COMO ESTRELAS NA TERRA TODA CRIANÇA É ESPECIAL

 

       

     O filme em destaque foi lançado em 2007 pelos autores Aamir Khan e Amole Gupte. A trama conta a história de um menino de nove anos chamado Ishaan Awasthi, aparentemente o garoto apresentava dificuldades para ler e escrever, o que ocasionou em conflitos familiar e escolar, pois, era incompreendido pelos seus pais e por seus professores. Ishaan é indiano, vivia em uma família tradicional e rígida com a educação, sua situação era vista pelo seu pai como um comportamento indisciplinar, o que o levava a tratar seu filho com rispidez e falta de sensibilidade. O ponto crítico da história ocorre quando os pais de Ishaan são chamados pela direção da escola para conversar. Até então ninguém conseguia entender os comportamentos incomuns de Ishaan.”porquê não conseguia ler ou escrever corretamente e demonstrava dificuldades ao realizar atividades comuns para uma criança de nove anos”. Decidido, o pai do menino levou o filho a um internato, que tem como filosofia “Disciplinar cavalos selvagens”.  

    O que parecia uma boa decisão, segundo o pai, foi na verdade uma escolha que deixou o garoto infeliz e sem motivação para aprender, pois, já tinha passado por humilhação e sofrimento em casa e na escola. A nova instituição não entendia a situação de Ishaan, o qual era humilhado na frente dos outros alunos, tornando-se um menino com autoestima baixa e inseguro. Sentia saudades da mãe e do seu irmão. Sentia-se deprimido. Entretanto, aparece um professor substituto de artes, o qual não seguia rigorosamente as normas da escola e possuía sua própria metodologia.  Rapidamente, seu estilo de ensino, que, fugia dos padrões tradicionais, chamou a atenção dos alunos, porém, ele percebeu que Ishaan passava a maior parte do tempo deprimido e não participava das aulas. Intrigado, o professor buscou entender o que estava acontecendo com o seu aluno. Buscou por respostas e depois de algumas análises compreendeu que o menino sofria de dislexia e decidiu ajuda-lo. O professor também era dislexo, o que o ajudou a perceber com mais clareza a situação.  Após reconhecer o problema, ele começou a ensinar Ishaan a ler e a escrever, tornando mais fácil a aprendizagem, além disso, fez com que os pais do menino reconhecessem o quão talentoso Ishaan era e quão injusto estavam sendo com seu filho e conscientizou os professores da escola a ampliar a visão da diversidade em sala de aula.

     O filme mostra um professor que deu um novo significado à vida de um aluno por meio de uma metodologia de ensino inovadora, apesar de ser totalmente fora dos padrões convencionais, mesmo vivenciando uma sociedade pós-moderna, que possuía relações não duradouras, individualistas, consumistas, competitivas e distorcidas em valores. O professor levou motivação e conhecimento para os seus alunos, desenvolvendo a capacidade de aprendizagem da turma, foi sensível para o que acontecia em sala de aula. Sua contribuição foi além do ensino e aprendizagem, ele ajudou Ishaan a lidar com sua diferença e a superar suas dificuldades. Provou que toda criança é especial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (42.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com