TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pratica de Cosméticos

Por:   •  11/11/2019  •  Seminário  •  1.839 Palavras (8 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

COSMÉTICOS

                                                Alunos: Allan R. da Silva e Danieli S. Hakoyama

                                                           Prof. Dr. Arion Zandoná Filho

Curitiba

2019

Introdução

Cosméticos são todos os produtos relativos à beleza, são substâncias e tratamentos aplicados à face ou a outras partes do corpo humano para alterar a aparência, para embelezar ou realçar o atrativo da pessoa. Produtos de higiene pessoal também são considerados cosméticos devido a suas aplicações e finalidades. Atualmente o cosmético é visto como um produto essencial, a história dos cosméticos remonta ao início das primeiras civilizações quando mais destaque no antigo Egito, durante o passar dos séculos há momento em que os produtos deixaram de ser privilégios das classes favorecidas, iniciando-se assim a democracia da beleza. Diante deste fato, o consumo aumentou moderadamente e o batom fez um imenso sucesso ao longo das últimas décadas. O consumo dos produtos de beleza não apenas se intensificou como também se transformou numa nova economia mundial. E assim, a indústria brasileira de higiene pessoal, perfumaria e cosmético apresentou um crescimento exponencial. O Brasil ocupa a quarta posição no ranking de vendas de cosméticos, isso devido a crise econômica o que causou uma queda nas vendas, no patamar mundial o Brasil acabou ficando atrás dos Estados Unidos, China e Japão, isso corresponde a US$ 32,1 bilhões, ou seja, 6,9 % do faturamento mundial. Além do potencial de crescimento do mercado, depois de atraído e conquistado pelo produto, os cosméticos voltados ao homem ganharão mais espaço e alavancam o mercado um dos fatores e que o homem costuma ser mais fiel aos produtos que as mulheres. Também não exigem muita variedade de produtos como elas.

Para tudo essa gama de opções um controle de qualidade e extremamente para assegurar um produto de qualidade e segurança. Coma finalidade de proporcionar um instrumento de orientação aos profissionais da área de Controle de Qualidade de Cosméticos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Dividido em duas partes o guia contempla diretrizes, informações e métodos de ensaios para o Controle de Qualidade de Produtos Cosméticos. Os ensaios de Controle de Qualidade têm por objetivo avaliar as características físicas, químicas e microbiológicas das matérias-primas, embalagens, produtos em processo e produtos acabados. Assim, a verificação da conformidade das especificações deve ser vista como um requisito necessário para a garantia da qualidade, segurança e eficácia do produto e não somente como uma exigência regulatória. Conforme a legislação brasileira vigente e harmonizada no Mercosul é exigida a apresentação dos dados de Controle de Qualidade no ato da regularização do produto. Nas inspeções, é exigida a apresentação das especificações, dos métodos de ensaio e dos registros das análises. Seguindo esse guia desenvolvemos uma série de ensaios para a prática em laboratório para além de ampliar os conhecimentos, previamente abordados em sala de aula ter uma noção mais adequada de como é a aplicação desse guia em escala industrial (Laboratório de controle de qualidade), a partir da reprodução desses métodos.

METODOLOGIA

-Ensaios Organolépticos

Procedimentos utilizados para avaliar as características de um produto, detectáveis pelos órgãos dos sentidos. Sabor e tato não foram analisados.

  • Cor - Esmalte

A análise da cor (colorimetria) foi feita por meio visual. Na análise visual (colorimetria visual) comparou-se visualmente a cor da amostra a partir de uma pequena fração retirada do frasco, com a cor de destaque presentes nas paredes do frasco onde a mesma era armazenada. A análise foi efetuada sob condições de luz natural (Laboratório).

  • Cor - Hidratante

A análise da cor (colorimetria) foi feita por meio visual. Na análise visual a cor da amostra foi determinada a partir de uma pequena fração retirada do frasco. Ensaio feito para efeitos de aprendizagem já que não possuímos uma régua de cores ou padrão para comparação.

-Ensaios Físico-Químicos

  • pH

Antes do uso, o pHmetro foi devidamente limpo e calibrado utilizando-se soluções de referência de pH 4 e 7, quando aplicável, ajustando-se o equipamento. Normalmente as medidas de pH são realizadas em meio aquoso, como o produto a ser analisado era um líquido altamente viscoso, foi recomendado preparar uma solução aquosa da amostra em uma concentração preestabelecida e determinar o pH da mistura com o eletrodo apropriado. Para o hidratante, a solução preparada foi de 5% em água. Para o esmalte a análise não se aplica devido à quantidade e dificuldade para determinação do mesmo.

  • Densidade - Hidratante

Determinação da densidade aparente foi obtida após pesar uma quantidade da amostra e introduzi-la na proveta, tampando-a em seguida. Então por meio de leves batidas, em movimentos verticais e horizontais, padronizados, com altura prefixada e sobre uma superfície lisa, o produto foi assentado até obter volume constante. Logo após a proveta foi reservada para que a matéria nas paredes se acomodasse e assim ser determinada sua densidade.

  • Densidade - Esmalte

Para determinação da densidade do esmalte foi necessário aplicar uma pequena fração do mesmo em uma área demarcada previamente em uma placa de vidro para estipular seu volume e então pesado para estipular sua massa, onde através das duas relações podemos obter a densidade.

  • Teste de Centrífuga

Aproximadamente 10 g da amostra foram centrifugados por tempo de 15 minutos em velocidade padronizada e reservados em um frasco próprio para analise em temperatura ambiente. Em seguida, procedeu-se a avaliação visual.

  • Viscosímetro

Determinação por viscosímetro rotacional com geometria cilíndrica: consiste na aplicação de um torque no cilindro interno, que exerce uma tensão de cisalhamento rotacional no material para medir a deformação ou taxa de deformação resultante (velocidade de cisalhamento) resultante.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com