TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reciclagem de pneus para aplicação na indústria da construção civil

Por:   •  2/12/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 6

Reciclagem de pneus para aplicação na indústria da construção civil

1Pós-graduando em Engenharia de Materiais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – João Pessoa (PB), Brasil

  1. INTRODUÇÃO

Quando não tratados de forma adequada, os pneus inservíveis se tornam um perigoso passivo ambiental, provocando sérios danos ao meio ambiente, à sociedade e à saúde pública. A produção brasileira de pneus foi iniciada em 1934, quando foi implantado o Plano Geral de Viação Nacional. Segundo o Compromisso Empresarial para a Reciclagem[1], os pneus e câmaras de ar consumiam cerca de 70% da produção nacional de borracha no ano de 1999. No ano de 2007, a indústria brasileira de pneus produziu um total de 61,3 milhões de unidades, avaliadas em R$ 9 bilhões, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística[2]. Sendo que, desse total, 53,8 milhões de unidades foram produzidas pelas 8 empresas associadas à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos, representando assim o montante de 87% da produção total brasileira, segundo a ANIP[3].

A cada dia, pneus sem condições de rodagem são descartados no mundo e depositados em lixões, aterros, rios e terrenos baldios. Tais materiais estão na lista de insumos recicláveis, que podem ser usados em diversas atividades da construção civil, com o objetivo principal de reaproveitá-los a fim de mitigar os impactos ambientais provenientes de sua fabricação.

Os pneus ocupam muito espaço, por ser de difícil compactação e, quando queimados a céu aberto, emitir poluentes do ar. Eles precisam ser armazenados em condições apropriadas para evitar riscos de incêndio e a proliferação de insetos, como os transmissores da dengue (Aedes Aegypti) e da febre amarela urbana, doenças que ainda não foram erradicadas no Brasil, de acordo com o Compromisso Empresarial para Reciclagem[1].

         Além de contribuir para a poluição do ar, devido aos gases tóxicos, como o dióxido de enxofre, a combustão dos pneus polui os solos, pois, para cada pneu queimado, são liberados, em média, 10 litros de óleo, que desce até os lençóis freáticos, contaminando a água do subsolo, por isso, conforme Freitas[4], o pneu inservível é um resíduo que deve ser gerido corretamente até sua disposição final. Segundo Cimino e Baldochi[5], os pneus também reduzem a vida útil dos aterros sanitários, por apresentarem baixa compressibilidade.

Hodiernamente, a maioria dos pneus é feita de 15% de borracha natural (látex), 70% de petróleo (borracha sintética) e 15% de aço e tecidos (tipo lona), que fortalecem sua estrutura, objetivando atribuir-lhe as características necessárias ao seu desempenho e segurança. No que tange à classificação ambiental, trata-se de produto não biodegradável, de acordo com Lund[6].

Estudos realizados pela Agência Ambiental Inglesa[7] mostram que são fabricados cerca de um bilhão de pneus a cada ano em todo o mundo. Segundo essa pesquisa, o ciclo de vida de um pneu está diretamente relacionado com o local onde é produzido, com o processo utilizado para sua fabricação, com o modo como é utilizado e com a forma de descarte do pneu usado. Para a fabricação de um único pneu, grandes quantidades de materiais precisam ser processadas, demandando uma enorme quantia de energia.

Fioriti[8] afirma que em países desenvolvidos como os Estados Unidos, pioneiro em estudos e na aplicação de resíduos de pneus na construção civil, é proibido depositar pneus inteiros em aterros. Há, ainda, estados que permitem a estocagem de pneus sem enterrá-los, regidos por normas rigorosas que regulamentam esses depósitos. Além disso, existem incentivos fiscais federais e estaduais para o desenvolvimento de novas alternativas de uso. No Brasil, apesar de existir legislação específica para esse controle, é escassa a fiscalização da disposição final dos pneus.

De acordo com Bertollo e colaboradores[9], são poucas as cidades que mantêm um controle dos pneus coletados e estocados, a exemplo de Sorocaba e Piracicaba, onde é realizada a utilização do material no controle da erosão.  

Conforme Long[10], existem aplicações em sua forma inteira ou cortados e triturados. Quando inteiros, os pneus podem ser aplicados em obras de contenção, nas margens de rios para evitar desmoronamentos, como recifes artificiais, na construção de quebra-mares, como equipamentos para parques infantis, no controle da erosão, como combustível em fábricas, em fornos de cimento e em usinas termelétricas. Quando cortados e triturados, são submetidos a operações de separação dos diferentes materiais que o compõem. A borracha que se obtém através destes processos terá diversas aplicações, como: em misturas asfálticas, agregado em concretos ou argamassas, em revestimentos de quadras e pistas de esporte, na fabricação de tapetes automotivos, adesivos e mantas.

Diante dos exemplos supra-citados, não se pode negar que a construção civil é a indústria em que os pneus inservíveis podem ser reutilizados eficientemente, tanto inteiros quanto triturados, utilizando as fibras restantes do processo de recauchutagem.

         De acordo com Cincotto[11], as pesquisas internacionais relacionadas ao reaproveitamento de materiais na construção civil tiveram início a partir de 1968, com estudos sobre o desenvolvimento de métodos de recuperação de materiais e energia, voltados para os resíduos de demolição, visando promover o seu uso mais econômico na construção de rodovias. Como um dos principais focos das empresas é a redução de custos, as construtoras estão aliando as novas formas de economizar, preconizadas pelos métodos de qualidade, à reciclagem de resíduos de baixo custo.

A reciclagem de pneus pela indústria da construção civil consolida-se como uma prática importante para a sustentabilidade, seja atenuando o impacto ambiental gerado pelo setor ou reduzindo os custos, segundo John[12].

Em um estudo realizado com pneus triturados e misturados à argamassa, feito por Accetti e Pinheiro[13], os resíduos de borracha atuam como obstáculos ao desenvolvimento de fissuras nas paredes, frequentemente observáveis em construções sem essas preparações. Ao interceptarem as microfissuras que surgem durante o endurecimento da pasta de argamassa, eles impedem sua progressão e evitam o seu aparecimento prematuro. Na mistura endurecida, eles também limitam o comprimento e a abertura das fissuras, como um dos exemplos dos benefícios da utilização dos resíduos de pneus na construção civil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)   pdf (117 Kb)   docx (15.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com