TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUÍMICA AMBIENTAL NO BRASIL

Por:   •  16/10/2016  •  Resenha  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  462 Visualizações

Página 1 de 3

A QUÍMICA AMBIENTAL NO BRASIL

No Brasil nas últimas décadas observa-se um aumento da conscientização da população com relação aos danos causados ao meio ambiente tanto na população de um modo geral como também em empresas de grande porte. Pesquisas relacionadas aos danos que alguns metais causam tem ajudado para que de o avanço em ações contra a poluição aumentem de forma considerável.  

Com relação aos avanços ocorridos durante esse período é importante destacar a criação da Divisão de Química Ambiental, que se deu pela consolidação da Sociedade Brasileira de Química.

“A Química Ambiental não é a ciência de monitoração ambiental mas sim da elucidação dos mecanismos que definem e controlam a concentração das espécies químicas candidatas a serem monitoradas”.

Sendo este de caráter multidisciplinar, podendo ser aplicada em várias áreas do conhecimento, onde ela pode ser trabalhada em conjunto ou com os demais profissionais envolvidos nesta tema, o seguimento da Química Ambiental tem um perfil socioeconômico, uma ferramenta importante na química que muitos benefícios nos traz.

        Diante de tais fatos a educação ambiental tem sido de foco de debates e de projetos que buscam disseminar por escolas a fim de levar informação a um maior número de pessoas.

Águas do Planeta Terra

        A água é um recurso fundamental para a sobrevivência da vida no planta, seja para o ser humano, animais ou plantas esta é indispensável para a manutenção da vida, vivemos em um planeta que possui maior parte de seu território coberto por ela, no entanto apenas uma pequena parte é própria para o uso.

        Trata-se de um solvente natural, que pode ser encontrada nos três estados físicos da matéria, possui uma capacidade incrível de conduzir e armazenar calor. A água potável é de  enorme importância para a manutenção da saúde, uma vez que a má qualidade desta  pode ocasionar sérios males a saúde.

        Por conta disto que se faz necessário o tratamento da pouca água doce existente em nosso planeta. Já que em nosso país 80% da água potável se encontra na amazônia e os outros 20% no restante do território brasileiro, desta forma as principais operações de tratamento constituem na decantação, coagulação/floculação, filtração e desinfecção em tanques de diversos tamanhos.

        Politicas públicas são necessárias para que possamos desfrutar dos benefícios ao acesso a água de qualidade.

Química Atmosférica: a química sobre nossas cabeças

Com o avanço tecnológico e consequentemente a globalização o mundo tem se tornado pequeno. Com isso os acontecimentos do pais e do mundo estão disponíveis para todos e em tempo real, possibilitando assim que o aparecimento de fenômenos climáticos fiquem evidenciados para o mundo, antes catástrofes ambientais ficavam restritas a apenas algumas localidades do globo terrestre devido ao efeito estufa que é o aquecimento global..

        Em virtude do ar que respiramos estar sendo poluído ou de forma natural ou induzida pelo homem por emissões constantes de gases poluentes como o metano e o gás carbônico, onde se dissocia o ozônio.

        Com as preocupações com a qualidade do ar, é que pode ser criados órgãos reguladores, afim de minimizar essas emissões de  gazes na atmosfera, produzidos por automóveis, fábricas e  etc. Com o intuito de regulamentar de forma coordenada o despejo de tais gases e diminuindo de forma significativa os malefícios a saúde por eles causados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com