TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUÍMICA DOS METAIS ALCALINOS

Por:   •  9/4/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Instituto de Ciências Exatas e da Natureza

Curso Licenciatura em Química

Disciplina: Química Inorgânica Experimental I  -  CH.: 30 h

Período: 2017/2           Horário: 5M12

Professora: Cleide Maria da Silva Leite

[pic 2]

RELATÓRIO

A QUÍMICA DOS METAIS ALCALINOS

Discente: Neidelênio Baltazar Soares

CAMPUS DOS AURORAS

Redenção, 07 de abril de 2018.

RESUMO:
Os metais alcalinos são encontrados na tabela periódica no grupo I, o primeiro grupo por sinal. As propriedades físicas e química dos elementos deste grupo são determinados pelos raios atômicos. Para a efetivação desta prática os objetivos foram variados, principalmente observar vários comportamentos dos metais alcalinos apresentam, e nessa senda, nós nos baseamos no seguinte: Identificar a reatividade dos metais em água, usar o teste da chama para identificar os metais, e sobretudo identificar qual comportamento que os metais vão adquirindo. Com isso foi possível entender a reatividade dos metais alcalinos e percebe-se que os mesmos são bastantes reativos ao ar, e que entre eles, uns possuem mais reatividade que outros.  A pratica permitiu ter o entendimento do processo de obtenção dos sais solúveis, partindo assim para a observação qual o caráter que cada um por exemplo o carbonato de sódio apresenta.  No entanto foi ainda possível ao culminar observar as cores que cada um dos cátions apresenta como o lítio, o potássio, e o sódio.

Palavras Chaves: Metais Alcalinos.

INTRODUÇÃO

Os elementos do grupo periódico ( IA), são conhecidos como metais alcalinos. A palavra álcali é derivada de um termo arábico antigo que significa “Cinzas de plantas”; o potássio e o sódio são encontrados nas cinzas de plantas calcinadas. Esses elementos são todos metais leves, com pontos de fusão baixos, pelo fato da ligação nesses elementos ser puramente metálica e, portanto, não direcional. As densidades dos metais alcalinos são baixas, como consequência primaria de seus raios atômicos elevados. As suas condutividades elétricas são muito altas. (Entretanto, não tão altas como como o da prata, o melhor condutor elétrico à temperatura ambiente.) Todos metais alcalinos se cristalizam com a estrutura cúbica de corpo centrado. (RUSSELL, 1994, p. 1049).

Os metais alcalinos reagem invariavelmente para formar íons 1+, tanto nos produtos cristalinos como em solução. Assim, por exemplo o sódio metálico reage vigorosamente com água em uma solução de hidróxido de sódio. (RUSSELL, 1994, p. 1051).

Apesar de sua grande semelhança química, os metais alcalinos não ocorrem juntos, principalmente por causa dos diferentes tamanhos dos seus íons. ( LEE, 1999, p.143)

Os elementos do grupo I são quimicamente muito reativos, e rapidamente perdem o brilho quando expostos ao ar seco. ( LEE, 1999, p.146)

Como resultado das baixas de energias de ionização, quando os elementos do grupo são irradiados com luz, a energia luminosa absorvida pode ser suficientemente elevada para fazer com que o átomo perca um eletrom. Este é o denominado fotoelétron e explica o uso do césio e do potássio como catodos em células fotoelétricas. A cor destes elementos surge porque a energia absorvida ou emitida nas transições eletrônicas corresponde aos comprimentos de onda de luz na região visível. ( LEE, 1999, p.145-)

  1. OBJETIVOS
  • Avaliar a relatividade dos metais alcalinos com a água e o ar;
  • Identificar os metais por meio do teste da chama;
  • Identificar o comportamento dos íons alcalinos em água.
  1. MATERIAL E REAGENTES

Papel filtro

Estante de tubos

2 tubos de ensaio

Pinça metálica

2 espátulas

12 placas de petri (vidro)

Pessetas

Bico de Bunsen

Pinça de madeira

Tripé

Tela

Proveta de 10 ml

Béquer de 100 ml

Reagentes Sólidos

Soluções

Sódio Metálico

Na OH, Na2CO3, Na2SO4

Cloretos dos Metais alcalinos-Teste da Chama

Solução de Fenolftaleína, álcool etílico PA

CuSO4, LiCL, NaOH, Na2HPO4(1 mol/l

Na2Co3 (1 mol/l)

KF a 5%, HCL 6 mol/L

  1. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAL
  1. Reatividade do sódio metálico: Reação com ar, água, álcool e sulfato de cobre. 
  1. a. Retirou-se de uma pinça um pedaço de sódio metálico do frasco com querosene com cuidado, colocou-se em cima de um papel de filtro e cortou-se em quatro pequenos pedaços do tamanho de um grão de arroz e retornou-se o restante ao frasco original. Distribuiu-se os pedaços de Na(s) conforme mostraremos abaixo nos procedimentos efetuados.
  2. b. Na placa de Petri limpa e seca adicionou-se:  Na(s) observamos os resultados e anotamos se ocorreu alguma reação.
  3. c. Em uma placa de Petri adicionou-se 10 mL água destilada e três gotas de fenolftaleína. De seguia introduzimos rapidamente o sódio metálico e anotou-se a evidencia.
  4. d. Numa placa de Petri contendo 10 mL de álcool etílico e três gotas de fenolftaleína introduziu-se o sódio metálico e observou-se o ocorrido após a realização do experimento.
  5. e. Adicionou-se o sódio metálico em um tubo de ensaio contendo 3 mL de solução aquosa de CuSO4 1mol/L com cuidado, deixou-se o tubo na estante durante algum tempo e depois observou-se   e anotou-se o procedimento realizado.
  6. 3.2. Reação de Identificação:  Utilizando um tubo de ensaio, colocou-se, cerca de 5 mL de solução de cloreto de lítio. De seguida adicionou-se 5 gotas de solução de hidróxido de sódio e 3 mL de solução de fosfato monoácido de sódio.  Depois observou-se por alguns minutos, e em seguida aquece os utilizando o bico de Bunsen.

3.3. Solubilidade dos Metais Alcalinos:  Utilizando tubos de ensaio diferentes adicionou-se 5 mL de água destilada e aproximadamente 0,5 g de cada uma das substâncias: NaOH, NaCl e Na2CO3 e Na2SO4.  Agitou-se e verificamos se de fato são todos solúveis ou não, e fizemos uma comparação de solubilidade dos solubilidade dos hidróxidos, cloretos, carbonatos e sulfatos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (253.2 Kb)   docx (38.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com