TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Preparação de Substancias

Por:   •  7/7/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  920 Palavras (4 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO

KLEBSON LUIZ DA SILVA

MIRELLA STOIANOV ROCHA

VICTORYA GUIMARÃES RODRIGUES

RELATÓRIO DE QUÍMICA

BARRA DO GARÇAS

2022

KLEBSON LUIZ DA SILVA

MIRELLA STOIANOV ROCHA

VICTORYA GUIMARÃES RODRIGUES

RELATÓRIO DE QUÍMICA

Trabalho escrito apresentado a Universidade Federal do Mato Grosso como parte dos requisitos para conclusão de semestre.

BARRA DO GARÇAS

2022

1. OBJETIVO

        Foi proposto uma aula para aplicação dos cálculos estequiométricos por meio das soluções, estas oriundas de soluto: líquido e sólido, ainda, houve a diluição das soluções, que se aprofundou nas suas respectivas técnicas e preparos.

2. MATERIAIS E MÉTODOS

Para o experimento realizado, foram utilizados os seguintes materiais:

•        50 ml de Hidróxido de Sódio 0,1 mol/L;

•        100 ml HCL 0,1 mol/L;

•        Água destilada;

•        Espátula;

•        Copo descartável (apenas para NaOH);

•        Bastão de vidro;

•        Béquer;

•        Funil;

•        Balão de diluição;

•        Conta-gotas;

•        Pisseta;

•        Papel absorvente.

Ao chegar no laboratório de química os matérias estavam dispostos na bancada para realizarmos a preparação de soluções com concentração em quantidade de matéria por litro(molaridade=mol/L). Então, fomos orientados dos perigos potenciais das substancias que iriamos utilizar de modo a reduzir a possibilidade de contaminações ou acidentes. Após, efetuamos os cálculos necessários para continuarmos o experimento.

Começamos com o NaOH e usamos a formula mol/l=massa(g)/ massa molar X volume (l) e obtivemos o resultado de 0,2 de NaOH. Fomos até a balança semi-analítica juntamente com os materiais que íamos utilizar. Antes de usar a balança, ela foi zerada ao apertar o botão Tara. Utilizamos a espátula que estava limpa com água destilada para pegamos o NaOH do recipiente colocando a sobre um copo descartável e assim pesar a massa de soluto sólido necessária (0,2 mol/L). Transferimos esse soluto para o Béquer lavando o copo descartável com o solvente (água destilada) de modo a arrastar todo o soluto.

Dissolvemos todo este soluto utilizando apenas uma parte do solvente mexendo com um bastão de vidro. Colocamos toda a solução em um balão volumétrico, com o auxílio de um funil, novamente lavando o béquer, o bastão de vidro e o funil com solvente para arrastar todo o soluto e então completamos o volume até o menisco, primeiro com a Pisseta e depois com o conta-gotas para termos mais precisão. Fechamos e homogeneizamos a solução invertendo-se várias vezes o balão volumétrico, depois transferimos a solução para outro recipiente e o rotulamos para fácil identificação da solução.

Para o preparo da solução com o HCL onde este soluto encontra-se no estado liquido, precisamos verificar no rotulo qual é a densidade, porcentagem em massa e a massa molecular fornecida pelo fabricante para fazer o cálculo da quantidade de ácido que utilizaríamos no preparo da solução.

Fizemos o cálculo para saber a massa em gramas usamos a formula mol/l=massa(g)/ massa molar X volume (l) e obtivemos o resultado de 0,3645 g. E por não se tratar de uma substancia pura sabemos que ali diluído tinha uma quantidade de HCL (37%) e o restante era H20 fizemos uma relação a partir dessas informações e utilizamos a formula concentração1 X volume 1 = concentração 2 X volume 2 e obtivemos o resultado de 0,8278 ml solido de HCL 37%. Fomos até a capela para a preparação da solução com esse ácido forte, colocamos um pouco de água pra diluir o ácido e com o auxílio de uma pipeta com a pera de sucção retiramos 0,2 ml de HCL (utilizamos a conta de quantidade de ml da pipeta subtraindo o valor de 0,8 aproximados do HCL).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (61.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com