TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Da Gasolina: Uma Sequência Didática Sobre A Adulteração Da Gasolina

Por:   •  15/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.335 Palavras (10 Páginas)  •  61 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CAMPUS SERRA DA CAPIVARA

COLEGIADO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA-CLIQ

DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS EDUCACIONAIS

DOCENTE: ANDREIA MELO DE ANDRADE

A QUÍMICA DA GASOLINA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A ADULTERAÇÃO DA GASOLINA

Domeciano Pereira da Silva Júnior

Sabrina da Conceição Sousa

SÃO RAIMUNDO NONATO-PI

2021

[pic 2]

CAMPUS SERRA DA CAPIVARA

COLEGIADO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA-CLIQ

DISCIPLINA: DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS EDUCACIONAIS

DOCENTE: ANDREIA MELO DE ANDRADE

A QUÍMICA DA GASOLINA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A ADULTERAÇÃO DA GASOLINA

Projeto educacional apresentado na disciplina de desenvolvimento de projetos educacionais, orientando pela Profº. Me. Andreia de Melo Andrade, para fins avaliativos no componente curricular.

SÃO RAIMUNDO NONATO-PI

2021

A QUÍMICA DA GASOLINA: UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA SOBRE A ADULTERAÇÃO DA GASOLINA

OBJETIVOS

Objetivo geral:

Realizar uma problematização do ensino de química a partir de uma sequência didática em torno da química da gasolina, por meio de ferramentas didáticas para que haja compreensão e conscientização sobre a importância deste combustível que está presente na sociedade.

Objetivos específicos:

  • Trabalhar com os discentes, o conceito de separação de misturas e polaridade, buscando resgatar os conhecimentos prévios dos alunos.
  • Promover uma contextualização na abordagem dos conteúdos programáticos do livro de química para que o discente perceba que esta ciência está presente em seu cotidiano.
  • Verificar através de questionário, mapa mental e um caça-palavras, o que foi entendido sobre o tema, o que eles sabem sobre a produção da gasolina e os seus benefícios e malefícios para a sociedade.
  • Buscar a conscientização dos alunos sobre adulteração do combustível, e como perceber os problemas que pode levar ao mal funcionamento dos automóveis.

PÚBLICO-ALVO

O público-alvo é do 1º ano do ensino médio de uma escola pública estadual, do município de São Raimundo Nonato-PI

JUSTIFICATIVA

Por processos de urbanização a sociedade utiliza transportes como motos e carros para se locomoverem por diversos lugares, então é importante manter seu veiculo em bom estado, evitando transtornos. Portanto, esse projeto visa esclarecer para as pessoas que a adulteração da gasolina pode ser um fator presencial neste contexto, além de tudo poderemos envolver a Química de forma contextualizada com o tema.


METODOLOGIA

A metodologia utilizada foi a de problematização e argumentativa baseadas em pesquisadores como Paulo freire e esquema de argumento de Toulmin. O projeto será desenvolvido de forma presencial, que terá 6 etapas distribuídas em dois meses sendo dois encontros na semana. E cada aula terá duração de 50 min, tendo em foco os conteúdos de Separação de misturas (destilação fracionada) e polaridade. O detalhamento das atividades estar distribuído no quadro a seguir. 

ETAPAS DO PROJETO

ATIVIDADES

Etapa 1

Apresentar o projeto e levantar os conhecimentos prévios dos alunos.

Etapa 2

Realizar um diagnóstico para sanar as dificuldades dos alunos a partir de uma situação problema

Etapa 3

Leitura de texto cientifico, vídeos didáticos sobre refino da gasolina. E a construção de um mapa mental. No segundo encontro será passado dois vídeos didáticos para que eles possam responder um caça-palavras e responder questionário sobre o decorrer das aulas.

Etapa 4

Trabalhar o conteúdo programático do livro, indagando sobre a química da gasolina. Buscando sempre a participação do aluno.

Etapa 5

Debate semiestruturado sobre analise de gráfico e blogs de notícias. Desenvolver uma roda de conversa em forma de debate onde terá dois lados um será os consumidores e outro donos de postos de gasolina.

Etapa 6

Aula de conscientização sobre o uso da gasolina e demostrar um experimento de como descobrir se a gasolina está adulterada ou não. E avaliação final.

MATERIAIS UTILIZADOS:

Os vídeos e as matérias de blogs serão apresentados através de um Datashow e o texto cientifico será dado uma copia para cada dupla.

Vídeo sobre o refino do petróleo: https://youtu.be/kJ9F--LNaw8

Vídeos parte I e II sobre a destilação fracionada do petróleo: I duração de 8 min e 14 segundos e o II duração de 5 min e 51 segundos

Parte I: https://youtu.be/QahPYE8Kddw; Parte II: https://youtu.be/Ko4y8cScvhA 

Jogo de caça-palavras; Livro didático do ensino médio e texto cientifico sobre a gasolina adulterada.

Como fazer o teste da gasolina adulterada: duração 6 min e 20 segundos.

Link: https://youtu.be/wYDUt-zbkr4 

Texto cientifico sobre: analises da influência da gasolina adulterada na autonomia e rotação de um motor quatro tempos. Dos autores RODRIGUES S, G e FERREIRA. R, L.

DESENVOLVIMENTO DA SEQUENCIA

ETAPA 1: Haverá um encontro para discutir o projeto com a coordenação e professor responsável pela turma e os alunos que serão envolvidos.

Na segunda terá o início da aula, que será apresentado a proposta para os alunos e o levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos com as seguintes indagações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (526.1 Kb)   docx (581.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com