TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pesquisa Cientifica Coronavírus

Por:   •  12/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.030 Palavras (5 Páginas)  •  150 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

CAIO DOS SANTOS CUNHA

RIAN NICOLAS DE SOUZA BORGES

REDAÇÃO CIENTÍFICA.

Salvador

2020


O novo coronavírus e a Pandemia.


A pandemia causada pelo novo coronavírus, o COVID-19, tem causado uma mobilização mundial por tratar-se de um vírus transmissível através de gotículas, compartilhamento de objetos ou contaminação por superfícies contaminadas.

O potencial que este vírus tem se dá a sua capacidade de resistência em superfícies inanimadas em temperatura ambiente que pode durar até nove dias.
Por recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde), deve-se utilizar as bases de álcool gel com formulação de 80% etanol ou 70% de 2-propanol por apresentar alta eficácia contra o vírus.

O estudo do artigo “Persistência dos coronavírus nas superfícies e a sua inactivação com biocidas” apresenta testes de suspensão contra o SARS-CoV e MERS-Cov que relatam um eficaz combate pela desinfecção das superfícies contaminadas quando utilizados etanol a 62% e 71%, peróxido de hidrogênio a 0,5% ou hipoclorito de sódio a 0,1% em tempo estimado de 01 minuto. Os resultados apresentados com com biocidas como o digluconato de clorhexidina a 0,02% e o cloreto de benzalcônio a 0,05% e 0,2% foram menos eficazes, assim, pode-se afirmar que os resultados para o SARS-Cov-2 serão semelhantes.

Os dados experimentais do artigo avaliam a desinfecção de superfícies como ferro, alumínio, metal, madeira, papel, vidro, plástico, borrachas de silicone, luvas de latex e PVC, e demonstrou que o álcool (62%-71%) foi o mais eficaz contra diversos coronavírus em um espaço tempo de um minuto, superando o hipoclorito de sódio numa concentração de 0,1% e 0,5% e do glutaraldeído com concentração a 2%.

Alguns dados tabelados relacionando tipos de superfícies, vírus, temperaturas e persistência do vírus:

Superfície

Vírus

Temperatura

Persistência

Alumínio

HCoV

 21°C

 2 a 8 horas

Metal

SARS-CoV

 21°C

 5 dias

Papel

SARS-CoV

 21°C

 4 a 5 dias

Vidro

SARS-CoV

 21°C

 4 dias

Plástico

MERS-CoV

 20°C

 48 horas.


Há também o estudo de concentrações de álcoois etanol e propanol e a inativação de coronavírus por testes de suspensão. Alguns dos dados relacionando o agente biocida, a concentração, o vírus, tempo de exposição e a redução do infectividade do vírus tabelados:

Agente biocida

Concentração

Vírus

Tempo de exposição

Redução viral (log10)

Etanol

95%

SARS-CoV

30 segundos

  5.5

Etanol

80%

MERS-CoV

30 segundos

 ≥ 4.0

Etanol

70%

MHV

10 minutos

 > 3.9

Etanol

70%

CCV

10 minutos

 > 3.3

2-Propanol

100%

SARS-CoV

30 segundos

 ≥ 3.3

2-Propanol

75%

SARS-CoV

30 segundos

 ≥ 4.0

2-Propanol

75%

MERS-CoV

30 segundos

 ≥ 4.0

2-Propanol

50%

MHV

10 minutos

 > 3.7

Utilização do álcool em gel em combate ao novo coronavírus.

Uma prática adotada em nossa sociedade em tempos de pandemia por vírus transmissíveis, é o uso do álcool em gel em concentração de 70% como atuador antisséptico para limpeza de mãos e superfícies.
Por antissepsia definimos ser a destruição ou eliminação microbiana na pele e mucosas, sendo que os antissépticos em gerais devem ter como algumas de suas propriedades: Ação germicida sobre os micro-organismos num tempo que dure até quinze segundos ou em uma lavagem geral das mãos, efeito provisório residual que dure horas após a utilização do produto antisséptico, baixa toxicidade e inativação por matéria orgânica, além de apresentar estabilidade e não ser corrosivo.

Os mais utilizados em práticas como higienização das mãos no cotidiano e em práticas hospitalares são os álcoois etílico e isopropílico.

Algumas literaturas tratam do álcool gel como agente tradicional de limpeza das mãos contaminadas, dentre elas uma realizada no Brasil, em 2004 (Hernandes et al., 2004) e outra realizada em 2007 (Andrade et al. 2007) classificam a atuação do álcool gel eficaz contra bactérias hospitalares.
A atuação do álcool gel dá-se por processo de desnaturação protéica, após isso, interferência no metabolismo e por conseguinte a divisão celular do micróbio, sendo este desnaturalizado de forma mais rápida quando acompanhado de água. Torna-se então um bactericida eficaz contra bactérias, fungos e vírus. (Andrade et al., 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (379.1 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com