TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Curso de Bacharel em Química com Ênfase Industrial

Por:   •  17/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.594 Palavras (11 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

INSTITUTO DE QUÍMICA

CURSO DE BACHAREL EM QUÍMICA

Estágio obrigatório na Saneago

por

Débora Nascimento Medeiros

Relatório apresentado ao Curso de Bacharel em Química com ênfase industrial, como parte das exigências da disciplina

Estágio Curricular Obrigatório

Orientador: Profa. Dra. Lívia Flório Sgobbi.

Supervisor: : Me. Diogo Dias Cordeiro.

Local de estágio: Saneago de Goiás

Goiânia, GO, Brasil

2021

Sumário

APRESENTAÇÃO DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO 3

INTRODUÇÃO 3

DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO 5

Teste de cor 5

Teste de nitrito e nitrato 6

Nitrito 6

Nitrato 6

Teste de sulfato 6

Teste de fosfato e fósforo total 6

Teste de DQO 7

DIFICULDADES E SUGESTÕES 7

CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS 10

RESPONDA E SEJA SINCERO: 10

APRESENTAÇÃO DO LOCAL DE REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO

Empresa: Laboratório de análise de esgoto da Saneago de Goiás

Área de atuação da empresa: Tratamento de água e esgoto

Endereço: Avenida Perimetral Norte, s/n, Goiânia 2

Supervisor: Me. Diogo Dias Cordeiro

Período: 24 de março à 30 de junho de 2021

Carga horária total: 320 horas

Número do processo SEI: 23070.013688/2021-01

INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado na empresa Saneago de Goiás, na Estação de Tratamento de Esgoto Dr. Hélio Seixo Britto, no laboratório de análises físico-químicas e microbiológicas da estação.

A Saneago é uma prestadora de serviço de saneamento básico do Estado. Atua em estudos, projetos, obras, operações e prática de serviços, infraestrutura e instalação operacional de abastecimento de água potável, esgoto sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

Seu surgimento iniciou-se no ano de 1941, com a implantação e exploração da rede de esgoto, uma iniciativa do governo transmitida para a empresa A.B Pimentel. A partir daí, surgiu a empresa “Melhoramento de Goiás”. No ano de 1949, o governo assumiu a responsabilidade direta pelos serviços sanitários de água e esgoto do estado, pelo Departamento de Viação e Obras Públicas (DVOP). No ano seguinte, foi criada a Divisão de água e Esgoto de Goiânia (DEA) e o DVOP foi convertido em secretaria.

Em 1960, a DEA foi convertida em Departamento Estadual de Saneamento (DES), e em 1967 foi transformado em órgão de economia mista, configurando oficialmente a criação da Saneago de Goiás. Em 2001, a empresa ganhou o registro de companhia aberta categoria “B” e em 2018 teve seu Estatuto renovado, atendendo às Leis Estatais de nº 13.303/2016. A Figura 1 mostra a linha do tempo com os principais acontecimentos que levaram ao surgimento da Saneago de Goiás como é entendida hoje [3].

Figura 1. Linha do tempo do surgimento da Saneago

Fonte: https://www.saneago.com.br/#/institucional/historia

A Saneago tem como missão prestar serviço de saneamento básico, promovendo qualidade de vida e gerando resultados com sustentabilidade. E como visão, até o ano de 2029, ser referência em prestação de serviço em saneamento ambiental no Brasil. Possui responsabilidade com a natureza e, dentre seus valores, se encontram: comprometimento, ética, agilidade, competência, conformidade, coletividade, sustentabilidade e transparência. [1]

A ETE. Dr Hélio Seixo Britto é destinada ao tratamento de esgoto doméstico coletado pelos esgotos sanitários de Goiânia. Foi inaugurada em 2003, com capacidade de tratamento de 2300 litros de esgoto por segundo. Foi projetada para trabalhar com tratamento primário avançado ou quimicamente assistido, com o objetivo de remover cerca de 50% da matéria orgânica que chega na estação. Porém, com as obras de ampliação que deveriam ter sido finalizadas no ano de 2018, possui intenção de tratar até 90% da matéria orgânica.

A Estação de Tratamento possui um laboratório de análises próprio, onde monitora os parâmetros físico-químicos e microbiológicos da própria estação e presta serviço para outras estações de tratamento do estado.

O laboratório conta com estrutura necessária para realização de análises físico-químicas e microbiológicas, que englobam testes como turbidez, pH, demanda química de oxigênio (DQO), demanda bioquímica de oxigênio (DBO), sólidos totais, oxigênio dissolvido, alcalinidade, condutividade, temperatura, clorofila, coliformes fecais e E. Coli, etc.

As amostras são coletadas na montante, região do rio anterior ao descarte do material tratado; no afluente, material que chega nas estações de tratamento, no efluente, material tratado pela estação; na jusante, região do rio após o descarte do esgoto tratado e das lagoas utilizadas no tratamento. O laboratório é responsável pelas análises de amostras de todas as estações de tratamento do estado de Goiás, seguindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com