TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PROCESSOS DE RECICLAGEM EM PNEUS NO SEGMENTO DE TRANSPORTES DE CARGAS E DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  23/6/2017  •  Artigo  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  396 Visualizações

Página 1 de 5

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PROCESSOS DE RECICLAGEM EM PNEUS NO SEGMENTO DE TRANSPORTES DE CARGAS E DE RESÍDUOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Natália Mapa Mendes

Graduanda em Engenharia de Produção pela Faculdade  Brasileira - Multivix Vitória

RESUMO

O presente artigo de atualização/divulgação tem como finalidade realizar o estudo e resumo de dois artigos, com o tema voltado para processos de reciclagem e sua metodologia, por alunos da matéria de Ciências do Ambiente. Os artigos estudados se referem a desenvolvimento sustentável e processos de reciclagem em duas grandes áreas que são pneus nos transportes de cargas e de resíduos na construção civil.

ABSTRACT

The purpose of this update/disclosure article is to study and summarize two articles, with the theme focused on recycling processes and their methodology, by students of Environmental Sciences. The articles studied refer to sustainable development and recycling processes in two large areas that are tires in the transport of loads and waste in construction.

Introdução

No formato convencional de produção, os resíduos sempre são gerados seja para bens de consumo duráveis ou não-duráveis. Durante o processo, a produção quase sempre utiliza matérias-primas não-renováveis de origem natural. Esta forma não apresentava problemas até recentemente, devido a abundância de recursos naturais e menor quantidade de pessoas incorporadas à sociedade de consumo.

O crescimento populacional e aumento de pessoas em centros urbanos gera intensa industrialização, busca de novas tecnologias e diversificação do consumo de bens e serviços, os resíduos gerados se transformaram em graves problemas urbanos com um gerenciamento oneroso e complexo considerando-se volume e massa acumulados, especialmente a partir da década de 80. Os problemas se caracterizavam por escassez de área de deposição de resíduos causadas pela ocupação e valorização de área urbanas, altos custos sociais no gerenciamento de resíduos, problemas de saneamento público e contaminação

Uma das formas de solução para os problemas gerados é a reciclagem de resíduos, em que a construção civil tem um grande potencial de utilização dos resíduos, uma vez que ela chega a consumir até 75% de recursos naturais, mas claro, sabe-se que ações isoladas não irão resolver os problemas advindos destes resíduos e nem que a indústria vai tentar fechar seu ciclo produtivo de tal forma que minimize a saída de resíduos e a entrada de matéria-prima não renovável.

Reciclagem de Resíduos na Construção Civil

Os ciclos de reciclagem para a construção tentam aproximar a construção civil do conceito de desenvolvimento sustentável, sendo um processo que leva à mudanças na exploração de recursos, na direção dos investimentos, na orientação do desenvolvimento tecnológico e nas mudanças institucionais, todas visando melhores condições às aspirações e necessidades humanas presentes e futuras.

Percorrer este caminho não implica somente multidisciplinariedade, mas significa  também mudanças culturais, educação ambiental e visão sistêmica. Embora a redução na geração de resíduo seja sempre uma ação necessária, ela é limitada, uma vez que existem impurezas na matéria-prima, envolve custos e patamares de desenvolvimento tecnológico.

A reciclagem na construção civil gera inúmeros benefícios, tais como, redução no consumo de recursos naturais não-renováveis, quando substituídos por resíduos reciclados; redução de áreas necessárias para aterro, pela minimização de volume de resíduos pela reciclagem (necessidade da própria reciclagem dos resíduos de construção e demolição, que representam mais de 50% da massa dos resíduos sólidos urbanos); redução do consumo de energia durante o processo de produção ( Ex.: A indústria do cimento, que usa resíduos de bom poder calorífico para a obtenção de sua matéria-prima (co-incineração) ou utilizando a escória de alto-forno, resíduo com composição semelhante ao cimento; redução da poluição; por exemplo para a indústria de cimento, que reduz a emissão de gás carbônico utilizando escória de alto forno em substituição ao cimento portland.

Reciclagem de Pneus no Segmento de Transportes de Cargas

Já existe uma grande conscientização mundial em relação à recauchutagem de pneus. A técnica de recauchutagem de pneus consiste em adicionar novas camadas de borracha nos pneus velhos, aumentando, desta forma, a vida útil do pneu em 100% e proporcionando uma economia de cerca de 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos..

O objetivo principal da recauchutagem, sem dúvida, é proteger o meio ambiente. A partir dela são desenvolvidas várias técnicas, que reutilizam o material proveniente dos pneus, para confecção de novos produtos, exercendo um papel importante nesse contexto. Exemplo disso são os produtos obtidos com o material que é extraído dos pneus, que podem ser refinados em moinhos até a obtenção de uma manta uniforme para a obtenção de grânulos de borracha. Este material tem várias utilidades: cobrir áreas de lazer e quadras esportivas, fabricar tapetes para automóveis; passadeiras; saltos e solados de sapatos; colas e adesivos; câmaras de ar; rodos domésticos; tiras para indústrias de estofados; buchas para eixos de caminhões e ônibus, entre outros produtos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (102.9 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com