TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRATICA EM MANIPULAÇÃO

Por:   •  1/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  2.474 Palavras (10 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Aluna: Clayton Branquinho Neto

Orientadora: Profa. Dra. Regilene Steluti

BARRETOS / 2017


Dados do Estagiário (a):

Nome: Clayton Branquinho Neto

RA: 526435

Curso: Farmácia Noturno

Orientador do Estágio: Profa. Dra. Regilene Steluti

Dados da Instituição:

Nome da Instituição: Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos – UNIFEB

Endereço: Av. Prof. Roberto Frade Monte, 389

Telefone: 17 3321-6411

Cidade: Barretos – SP

Área do Estágio: Farmácia Escola

Orientador do Estágio: Profa. Dra. Regilene Steluti

Cargo: Professora

E-mail: rsteluti@gmail.com

O presente estágio teve início em 01/02/2017 e terminou em 29/11/2017, totalizado 32 horas cumpridas durante este período.


Resumo

O estágio foi um momento muito importante na minha vida acadêmica, consegui vivenciar novas experiências, que levarei para minha vida profissional.

O estágio supervisionado em farmácia foi realizado na farmácia escola da própria instituição no período de fevereiro/2017 a novembro/2017. Durante o período de estágio foi colocado em prática tudo aquilo que foi ensinado nas aulas teóricas, foi de extrema importância. No estágio foi possível fazer a manipulação de sólidos I e II, semi-sólidos I e II, e líquidos, além de fazer testes de controle de qualidade nas matérias prima que usamos.

Nesse período pude perceber a importância do estágio para os alunos e também a importância do farmacêutico na farmácia de manipulação.


Índice

1. Introdução        5

2. Materiais e Reagentes        7

2.1. Materiais        7

2.2. Reagentes        7

3. Atividades desenvolvidas        8

3.1. Métodos        8

3.1.1. Manipulação de sólidos I: Cápsulas        8

3.1.2. Manipulação de semi-sólidos: Gel        8

3.1.3. Manipulação de líquidos: Xarope        9

3.1.4. Manipulação de semi-sólidos II: Creme        9

3.1.5. Manipulação de líquidos: Shampoo        9

3.1.6. Controle de qualidade em farmácia: Solubilidade e pH        9

3.1.7. Manipulação de sólidos II: Pallets        10

3.1.8. Manipulação de Semi-sólidos: Filtro solar        10

4. Resultados e Discussões        12

4.1. Manipulação de sólidos I: Cápsulas        12

4.2. Manipulação de semi-sólidos: Gel        12

4.3. Manipulação de líquidos: Xarope        13

4.4. Manipulação de semi-sólidos II: Creme        14

4.5. Manipulação de líquidos: Shampoo        14

4.6. Controle de qualidade em farmácia: Solubilidade e pH        15

4.7. Manipulação de sólidos II: Pallets        16

4.8. Manipulação de Semi-sólidos: Filtro solar        17

5. Conclusão        19

6. Referências bibliográficas        20


1. Introdução

O manual de estágio é parte integrante do Projeto Pedagógico do Curso – PPC - para o curso de Farmácia. Devido à complexidade natural da atividade de estágio, esse documento é constituído de normas e informações, que servirão para as ações do professor responsável pelos estágios do curso, bem como para os supervisores das diversas áreas e os alunos matriculados no curso de Farmácia dessa Instituição. O Estágio Supervisionado para o curso de Farmácia é uma atividade acadêmica de caráter obrigatório, está inserido na carga horária total do plano curricular e a sua execução é condição indispensável para a obtenção do grau de farmacêutico. O estágio está regulamentado pela Lei de estágios nº 11.788 de, 25 de setembro de 2008, de acordo com a legislação educacional vigente e a regulamentação interna da Universidade Católica de Santos. O Estágio é entendido como uma estratégia de profissionalização que complementa o processo de ensino/aprendizagem. Consiste na fase de preparação do aluno para o seu ingresso no mercado de trabalho, desenvolvendo ações que integram a formação acadêmica do aluno com a atividade prático-profissional. As áreas de atividades farmacêuticas que são disponibilizadas para os estágios estão ligadas à dispensação de especialidades farmacêuticas, manipulação magistral de medicamentos alopáticos e homeopáticos, atendimento ambulatorial em farmácias do serviço público, farmácia hospitalar, laboratórios de Análises Clínicas e outras atividades analisadas e aprovadas pelo professor responsável, supervisores e pela coordenação do curso. O estágio supervisionado tem sido executado em ambientes externos à Instituição, nos quais existe um profissional habilitado como responsável. A Universidade Católica de Santos oferece algumas vagas de estágios em Empresas e Instituições credenciadas, porém o aluno poderá fazer contato por conta própria com qualquer outro local ou Instituição, que ofereça estágio conforme legislação vigente. Caberá ao professor responsável pelos estágios aceitar ou não o respectivo local como uma área de estágio.

A farmácia de manipulação atualmente é importante para a produção de medicamentos específicos como cremes para alergias, ácidos para a pele e outros medicamentos que são receitados de acordo com a necessidade de cada paciente. Isso acontece porque alguns médicos receitam fórmulas específicas para cada tipo de necessidade dos pacientes. Um dermatologista, dificilmente, vai receitar a mesma dosagem de ácido retinoico (composto usado para melhorar o aspecto das manchas na pele, diminuir oleosidade e problemas de acne) para duas pessoas, pois cada pele é diferente da outra. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.1 Kb)   pdf (166.6 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com