TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Preparação do Hidrogênio

Por:   •  5/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  175 Visualizações

Página 1 de 4

Instituto Federal de São Paulo

São José dos Campos

Química

Preparação do Hidrogênio

Boullywardd Siqueira Bispo

São José dos Campos

2017


Boullywardd Siqueira Bispo

Preparação do Hidrogênio

Relatório apresentada como exigência para obtenção do grau de Licenciatura em Química da Instituto Federal de São Paulo.

Orientador: Dr (a) Evelyn Simonetti

São José dos Campos

2017

RESUMO

Existem várias maneiras para se obter o gás hidrogênio, neste relatório utilizamos em laboratório reagentes ácido, alcalino e metálicos comparando as reatividades de zinco metálico e alumínio metálico, em meio de soluções aquosas de ácido clorídrico e hidróxido de sódio, observando a formação de bolhas do gás H2, na solução e sua explosividade por meio de chamas para identificar qual processo produziria mais H2.    

Palavras-chave: hidrogênio, preparação, obtenção e reatividade


ABSTRACT

There are several ways to obtain hydrogen gas, in this report we used acid, alkaline and metallic reagents in the laboratory comparing the reactivities of metallic zinc and metallic aluminum, in aqueous solutions of hydrochloric acid and sodium hydroxide, observing the formation of bubbles of the Gas H2 in the solution and its explosivity by means of flames to identify which process would produce more H2.

Keywords: Hydrogen, preparation, obtaining and reactivity


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 MATERIAIS E MÉTODO        

2.1 Materiais        

2.2 Métodos        

3 RESULTADOS E DISCUÇÕES        

4 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        


1 INTRODUÇÃO

O mais simples e o mais abundante elemento no universo, o hidrogênio, foi descoberto pelo inglês, físico e químico, Henry Cavendish em 1776. Como na natureza as quantidades são mínimas ele pode ser obtido em uma reação química entre um metal e um ácido, diluído ou concentrado, como, ácido sulfúrico, ácido clorídrico, ou a partir de metais muito reativos com água, como o potássio, sódio, cálcio, a partir de hidróxidos: metais como zinco, alumínio e estanho que reagem com essas soluções aquosas fortemente básicos. O hidrogênio é o gás mais leve de todos gases, é incolor, inodoro e quase insolúvel em água, ele pode formar moléculas diatômicas H2 unidas por uma ligação covalente muito forte (energia de ligação 435,9 KJ.mol -1).

O objetivo deste experimento tem por realizar reações químicas para obter o gás hidrogênio a partir de ácidos e bases na presença de um metal e verificar a cinética das reações comparando as diferenças de liberações de H2 dos metais nas soluções.  


2 MATERIAIS E MÉTODO

   

2.1 Materiais

Estante para tubos de ensaios

Quatro tubos de ensaio

Fósforo

Béquer de 50 mL

Pipeta Pasteur

Pipeta graduada

Proveta de 50 mL

Soluções de 2,5 mol/L de HCl e NaOH

0,5 g de zinco metálico e alumínio metálico

2.2 Métodos

Colocou-se 0,5 g de alumínio metálico no 1º tubo de ensaio e adicionou a solução de ácido clorídrico, fez-se o mesmo no 2º tubo de ensaio, mas com 0,5 g de zinco metálico, observou-se a reatividades dos dois metais.

No 3º tubo colocou-se 0,5 g de alumínio e no 4º tubo 0,5 g de zinco metálico, adicionou a solução de hidróxido de sódio e observou-se a reatividades dos metais.

Ao final das reações acendeu o fósforo e aproximou a chama nos tubos de ensaio observando o comportamento da inflamabilidade.    


3 RESULTADOS E DISCUÇÕES

Na reação do primeiro tubo o alumínio não reagiu tão efetivamente com o ácido clorídrico liberando pouco H2 ao aproximar a chama do fósforo no tubo de ensaio a chama não se expandiu vigorosamente.

2 Al (s) + 6 HCl (aq)         2 AlCl3 (aq) + 3 H2 (g)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (15 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com