TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Problematização – Densidade

Por:   •  21/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  312 Palavras (2 Páginas)  •  95 Visualizações

Página 1 de 2

Problematização – Densidade

Densidade é nada mais que a quantidade de massa contida em uma unidade de volume de uma substância. De forma mais simples podemos dizer que a densidade mostra o quanto pesa um certo volume. Como por exemplo quando colocamos 300 mL de água em um copo, sabemos o volume de água, mas para saber a densidade dessa água é necessário sabermos a sua massa.

Para calcular a densidade é preciso realizar a divisão da massa pelo volume, ou seja, densidade= massa/volume. Uma informação importante é que a densidade é inversamente proporcional, o que significa que quanto maior o volume menor será a densidade e o mesmo pode se afirmar quando o volume é menor.

Na realização do experimento usando o picnômetro é necessário ter um cuidado maior na adição da solução dentro da vidraria para evitar o acumulo de bolhas dentro, o que pode fazer com que a pesagem possa não ser exata e a precaução de manter a vidraria limpa para que não ocorra contaminação das amostras eu serão testadas.

Problematização – Sistema ternário

Sistemas ternários são aqueles formados por três componentes com as distintas fases em equilíbrio. Estes sistemas de diagramas de fases triangulares, ou, diagramas ternários, onde a composição é indicada por um ponto em um triângulo equilátero.

O sistema ternário que será estudado é um dos mais simples, constituído de água, acetato de etila e acetona. Os componentes água e acetato de etila são parcialmente miscíveis, formando duas fases na solução (fase aquosa e fase orgânica). Ao entrarem em contato com a acetona, forma-se os pares de acetona-água e acetona-acetato de etila, já que a acetona é miscível em ambos os componentes.

Durante a pratica é necessário estar atento a mudança de fase para que se tenha uma medida mais exata da quantidade de acetona utilizada já que, a solução ao se tornar homogênea permanece assim, mesmo com contínua adição de acetona.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (42.3 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com