TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA

Por:   •  28/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  435 Palavras (2 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

DISCIPLINA: QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA

PROF: ADRIANO GOMES DE CASTRO

TERESINA - PI 2022

RESENHA CRITÍCA SOBRE CONCEITOS DE SEPARAÇÃO E IDENTIFCAÇÃO DE CÁTIONS DO GRUPO I

Um cátion é um íon carregado positivamente, ou seja, um átomo que perdeu um elétron em sua última camada, permitindo doar seus elétrons, formando espécies iônicas com íons. Aceita elétrons, carregados negativamente, conhecida como marcha analítica, sua função é identificar e/ou estudar a presença desses fatores

Cátions e ânions em composição de amostra desconhecida.

A Marcha Analítica foi originalmente descrita pela Fresenius para facilitar e organizar esses cátions em cinco grupos, numerados sequencialmente, cada grupo. Um grupo de cátions tem uma reação de precipitação comum entre eles, em um reagente específico. Depois de descobrir a presença de cátions para certos grupos, na amostra, esses componentes são separados por reações húmidas ou secas (teste chama) especificidade, que pode determinar definitivamente qual cátion foi encontrado.

O grupo I é constituído pelos cátions Ag+, Hg2 2+, Pb2+ (chumbo, prata e mercúrio) que reage com ácido clorídrico diluído e formam sais de cloreto.

Tendo em vista que a Química Analítica Qualitativa deve ser trabalhada na teoria e prática, pois trata-se das análises de identificação de substâncias, pode-se afirmar que as aulas experimentais são de grande importância para a compreensão total da teoria e reforçam o aprendizado.

A aula trouxe postos positivos e negativos, tendo como pontos positivos a colocação explicita das amostras no ato dos experimentos, a explicação de cada reação dentro do experimento foi bem exposta, a linguagem utilizada nas explicações de forma clara e simples facilita muito na compreensão.  

 Em analise os pontos que deveriam ser melhorados, seria a abordagem dada na disciplina pois exige que o professor remeta sempre aos exemplos ou aplicações dos ensaios químicos feitos no laboratório.

A abordagem sobre conceitos de Reações e Equações Iônicas se faz necessária uma melhor abrangência, contando que o professor oriente aos estudantes como escrever numa linguagem química, os resultados, os ensaios feitos na análise qualitativa, representando de forma clara os íons que sofrem modificações e/ou foram removidos da solução de alguma maneira, seja por precipitação, formação de gás, ou qualquer outra forma não iônica. Deve-se ensinar como escrever uma equação ou ensaio iônico, fazendo o aluno relembrar e o que é forte e fraco, quem são as espécies solúveis ou pouco solúveis. Reconhecer, classificar, escrever ou balancear uma equação, ajuda aos estudantes no amadurecimento ou sedimentação de conceitos vistos de forma vaga ou desarticulada no ensino médio, isso porque à medida que ele aprende a escrever ele também realiza a reação no laboratório, comprovando seus conhecimentos.

Débora dos Santos Costa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (42.9 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com