TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUÍMICA APLICADA AO MEIO AMBIENTE

Por:   •  3/3/2020  •  Resenha  •  1.068 Palavras (5 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO

Resenha Crítica de Caso

Thaís da Silva Cardoso

Trabalho da disciplina QUÍMICA APLICADA AO MEIO AMBIENTE

                                                                     Tutor: Profª. Gisele Teixeira Saleiro

Muriaé - MG

2019


FIJI Water: Carbono Negativo?

Referências: Francesca Gino, Michael W. Toffel, Stephanie Van Sice, Rev: 18 de dezembro de 2013.

INTRODUÇÃO

A FIJI Water Company LLC é uma empresa que atua na venda de água artesiana engarrafada, foi fundada por David Gilmour em 1988. O empresário possuía um resort na ilha de Fiji, em Viti Levu, e na busca de fonte de água para seus hóspedes acabou fazendo um acordo com o governo em 1990, no qual poderia explorar um aqüífero por 99 anos. Em 1995 o empresário começou a engarrafar e vender as águas. Já em 2007 a empresa FIJI Water começou uma campanha de carbono negativo.

Em 2010 a empresa passou por alguns problemas, pois em novembro o governo de Fiji aumentou o imposto de exportação da água, sendo a única empresa afetada pelo o imposto. E em dezembro, a empresa foi nomeada em uma ação coletiva, que afirmava que a FIJI Water não só lucrava, mas como era fraudulenta a afirmação de seus produtos serem 120% carbono negativos. Nesse meio tempo, em 2004, a FIJI Water foi adquirida pela empresa privada Roll International Corporation, com sede em Los Angeles, Califórnia.

DESENVOLVIMENTO

Espalhada por 40 países pelo mundo, a empresa atribuía o fato de a água ser pura e saudável por possuir alto teor de sílica e ser isolada de poluentes, não necessitado de tratamento para ser engarrafada. Construíram relações com chefes de cozinha, celebridades como cantores e atores para uma melhor propaganda da água, colocaram suas garrafas em filmes, programas de TV, campeonatos de golfe, elevando assim, o nome FIJI Water.

Só que o mercado da água engarrafada foi crescendo, várias marcas passaram a investir também, cada uma com suas características inerentes da água. E com o aumento do consumo das águas engarrafadas houve um aumento também do uso de garrafas plásticas, que foi motivo de questionamento de grupos ambientais. Esses grupos passaram a atacar as indústrias de água engarrafada, pois achava desnecessário e prejudicial ao meio ambiente, “os críticos ambientais estavam particularmente preocupados com a produção e eliminação de garrafas de plásticos, o uso da água no processo produtivo, e as emissões de gases de efeito estufa associados à distribuição”.

As garrafas preferidas, usadas nas embalagens eram as de plástico PET, produto petrolífero, e no seu processo é utilizado um consumo intenso de energia. Essas garrafas aumentam a quantidade de resíduo no ambiente, já que são descartadas de maneira incorreta, poluindo os oceanos e florestas.

Os críticos estavam pedindo melhor gestão e monitoramento da água doce, as águas bombeadas dos aqüíferos estavam excedendo sua reposição. Eles também defendiam o uso da água de torneira, pois além de gastar menos energia era mais ecológico, o transporte da água engarrafada para longas distâncias criavam impactos ambientais com a combustão dos combustíveis dos veículos, que liberam GEE. Argumentavam que o dinheiro gasto com as águas engarrafada poderia ser investido em infraestrutura segura de água pública.

A FIJI Water adotou e passou a divulgar o slogan “Every Drop Is Green”, assumindo iniciativas ambientais na tentativa de preservar o local e a qualidade da água. A fábrica passou a certificar a ISO 1400, uma norma internacional que tem como objetivo principal especificar os requisitos para a implementação de um sistema de gestão ambiental possibilitando que todas as organizações desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios.

Após as iniciativas ambientais a empresa anunciou redução e reciclagem de resíduos gerados pela sua fábrica, adotou especialistas para que a extração da água de seu aqüífero seja feita maneira sustentável e seu ambiente bem protegido, passou a reduzir os plásticos de sua garrafa até usar embalagens 100% recicláveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (45.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com