TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Bacharel e Industrial

Por:   •  2/5/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  121 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO DE BIOQUÍMICA

[pic 1]

Curso: Química Bacharel e Industrial

Professora: Elisabeth Brossi Sabia

Nome da Experiência: Carboidratos

Data da Realização da Experiência: 15 de março de 2018

Nome: Beatriz Bueno                                                                                   RA: 2217073

Nome: Natália Vaz                                                                        RA: 1516035

Nome: Pedro Henrique Settanni                                                         RA: 1517094

  1. INTRODUÇÃO

        Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Podem ser chamados também de glicídios, hidratos de carbono e açúcares. São as principais fontes de energia dos sistemas vivos, uma vez que liberam durante o processo de oxidação. Participam também da formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos.

São divididos em:

  • Monossacarídeos: glicídios mais simples;
  • Oligossacarídeos: formados pela união de 2 a 19 monossacarídeos;
  • Polissacarídeos: são constituídos por mais de 20 moléculas de monossacarídeos.

        O Teste de Molish serve para identificar se a substância é ou não carboidrato. O reagente usado é uma solução de alfa-naftol a 5% em etanol e é usado um ácido forte concentrado para desidratar monossacarídeos. Caso dê positivo, irá acontecer a formação de um anel de cor roxa.

        O Teste de Lugol serve para identificar se na substância há presença de amido ou não. O reagente usado é uma solução de I e KI em H2O. Se positivo para amido apresenta coloração violeta, e com o glicogênio, coloração vermelha.

        O reagente de Seliwanoff é uma solução que contém 0,05 g de resorcinol em 100 Ml de HCl diluído (1 parte de HCl concentrado: 1 parte de H2O). Este teste permite separar aldoses de cetoses sob ação desidratante do HCl, poisa reação com a cetose é mais rápida e mais intensa. As cetoses são transformadas em derivados de furfural, que se condensam com o resorcinol, formando um composto vermelho de composição incerta.

        A reação de Benedict é usada para detectar a presença de açúcares redutores, ou seja, açúcares que possuem um grupo carbonila livre que pode reagir com um agente oxidante. Apresenta coloração azul para negativo e verde, amarelo, laranja ou vermelho para positivo.  É usado uma solução de sulfato de cobre (CuSO4).

  1. OBJETIVO

        A série de experimentos propostos nessa prática de laboratório, têm por objetivo a análise e a comparação dos resultados obtidos pelas diferentes reações de identificação dos carboidratos, bem como os processos de hidrólise dos di e polissacarídeos.

  1. RESULTADOS

Parte I - Reações de Identificação dos Carboidratos

Tabela 1. Resultados a partir de testes distintos envolvendo carboidratos.

[pic 2]

Amostras:

Teste de Molish: A – Água deionizada; B – Glicose 0,1M; C – Sacarose 0,1M; D – Amido 0,5%; E – Edulcorante 0,5%; F – Água + Algodão

Teste do Iodo: A – Água deionizada; B – Glicose 0,1M; C – Sacarose 0,1M; D – Amido 0,5%; E – Água + Algodão

Teste de Benedict: A – Água deionizada; B – Glicose 0,1M; C – Frutose 0,1M; D – Sacarose 0,1M; E – Amido 0,5%; F – Lactose 0,1M; G – Açúcar comum 1%; H – Edulcorante 0,5%

Teste de Seliwanoff: A – Água deionizada; B – Frutose 0,1M; C – Glicose 0,1M; D – Sacarose 0,1M

Parte 2 – Hidrólise de Carboidratos

Tabela 2. Resultados a partir de testes envolvendo a hidrólise de dissacarídeo (sacarose).

T0

T10

-

+

Amostras: Sacarose 0,1M e H2SO4 0,1M

Tabela 3. Resultados a partir de testes envolvendo a hidrólise de polissacarídeo (amido).

T0

T10

BENEDICT

-

4+

LUGOL

+

-

Amostras: Amido 0,5% e HCl concentrado

  1. DISCUSSÃO

Parte I - Reações de Identificação dos Carboidratos

4.1   Teste de Molish

   Os monossacarídeos por serem ricos em OH- são desidratados facilmente por ácidos fortes concentrados, neste caso o ácido sulfúrico (H2SO4).  O carboidrato reage com H2SO4 e acaba sendo desidratado, assim, o monossacarídeo, caso seja uma pentose, forma o furfural, e o hidroximetilfurfural (HMF), é formado da desidratação da hexose. Os polissacarídeos, como o amido (Amostra D) e do algodão (Amostra F) - no caso do teste Molish, o ácido os hidrolisa em monossacarídeos, ou seja, quebra suas ligações glicosídicas, que só após são desidratados. Devido a isso, a reação de polissacarídeos é mais lenta que a dos monossacarídeos.

   Como os compostos formados são incolores, o alfta-naftol (composto fenólico presente no reagente de Molish) reagente com os produtos da desidratação e assim acaba acarretando a formação do anel de coloração violeta para a maioria dos testes, comprovando, portanto, a existência de carboidrato nas amostras. Realça-se que é de extrema importância que o H2SO4 não seja agitado junto com a solução, pois, assim será mais complicado de notar a atuação do H2SO4 na interface reagente/ácido.

  1. Teste do Iodo

   O amido pode existir em duas formas por amilose, forma não ramificada, e amilopectina, forma ramificada. A amilose é um polímero linear da glicose que tem como forma mais comum uma hélice com seis resíduos por volta. Quando adicionado o iodo, acontece o encaixe da substância dentro da hélice para formar um complexo de amido-iodo. Esse aprisionamento do iodo nas cadeias lineares da amilose gera uma coloração azul escura, sendo possível detectar a presença de polissacarídeos. O aquecimento desfaz a estrutura helicoidal e, portanto, o iodo acaba se desprendendo da amilose, fazendo com que o complexo começa a ficar incolor, mas, ao ser resfriado o complexo retorna a sua forma original e portanto a coloração azul escura regressa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)   pdf (240.7 Kb)   docx (198.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com