TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos e Comportamento de Indicadore

Pesquisas Acadêmicas: Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos e Comportamento de Indicadore. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/4/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.630 Palavras (7 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 7

Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos e Comportamento de Indicadores

INTRODUÇÃO

Metais Alcalinos

Eles formam um grupo bastante homogêneo. As propriedades físicas e químicas desses elementos estão relacionadas intimamente com sua estrutura eletrônica e seu tamanho. Todos são metais com configuração eletrônica ns1, são excelentes condutores de eletricidade e calor, são macios, possui na camada eletrônica mais externa um elétron fracamente ligado ao núcleo, porque os átomos são muito grandes, por isso possuem pontos de fusão baixos. Formam compostos univalentes, iônicos, pois os valores da eletronegatividade são relativamente pequenos, assim quando reagem com outros elementos, existe uma grande diferença de eletronegatividade entre eles, formando ligações iônicas e são incolores. Suas primeiras energias de ionização são baixas, sendo metais reativos. Todos esses elementos devem ser guardados submersos em uma substância apolar, como exemplo o querosene, para evitar reação com o oxigênio do ar, embora o lítio, o sódio e o potássio possam ser manuseados por pequenos períodos. Rubídio e césio devem ser manuseados em atmosfera inerte. Têm densidade pequena, por isso reagem na superfície da água.

Metais Alcalinos Terrosos

Os elementos desse grupo têm coloração branca prateada, são mais duros, indicando um aumento da força de ligação metálica; mais densos que os do Grupo 1, pois a carga nuclear atrai mais fortemente os elétrons e quando retirados aumentam ainda mais a carga nuclear efetiva. Eles são tão fortemente ligados que a energia necessária para remover o primeiro elétron é maior que a do Grupo 1 e depois de removido a relação elétron-núcleo é muito alta, sendo necessário quase o dobro da energia necessária para remover o primeiro.

Esses elementos formam uma série bem comportada de metais altamente reativos, sendo menos reativos que os alcalinos. Suas configurações eletrônicas são ns2, são divalentes, apresentam as mesmas tendências nas propriedades que foram observadas no Grupo 1 formando compostos predominantemente iônicos incolores, com exceção do Berílio que forma compostos covalentes devido ao pequeno tamanho dos íons Be+2. Todos os compostos de berílio e bário são muito tóxicos.

Os pontos de fusão e ebulição são mais elevados em relação aos metais alcalinos, mas os pontos de fusão não variam de modo regular, porque assumem diferentes estruturas cristalinas.

Comportamento dos Indicadores

São utilizados na química indicadores ácido-base para distinguir as soluções ácidas das básicas.O indicador ácido-base é uma espécie química que muda de cor conforme o meio onde se encontra, ácido ou básico.Existem diferentes indicadores ácido-base tais como: Fenolftaleína e Metilorange. A solução alcoólica de fenolftaleína é incolor e muda de cor (para um tom rosado) quando é adicionada a uma solução básica. Existem diversos compostos utilizados como indicadores ácido-base, abaixo podemos citar alguns exemplos:

1) Azul de tornassol é um indicador que muda de cor para vermelho em soluções ácidas e azul para soluções básicas. Para além destes podem-se fazer com produtos naturais como a repolho-roxo que nas soluções ácidas torna-se vermelho e nas básicas verde.

2) Vermelho de tornassol que em soluções ácidas permanece vermelho e em soluções básicas torna-se azul.

3) Alaranjado de metila que em solução ácida torna-se vermelho para ácidos fortes, amarelo para ácidos fracos, e em solução básica, torna-se alaranjado.

4) Azul de brotimol que na solução ácida torna-se amarelo e na solução básica azul.

Abaixo, uma tabela com mais exemplos de indicadores:

INDICADOR

cor a pH baixo

zona de viragem

cor a pH alto

hematoxilina

vermelho

0,0 - 1,0

amarelo

vermelhode cresol

vermelho

0,2 - 1,8

amarelo

azul de timol

vermelho

1,2 - 2,8

amarelo

8,0 - 9,6

azul

amarelo de dimetilo

vermelho

2,9 - 4,0

amarelo

laranja de metilo

vermelho

3,1 - 4,4

amarelo alaranjado

methylrood

vermelho

4,0 - 6,0

amarelo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com