TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Radioatividade

Por:   •  4/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  717 Palavras (3 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

CENTRO DE CIÊNCIAS QUÍMICAS, FARMACÊUTICAS E DE ALIMENTOS

Plano de Aula

Dados

Professor(a) da escola: Renata Affonso Mano.

Disciplina: Química           Série: 1º ano          Turma: DQT            Turno: Tarde

Duração da aula: 1 aula – 50 min                       Data(s): 05/06/2018

Conteúdo ou Assunto: Radioatividade

Justificativa:

            O ensino de Química, de um modo geral, envolve certos conceitos que, por vezes, não são abordados adequadamente pelos currículos ou, ainda, são evitados pelos professores. Dentre estes, está a radioatividade, cuja dificuldade reside na falta de materiais apropriados (muitas notícias, em meios de comunicação (tv, internet) que normalmente mostram apenas contextos ruins) ou no fato de os docentes não atingirem a atenção de seus alunos, já que estes não veem a finalidade e importância de tal estudo. Desse modo, está aula propõe apresentar de forma contextualizada eventos envolvendo a radioatividade e o conteúdo químico nele presente, com maior efetividade e visando um maior interesse por parte dos alunos.

Objetivos: 

Objetivo Geral

   Compreender como ocorre a radioatividade e quais são as emissões radioativas envolvidas nesse fenômeno, como as partículas e ondas eletromagnéticas (alfa, beta e gama).

Objetivos específicos:

  • Motivar o estudo e a compreensão de fatos históricos da Ciência (Acidente Césio-137);
  • Discutir com o aluno o conceito sobre Radiação e Radioatividade;
  • Relacionar o experimento de Rutherford com as emissões radioativas;
  • Discutir os efeitos/danos biológicos da radiação (poder de penetração);
  • Construir uma concepção sobre Lixo Radioativo;
  • Compreender como ocorre o decaimento radioativo e período de meia-vida.

[pic 2]

 Metodologia

  • Aula expositiva e dialógica.

Organização da sala de aula: Primeiramente, serão feitos levantamentos prévios sobre radiação e radioatividade (anexo 1), posteriormente será mostrado um vídeo do acidente ocorrido na cidade de Goiânia, envolvendo o elemento radioativo césio-137, o intuído do vídeo é para contextualizar o tema da aula (Radioatividade), tentando fazer com que os alunos melhorem seus conhecimentos prévios.

Em um segundo momento, com o auxílio de slides e quadro com canetas, a professora pedirá que em conjunto com os alunos ocorra uma construção do conceito de Radioatividade. Em seguida a professora explicara as características e o que ela envolve (núcleo, prótons e nêutrons) dando enfoque no contexto sobre o experimento do Cientista Rutherford, para poder explicar a emissão das partículas e ondas eletromagnéticas (alfa, beta e gama), além disso será utilizado o software PhET Simulation, para ver se os alunos compreenderam como ocorre cada emissão.

Posteriormente, será analisado o poder de penetração das emissões citadas a cima, bem como o decaimento radioativo de certos elementos radioativos, utilizando como exemplo o decaimento do urânio-238.

Para finalizar a aula, será proposto que a turma se divida em grupos e escolha alguma aplicação e/ou acontecimentos que a Radioatividade possa estar envolvida, dando enfoque para o contexto químico, obrigatoriamente. Onde os alunos deverão realizar uma apresentação aos colegas, utilizando PowerPoint ou reportagens, de no máximo 15 minutos.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (114.8 Kb)   docx (23 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com