TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história da química e seus fatos marcantes

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  13.191 Palavras (53 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 53

ESCOLA LITERATO

Relatório de química

A história da química e seus fatos marcantes

Vitória nunes magalhães

23/11/2016

Aqui mostrarei básica mente a historia da química dividida em  8 tópicos. A historia geral, ácidos e bases, indicadores ácidos-base, fogo e sua descoberta, tensão superficial, formação de elementos e nêutrons, fulereno, e falarei sobre a Maria curie.


Historia Da Química:

O princípio da química começa, segundo antropólogos, com o princípio do homem na Terra. A descoberta do fogo teve uma grande importância. Desta maneira, o homem já conseguia cozinhar seus alimentos e obtinha uma fonte de luz para aquecer e se proteger dos animais selvagens. A cozinha foi então o primeiro laboratório de química, já que nela eram conservados os alimentos através do cozimento. Foi na cozinha que os chineses descobriram a pólvora negra, durante o século X, na Dinastia Han. A descoberta foi feita por acidente, já que os alquimistas da época tentavam encontrar o elixir da longa vida.

Linha do tempo da química:

Inicio: Procurei elencar na ordem cronológica os principais fatos e acontecimentos pioneiros que contribuíram ao desenvolvimento da Química e da Atividade Química em nosso planeta, e os personagens envolvidos nesses fatos, desde os primórdios até 1.956, ano em que foram criados os Conselhos de Química.

Pré-história:

PERÍODO NEOLÍTICO

Nesse período foram descobertos os metais na seguinte ordem cronológica:

O fogo foi a 1ª ocorrência da natureza em que o homem pré-histórico teve contato com a reação química. No período Paleolítico (idade da pedra), que chegou até o ano 10.000 aC, para fabricar suas armas e utensílios, os homens utilizavam ossos, madeira, marfim , pedra e provavelmente também pedras de carvão mineral que afloravam no solo. Foram encontradas inscrições em pedra feitas pelos homens pré-históricos com vestígios de utilização de cores (pigmentos). No Brasil foram encontradas inscrições em cavernas no Piauí, que datam de 17.000 anos atrás.

  • 10 A 3 mil aC.

Período neolítico.

 Nesse período foram descobertos os metais na seguinte ordem cronológica:

  • 5000 aC Ouro
  • 4000 aC Prata, Cobre, Estanho, Enxofre e Ferro.
  • 3800 aC - Chumbo.
  • 3600 aC Bronze.
  • 3000 aC Antimônio.
  • Também existem evidências do uso de várias produtos como:
  • Cerâmica ( desde 7000 aC)
  • Tecido de linho (desde 6000 aC)
  • Petróleo (desde 4000 aC)
  • Enxofre (usado desde 4000 aC em cerimônias religiosas)
  • E ainda, cal, cimento, couro, açúcar e sal.

  • 2500 aC.

VIDRO

 

Os objetos de vidro mais antigos foram encontrados em túmulos egípcios, datando de 2500 aC, o que demonstra que esse povo já conhecia seu método de obtenção e também por ser o sub-solo desse país rico em minerais utilizados como matéria-prima para obtenção desse produto, quartzo (sílica) e carbonato de sódio natural (Trona).

  • 1800 aC

FERMENTAÇÃO PÃO CERVEJA E VINHO

Com o advento da Agricultura o processo fermentativo natural passou a ser percebido pelo homem, que passou a utilizá-lo moendo cereais e misturando com água, obtendo após secagem uma massa consistente. Assim surgiu o pão.

Da mesma forma, sucos de fruta ou suspensões de cereais que fermentavam deram origem a bebidas alcoólicas, como o vinho e a cerveja.

Essas bebidas fermentadas datam de 7000 aC a 5500 aC, conforme provas arqueológicas encontradas na Suméria (parte sul da Mesopotâmia). Contudo, foram os egípcios, que por volta de 1800 aC , perceberam que o tempo tinha influência no processo fermentativo e que este podia ser controlado.

  • 1250 aC

MERCÚRIO

A descoberta desse metal ocorreu na Grécia Antiga entre os anos 1500 e 1000 aC. O nome deriva do Latim, hydrargyrum (que significa prata líquida).

  • 1200 aC

FERRO-CARBONO

Os Hititas (povo do sul do Cáucaso), ao  extrair o ferro de determinado minério, por aquecimento com carvão vegetal, verificaram que após a fusão e posterior resfriamento desse metal, obtinha-se um produto bem mais resistente. Isso ocorre porque o ferro-fundido em contato com o carvão, absorve parte do carbono formando uma liga de ferro-carbono.

  • 1200 aC

1ª FÁBRICA DE CORANTES NATURAIS QUE NÃO DESCORAVAM

Desde 3000 aC os corantes naturais foram utilizados pelos povos antigos para tingir tecidos brancos ou amarelados. Em 1200 aC na cidade de Tiro (Fenícia) foi instalada fábrica de corante extraído de um caracol do Mediterrâneo Oriental, que não desbotava sob ação do sol e nem sob ação da água como aqueles até então utilizados. Este produzia uma tinta vermelho-púrpura brilhante. Essa indústria floresceu na Fenícia e proporcionou a esse povo condições econômicas para dominar o comércio no Mediterrâneo.

  • 490 aC

EMPÉDOCLES

CONSTITUIÇÃO DA MATÉRIA SEGUNDO OS FILÓSOFOS GREGOS

Empédocles sintetizou o pensamento de vários filósofos gregos como Thales de Mileto e outros e estabeleceu como constituintes da matéria 4 elementos: água, ar, terra e fogo.

  • 440 aC

ÁTOMO

A primeira menção de que a matéria é composta de partículas tão minúsculas que nada menor pode ser imaginado, foi do filósofo grego Leúcipo, antecipando o conceito de átomo. Depois, Demócrito seu aluno postulou que cada átomo é um universo fechado, completo.

  • 324 a 322 aC

TEORIA ARISTOTÉLICA

Aristóteles, filósofo grego, enunciou a sua teoria considerando a existência de um elemento celeste primordial, que denominou "éter", constituído por 4 elementos fundamentais, os mesmos enunciados por Empédocles: água, ar terra e fogo, porém considerando 4 qualidades opostas ou contrárias: úmido, seco, quente e frio, que agrupadas duas a duas produzem os citados elementos.

  • 50

FARMACOLOGIA

Médico grego, estudou a vida das plantas nas regiões do Mediterrâneo e em seu livro "De Matéria Médica" descreveu aproximadamente 600 plantas e 1.000 drogas, tendo se constituído no 1º trabalho de farmacologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (91 Kb)   pdf (513.1 Kb)   docx (648.5 Kb)  
Continuar por mais 52 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com