TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pratica Química Inorgânica

Por:   •  22/8/2021  •  Relatório de pesquisa  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

 Universidade de Uberaba

Prática de Química Inorgânica Experimental

Aluno: Leandro Sechim de Oliveira

RA:1126422

Professor/tutor: Wilson de Sousa Benjamin

SÍNTESE DE UMA SUBSTÂNCIA INORGÂNICA

Araxá/MG

 03/07/2021

  1. Introdução

As reações de síntese são aquelas em que o analista tem como objetivo obtenção de novos produtos com propriedades mais acentuadas do que as existentes naturalmente. Existem vários métodos de preparação laboratorial de um sal (reações de síntese), sendo a escolha ditada pelos materiais de partida disponíveis e pelo tipo de sal a obter, solúvel ou insolúvel; compostos  com  propriedades  que  não  se  encontram  nos produtos naturais; quantidades muito superiores àquelas que é possível extrair de fontes naturais.

O sulfato de cobre (CuSO4) é, provavelmente, o reagente de cobre mais comum., sua estrutura pentahidratada (CuSO4.5H2O) apresenta-se na forma de cristais azuis, enquanto que o sulfato de cobre anidro, obtido por meio do aquecimento do CuSO4.5H2O, apresenta-se como cristais de coloração branca.

Na forma pentahidratada, o cobre (II) está ligado a quatro moléculas de água e aos átomos de oxigênio de dois ânions sulfato, apresentando uma estrutura octaédrica destorcida (Figura 3.1). A quinta molécula de água não está coordenada diretamente ao cobre, mas, sim, ligada aos ânions sulfato por meio de ligações hidrogênio. A geometria do CuSO4.5H2O cristalino é triclínica. Entretanto, logo após sua síntese, o composto formado exibe uma estrutura um pouco mais desorganizada, apresentando-se em sua forma ordenada depois de algumas semanas.

Para sua obtenção é necessário a reação entre o ácido sulfúrico e óxido de cobre (CuO), gerando uma solução supersaturada para a formação dos cristais e para a mesma síntese também pode -se usar os compostos ácido clorídrico, ou o ácido nítrico (HE RE D IA S -AV ALOS, 2006).

  1. Objetivos

Realizar a síntese de um sal simples. Efetuar filtração por gravidade e a vácuo de uma mistura sólido-líquido. Determinar o rendimento da reação.

  1. Materiais e métodos

  • Sulfato de Cobre;
  • Bico de Bunsen;
  • Etanol;
  • Gelo;
  • Filtro de papel;
  • Tubos de ensaio;
  • NaOH 0,1 mol/l;
  • BaCl2 0,1 mol/l;
  1. Procedimento Experimental 

Foi pesado incialmente cerca de 2,0 g de óxido de cobre (CuO) e colocado dentro de um béquer de 100 ml (anotado a messa do óxido).

Adicionou-se 5 ml de água destilada e 10 ml de ácido sulfúrico (6M). Essa adição foi realizada lentamente e mantida sob agitação constante, através de um bastão de vidro.

Em seguida a mistura foi aquecida com um bico de Bunsen até a completa dissolução do óxido de cobre. A dissolução é acompanhada de mudança de coloração de preta para azul.

A solução foi deixada em repouso até atingir temperatura ambiente, logo após adicionou-se mais 5 ml de água e aqueceu-se novamente até ebulição. Filtrou-se a solução a quente, utilizando a técnica de filtração por gravidade.

Após resfriamento da solução, a mesma foi colocada em um banho de gelo. Filtrou-se a vácuo a mistura, pesando o papel de filtro previamente a ser utilizado.

Os cristais foram lavados com etanol absoluto para eliminar o excesso de ácido, logo após os cristais foram secos e pesados para cálculo do rendimento.

Cu(s) + 2H 2S O4(a q) + O2(g) + 8H 2O(g) → 2CuSO4.5H 2O(s)

Cu(s) + H 2S O4(a q) + H 2O2(a q) + 3H 2O(l) CuSO4.5H 2O(s)

Caracterização do produto obtido

Foi preparado uma solução dissolvendo 0,5 g do produto obtido em 20 ml de água e colocado 1 ml dessa solução em dois tubos de ensaio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (247.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com