TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Produção Industrial do Sabão

Por:   •  24/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  1.370 Visualizações

Página 1 de 3

  1. Historia do Sabão no Mundo

Em 1550 a.C. se deu os primeiros passos para a produção de sabão no mundo, segundo alguns historiadores a invenção do sabão se deu com os alemães e franceses, porém a técnica ganhou maior notoriedade com os romanos. Anotações da época dão conta de que no começo de tudo, orientais e gregos, sem conhecer ou saber empregavam um método similar com substâncias químicas obtidas de maneira parecida com o processo de produção do sabão para obtenção de pomadas e essências para perfumar o corpo.

A história revela que os gauleses, habitante das regiões que hoje compreende França e Espanha, e os germânicos eram os grandes dominadores na técnica de obtenção de sabão. Nesta época o produto era fruto do processo de fervura de sebo, oriundos de cabras, e cinza de faia, uma árvore européia.  

Para fins de limpeza o sabão aparece no segundo século d.C em escritos árabes do alquimista Jabir Ibn Hayyan. Por ser criado e descoberto no continente europeu o sabão obteve grande fama e seu ápice de consumo em países deste continente.

Em 1971 um grande feito químico feito pelo químico Nicolas Leblanc revolucionou o século XIX. Nicolas concluiu seu processo de produção de barrilha (soda de sal ou cloreto de sódio) a qual é reconhecido como o processo químico-industrial mais importante de tal século. E Michel Eugéne Chevreul que entre os anos de 1813 e 1823 descobriu a composição química dos lipídeos naturais. Os dois ajudaram os fabricantes do século XIX a terem um conhecimento maior dos processos químicos envolvidos na fabricação do sabão e assim obterem mais facilmente a matéria prima necessária.

  1. A Produção Industrial do Sabão

O sabão industrializado demorou um pouco para ser produzido. Somente no século IX, é que se tem a primeira produção de sabão em escala industrial em manufaturas localizadas em Lisboa, Gênova e Marselha. No século XIV se instalaram grandes fabricas na Inglaterra. No Brasil a partir da metade do século XIX é que surgem as primeiras fabricas de sabões, em 1860 já existia fábrica de sabão em todas as cidades importantes do país.

Após a revolução industrial começaram a existir os maiores produtores de sabão no mundo. A produção começou com o inventor do sabão transparente Andrw pears e seu neto, Francis Pears, com quem abriu uma fábrica no ano de 1850 em Londres. Mas quem realmente se destacou foram os irmãos William Hesketh Lever e James Lever que em 1885 compraram uma fábrica pequena em Warrington e assim construíram uma das maiores empresas no ramo de saboaria do mundo, a Unilever.

Os produtos utilizados para a produção de sabão comum são: gorduras vegetais ou animais e hidróxido de sódio ou potássio. Diferentemente da fabricação caseira, na produção industrial utiliza-se gordura e água em uma caldeira a uma temperatura de 150ºC por mais ou menos 30min para então adicionar o cloreto de sódio para a separação da solução em suas duas fases: sabão (fase superior) e glicerina e impurezas (fase inferior). Após isso ocorre a eliminação da fase inferior para que ocorra a saponificação da gordura pela soda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (78.3 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com