TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Obtenção de O2 no Laboratório

Por:   •  10/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.573 Palavras (11 Páginas)  •  254 Visualizações

Página 1 de 11

1.Introdução

O historial do estudo do gás oxigénio remota desde os períodos do surgimento dos primeiros seres aeróbicos, que realizavam os seus processos vitais na presença do oxigénio. Diz a história moderna que provavelmente este gás tenha sido descoberto de forma experimental no laboratório, através de uma reacção de decomposição, em que usou-se como matéria-prima o óxido vermelho de mercúrio. Experiência está que foi realizada pelo Químico Francês Joseph Priestley, embora, houve a colaboração do cientista Químico britânico Scheele.

A presença do oxigénio na atmosfera anuncia a presença de vida na biosfera, uma vez revela-se ser um gás de grande vitalidade para os seres vivos, uma vez participa na composição de vários organismos em vários processos bioquímicos, assim como na indústria química é empregado nos processos de calcinação, ustulação, e oxidação de vários elementos.

A obtenção laboratorial do gás oxigénio consiste em procurar novas alternativas que visam melhorar o aproveitamento e a produção deste gás vital. Contudo, os métodos e as técnicas usadas nestes processos visam comprovar determinadas teorias a cerca de certas propriedades de determinadas substâncias, que levam consigo o gás oxigénio. Na obtenção laboratorial do gás oxigénio através de decomposição catalítica do peroxido de hidrogénio vulgarmente conhecida como água oxigenada, foi feita mediante a observação de normas de segurança e higiene que devem ser observados quendo estamos no laboratório de Química.  

É dentro deste contexto que na cadeira de laboratório II, na experiência II, surge o presente relatório com o tema obtenção laboratorial do oxigénio, visando fazer a descrição detalhada de todos os procedimentos que vão desde o inicio até ao final da experiencia, incluindo os registo de materiais, procedimentos, as observações, discussão de resultados e a conclusão.

A parte inicial do relatório, aborda a cerca de um breve historial da descoberta do oxigénio, suas propriedades, sua composição volumétrica na atmosfera, estes processos, que são indispensáveis na produção laboratorial do gás oxigénio. Segue-se depois a parte experimental que aborda a cerca da experiencia realizada no laboratório de Química com a finalidade de obter o gás oxigénio e por fim, a conclusão e a referencia bibliográfica, com seguintes:

1.1.Objectivos

1.1.1.Geral

  • Produzir o gás oxigénio no laboratório

1.1.2.Especifico

  • Mencionar as propriedades do gás oxigénio;
  • Explicar o processo de decomposição catalítica do peroxido de oxigénio;
  • Identificar a combustibilidade do gás oxigénio.

1.1.3.Metodologia

Para a elaboração do presente relatório foi necessário a realização de uma experiencia laboratorial, consulta em várias obras de vários autores, para complementar, os conhecimentos sobre os dados da experiência, recorreu se também a debates entre colegas e da disposição do docente para esclarecer as dúvidas que foram surgindo durante o decurso da aula experimental.


2.0. OBTENÇÃO LABORATÓRIAL DO OXIGÉNIO.

De acordo com FELTRE (2008:672), o gás oxigénio é o elemento mais abundante na crosta terrestre. No estado livre encontra se no ar atmosférico, na forma de uma molécula diatómica. No estado combinado faz parte da composição da água, minerais e todas as substâncias constituintes do organismo.

Tabela 1: composição do ar atmosférico sendo o gás oxigénio o mais abundante.

Gases

Volume em %

Massa em %

Azoto

78,2

75,5

Oxigénio

20,9

23,2

Gases nobres

0,9

1,3

Fonte: FELTRE (2008:672).,  

2.1.Propriedades do oxigénio

Portanto, CHANG (2005:453), o oxigénio é um gás incolor, sem cheiro, mais denso do que o ar, com densidade de 1,423g/cm3 e só se liquefaz a -183º C, é pouco solúvel em água e é comburente. O seu ponto de fusa é igual a -218,4º C, e ponto de ebulição igual a -138º C. Este gás tem um papel fundamental na manutenção da vida no planeta, pois dele os seres vivos necessitam para a respiração.

De cordo com FERNANDO (2003:34), o gás oxigénio provavelmente tenha sido descoberto pelo químico britânico Joseph Priestley, a partir da decomposição térmica do óxido vermelho de mercúrio (HgO). Durante a realização de uma experiencia no laboratório Priestley colocou o óxido vermelho de mercúrio num recipiente de vidro, a medida em que a temperatura subia observava se uma deslumbrante reacção química, libertando se um gás da substância aquecida. Ele introduziu alguns ratinhos na atmosfera e observou que não só respiravam tranquilamente como também mostravam uma vitalidade excepcional. O Priestley respirou o gás libertado e sentiu se leve.

 2HgO (s)   Δ          2Hg (l) + O2 (g)   Experiencia de Priestley[pic 1]

2.2.NO LABORATÓRIO

A obtenção laboratorial do gás oxigénio consistiu na realização de uma experiencia pratica, em que usou se como matéria-prima o Peroxido de Hidrogénio (H2O2) e fígado de galinha. Neste processo o Peroxido de Hidrogénio decompõe se sobre efeito da catálise enzima (Fígado de galinha).

Reagentes e materiais usados no laboratório para obtenção do Oxigénio (O2).

Reagentes

 Materiais

Peróxido de Hidrogénio (H2O2) concertado 3%

A água (H2O)

Fósforo (P)

Fígado de galinha (proteínas, vitaminas, minerais)

Tubo de ensaio simples

Tudo de ensaio com saída lateral a 90º

Tina Hidropneumático

Suporte de tubo de ensaio

Tubo colector

Acopladores

Espátula

Seringa

Lâmina

Placa de Petri

Fonte: Autor do relatório 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)   pdf (189.8 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com