TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diferença entre silvicultura, meio ambiente e química?

Tese: A diferença entre silvicultura, meio ambiente e química?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Tese  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 2

Diferença entre Engenharia Florestal,Ambiental e química?

Qual é a diferença entre a Engenharia Florestal, Ambiental e química? Na teoria e na prática, existe diferença? Quais?

Ambas as engenharias estão envolvidas com questões ligadas à preservação dos recursos naturais e das condições ambientais.

O engenheiro florestal dedica-se à exploração sustentável (racional, controlando os impactos sobre o ecossistema) dos recursos provenientes das florestas como madeira, óleos e resinas. Pode trabalhar em projetos de reflorestamento, fiscalizar empresas que exploram recursos florestais, desenvolver processo de aproveitamento e beneficiamento de produtos advindos das áreas de matas.

O engenheiro ambiental tem como eixo de atuação o tratamento e controle dos resíduos que a atividade humana deposita na natureza, como em sistemas de água e esgoto, resíduos químicos e gasosos industriais, recuperação de solos poluídos e de áreas degradadas.

É preciso levar em consideração que estas profissões têm caráter bastante tecnológico, exigindo conhecimentos extensos de disciplinas ligadas à química, à física e a cálculos e modelos matemáticos.

A Engenharia Ambiental "surgiu" da Engenharia Química. Isso não quer dizer que ela seja apenas uma área de especialização da Engenharia Química, mas sim que, em determinado momento histórico (há cerca de 15 ou 20 anos), novas demandas sociais promoveram uma formação específica ligada ao planejamento, aproveitamento e cuidado referentes ao meio ambiente que exigiam conhecimentos próximos à Engenharia Química.

“Engenharia Química é a área/profissão que dedica-se à concepção, desenvolvimento, dimensionamento, melhoramento e aplicação dos Processos e dos seus Produtos. Neste âmbito inclui-se a análise econômica, dimensionamento, construção, operação, controle e gestão das Unidades Industriais que concretizam esses Processos, assim como a investigação e formação nesses domínios”.

http://guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-vocacional/consulte-orientador/qual-diferenca-engenharia-florestal-ambiental-693321.shtml

http://pt.wikipedia.org/wiki/Engenharia_quimica

http://guiadoestudante.abril.com.br/orientacao-vocacional/consulte-orientador/qual-campo-tem-mais-oportunidades-quimica-ou-engenharia-ambiental-683124.shtml

...

Baixar como  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »