TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Química Inorgânica

Por:   •  26/8/2018  •  Resenha  •  344 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Exercícios de Fixação

Qual a finalidade de se efetuar uma filtração e como ela pode ser efetuada?

Descreva as características das reações de precipitação.

Escreva a equação química correspondente à reação observada.

Relacione as vantagens e as desvantagens de cada tipo de filtração.

Quais os tipos de papel de filtro?

Que fatores influem na escolha do papel do filtro, quando se realiza as operações de filtração em laboratório?

Existiu algum motivo especial, para o fato de se ter trabalhado com as duas soluções com a mesma concentração? Calcule a massa de precipitado formado na reação.

Respostas

A finalidade é a separação da parte sólida e da líquida de uma solução. Ela pode ser efetuada de dois modos diferentes,através da ação da gravidade ou por redução da pressão, filtração simples ou a vácuo, respectivamente.

São aquelas caracterizadas pela formação de um acúmulo de material sólido em uma solução, após haver a mistura de 2 substâncias diferentes.

2NaI(aq) + Pb(NO3)2 (aq) PbI2(s) + 2NaNO3(aq)

Filtração comum: vantagem- por ser mais simples, seus instrumentos são de mais fácil acesso e menor custo; desvantagem: é mais lenta e apresenta uma quantidade maior de solvente e impurezas em seu filtro.

Filtração à vácuo: vantagem: rapidez e precisão, uma vez que apresenta um menor número de impurezas e solvente em seu filtro; desvantagem: os instrumentos para o procedimento tem um valor agregado maior, o que dificulta o acesso.

Eles podem ser qualitativos quando tem alta concentração de alfa-celulose de algodão. Ou quantitativos apresentando a composição de 100% de fios de algodão, e de acordo com a velocidade de filtração podem ser: faixa preta, branca, azul.

O tamanho e a natureza do sólido em questão, além da velocidade desejada para a realização do procedimento. Nos laboratórios a escolha mais comum de filtros é a de papel, e são realizadas filtrações quando faz-se necessária a separação entre solvente e soluto de uma solução.

Sim, pois para haver uma comparação precisa é interessante ter em ambas as soluções a mesma quantidade de reagente e solvente. Massa de Pb= 207, massa I= 127. PbI2 = 207 + (2x 127) = 207+254= 461.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com