TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Volumetria de Precipitação

Por:   •  8/11/2017  •  Ensaio  •  1.020 Palavras (5 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 5
  1. Introdução

A volumetria de precipitação é um método volumétrico que se baseia na formação de um composto que se caracteriza por ser pouco solúvel. Estas titulações são utilizadas principalmente para análises de haletos e alguns íons metálicos.Para que um reação de precipitação possa ser usada é necessário que ela se processe em tempo relativamente curto e que o composto formado seja suficientemente insolúvel [1].

O titulante mais importante utilizado é o AgNO3 e por isso o método é então chamado de argentimetria ou métodos argentimétricos.Neste caso a curva de titulação é construída relacionando o valor de pAg ou pCl em função do volume gasto de titulante [1].

Alguns fatores podem afetar as curvas de titulação, o perfil das curvas sofre alteração significativa em função das concentrações de reagentes, o que pode afetar a identificação do ponto final da reação (figura 1) .A solubilidade do precipitado é outro fator importante, onde se observa que a variação de pAg em torno do ponto de equivalência é tanto maior quanto menor a solubilidade (figura 2) [1].

Figura 1

[pic 1]

BACCAN, N.; Andrade, J.C.; Godinho, O.E.S.; Barone, J.S. “Química Analítica Quantitativa Elementar” 3ª ed., Editora Edgar Blucher, São Paulo, 2001.

  1. Titulação do NaCl 0,100 M com AgNO3 0,100 M
  2. Titulação de NaCl 1x10-3  com AgNO3 1x10-3

Figura 2

[pic 2]

BACCAN, N.; Andrade, J.C.; Godinho, O.E.S.; Barone, J.S. “Química Analítica Quantitativa Elementar” 3ª ed., Editora Edgar Blucher, São Paulo, 2001.

  1. Titulação de NaI 0,100 M com AgNO3 0,100 M
  2. Titulação de NaCl 0,100 M com AgNO3 0,100 M
  3. Titulção do NaBrO3 0,100 com AgNO3 0,100 M

   

A detecção do ponto final da titulação pode ser feita  utilizando alguns métodos argentimétricos tais como:

Metódo de mohr : Neste método utiliza-se K2CrO4  como indicador, e observa-se a formação de Ag2CrO4 um precipitado de cor vermelha. A titulação deve ser realizada em pH entre 6,5 e 9 para garantir que o íon cromato permaneça com a base conjugada. Pois com pH ácido haverá o deslocamento do equilíbrio no sentido de formação do ácido crômico e assim será gasto um maior volume de titulante aumentando o erro da titulação [2] .

Método de Volhard :  Neste método utiliza-se excesso de prata, o qual será titulado com SCN-, tendo o Fe+3 atuando como indicador, pois forma o complexo [FeSCN]2+ depois da prata ter precipitado [2] .

Método de  Fajans : Ocorre a adsorção de um indicador colorido no precipitado no ponto final [2].

O método Volhard é um método argentimétrico indireto aplicável a determinação dos íons cloreto, brometo e iodeto, no qual os íons prata são titulados com uma solução padrão de tiocianato, e o íon férrico serve como indicador, tornando a solução vermelha com um leve excesso de tiocianato.

  [pic 3][pic 4]

 [pic 5][pic 6]

É necessário que a titulação seja realizada em solução ácida para que não ocorra a precipitação dos íons ferro (III) como hidróxido.  O íon férrico é um indicador extremamente sensível para o íon SCN-, cálculos mostram que a concentração do indicador não é crítica na titulação de Volhard, pois o erro de titulação é de uma parte em mil, se a concentração dos íons ferro (III) estiver entre 0,002 mol. L-1 e 1,6 mol. L-1 [1]. Na prática, as concentrações maiores que 0,2 mol. L-1 devem ser evitadas porque os íons Fe (III) tornam a coloração da solução amarelada, o que mascara a mudança de cor do indicador e dificulta a detecção do complexo [1].

Na aplicação indireta dos íons haletos, um excesso de solução padrão de nitrato de prata é adicionado a uma amostra, na qual o excesso de prata é determinado por retrotitulação com uma solução padrão de tiocianato. Uma vantagem do método de Volhard é que o meio fortemente ácido necessário para o procedimento, faz com que os íons como carbonato, oxalato e arseniato não causem interferência mesmo formando sais de prata. [1].

2.Metodologia

  1. Preparação e padronização da solução de KSCN 0,1 mol L-1 

Após os cálculos, determinou-se que massa de KSCN a ser tomada para padronizar 250,00 mL de uma solução 0,1 mol L-1 . Com o auxílio de uma pipeta volumétrica transferiu-se 10,00 mL da solução padrão de AgNO3 0,1 mol L-1 para um erlenmeyer e adicionou-se 20 gotas (1,00 mL) de solução saturada de sulfato férrico amoniacal, como indicador, em seguida adicionou-se 5,00 mL de HNO3 6 mol L-1. Posteriormente começou a titulação com a solução de tiocianato até que aparecesse a primeira coloração avermelhada (ocorre cerca de 1% antes do ponto de equivalência), continuou-se a titulação com constante agitação até o aparecimento de uma coloração marrom-avermelhada, que persistisse mesmo sob forte agitação.  Repetiu-se o procedimento duas vezes e com os dados calculou-se a concentração (mol L-1 e g L-1) do tiocianato de potássio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (236.4 Kb)   docx (25.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com