TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Viscosidade e baixa densidade

Por:   •  3/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 6

B).        Caracterizado por sua viscosidade e baixa densidade, o petróleo é uma mistura de diversos compostos orgânicos, dentre eles, estão os Hidrocarbonetos. É encontrado principalmente em rochas porosas, devido à pressão e o calor provocar o acúmulo de sedimentos nessas áreas.

Dentre as diversas teorias que existem, relativas à sua formação, a que mais se destaca é a de que sua origem é vinda de restos de animais, plâncton, plantas, vegetais e distintos seres em um período de milhões de anos.

Outra hipótese que existe também é a de que o petróleo tem a sua origem das partículas inorgânicas que foram se agregando a partir do processo de deposição do carbono, formado juntamente com o nosso planeta. É devido a esse longo ciclo de formação que o petróleo é considerado uma fonte de energia não renovável e é dele que podemos extrair a gasolina automotiva, o combustível de aviação, óleos diversos (usados para lubrificação de diversos objetos), GLP, produtos asfálticos, querosene de iluminação, e diversos outros.

O petróleo já foi responsável por inúmeros conflitos como o Primeira Guerra do Golfo, a Guerra Irã-Iraque, a luta pela independência da Chechênia e a invasão estadunidense no Iraque, em 2003; isso devido ao seu extremo valor de comércio e o fato também de ser a principal matéria prima utilizada atualmente, obtendo-se gigantesco rendimento de energia e lucro aos mercados.

- Origem do Petróleo. Disponível em <https://www.vestibulandoweb.com.br/quimica/teoria/origem-petroleo.asp>. Acesso em 09 de abril de 2018.

- O que é Petróleo? Disponível em . Acesso em 09 de abril de 2018.

- Petróleo; Brasil Escola. Disponível em . Acesso em 09 de abril de 2018.

-Petróleo e Derivados. Disponível em

<http://www.grupovision.com.br/petroleo-e-derivados/>. Acesso em 09 de abril de 2018.

F)         O Impacto Ambiental é qualquer desordem das características físicas, químicas ou biológica, podendo ser causada por qualquer atividade humana, afetando diretamente ou não, o bem-estar e segurança da população, atividades de cunho sociais e econômicas, ou o equilíbrio e qualidade do meio ambiente.

O uso do petróleo acarreta riscos para o ecossistema terrestre, uma vez que toda a sua produção gera impactos na atmosfera, com a emissão de gases poluentes e gases responsáveis pelo efeito estufa. Durante sua combustão, também temos a liberação de diversos gases poluentes, dentre eles, podemos ressaltar o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4), que afetam diretamente e constantemente as camadas responsáveis pelo efeito estufa, devido sua liberação ocorrer em diversas atividades industriais e agropecuárias.

Entretanto, os piores danos acontecem durante o transporte do combustível, que entra em contato com a água do mar, causado por vazamentos em grande escala de oleodutos e navios petroleiros, acarretando na morte de grande parte do ecossistema da área em questão.

Começando por atacar os plânctons na água, desequilibrando a cadeia alimentar, envenenando peixes; impedindo a passagem de luz, matando as algas que são responsáveis pela produção de Oxigênio, e deixando a água mais ácida devido à concentração de Dióxido de Carbono. Além de muitas vezes, impregnar nos tecidos dos mamíferos, aves e peixes, originando distúrbios reprodutivos e cerebrais.

O primeiro relato que temos relativo à necessidade de preocupação com a natureza e a extração de seus recursos foi na Conferência de Estocolmo (1972), porém não foi decidida nenhuma ação de devia ser tomada por todos os países. Vinte anos depois, os líderes de cada país se reunirão novamente na chamada Eco 92 ou Rio-92, que definiu que os países deveriam promover um desenvolvimento sustentável, isto é, deveriam explorar recursos naturais sem prejudicar as gerações futuras.

Juntamente com esse desenvolvimento, foi criada a Agenda 21, que dizia que um país não poderia se considerar desenvolvido enquanto sua população passava fome e era miserável, portanto, essa Agenda 21 ditava o plano de ação a ser adotado em escala global. Pouco tempo antes, foi promovido um protocolo em que os países se comprometiam a eliminar o uso dos CFC’s (Clorofluorcarbonetos) devido sua interação com as camadas atmosféricas.

Dez anos depois, em 2002 na chamada Rio+20, realizada na África do Sul, houve outra conferência para realizar uma avaliação do que já havia sido cumprida da Agenda 21 e reafirmar os compromissos selados, porém muitos países desenvolvidos se tornaram resistentes em participar de metas mais ambiciosas para a redução da emissão de gases poluentes. Isso porque tal redução pode comprometer a atividade de indústrias e a economia.

Em 2005, iniciou-se a aplicação dos chamados créditos de carbono (Protocolo de Kyoto) que padronizou a redução de 5% na emissão de gases poluentes para todos os países, os que não conseguissem cumprir a meta, poderia comprar esses 5% de outro país que produziu bem menos, fazendo assim, com que os países se ajudassem.

A última conferência realizada foi a de 2012, chamada Rio+20 que teve como objetivo, fortalecer e assegurar o desenvolvimento sustentável entre países desenvolvidos.

- Danos causados por vazamentos nos oceanos. Disponível em <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/danos-causados-por-vazamentos-petroleo-nos-oceanos.htm>. Acesso em 09 de abril de 2018.

- Petróleo. Extração do petróleo Disponível em <http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/petroleo-2.htm>. Acesso em 09 de abril de 2018.

- Meio Ambiente- Impactos Ambientais. Disponível em <http://antaq.gov.br/Portal/MeioAmbiente_ImpactosAmbientais.asp>. Acesso em 09 de abril de 2018.

- O petróleo e a agressão ao meio ambiente. Disponível em <http://www.comciencia.br/dossies-1-72/reportagens/petroleo/pet09.shtml>. Acesso em 09 de abril de 2018.


G)        O carvão mineral é uma rocha sedimentar, isso quer dizer que se originou a partir de deposição de restos orgânicos, composto principalmente de carbono (maior parte), oxigênio, hidrogênio, enxofre e cinzas.

        É extremamente indispensável devido a sua utilização em siderúrgicas, na fabricação de explosivos, inseticidas, plásticos, na indústria química, medicamentos, produção de energia elétrica em termo elétricas, entretanto, sua utilização para gerar energia é responsável pelo lançamento de monóxido de carbono (CO),  dióxido de carbono (CO2), o dióxido de enxofre (SO2) que por sua vez ,sofre oxidação na atmosfera e forma o tri óxido de enxofre (SO3) que ao se ligar à água da chuva, formará o ácido sulfúrico (H2SO4), dando origem à chuva ácida;  metano (CH4), e diversos outros. Gerar energia elétrica através de uma usina termelétrica é divido em três etapas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (98.2 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com