TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância das Atividades Experimentais, Segundo os Professores de Química em Atuação.

Por:   •  3/9/2016  •  Artigo  •  938 Palavras (4 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 4

        A importância das Atividades Experimentais, segundo os professores de Química em atuação. 

No curso de química há sempre o destaque das atividades experimentais vinculada ao ensino. No entanto, observamos a ausência ou inexistência dessas aulas ao ensino médio. Os fatores são diversos sendo desde a falta de carga horaria e estrutura da escola até a falta de profissionais na preparação de aulas práticas

Em uma entrevista ao professor de química Rodrigo Alexandre (o qual permitiu seu nome ser publicado) em atuação na escola estadual Osvaldo Cruz em Cruzeiro, São Paulo, analisaremos sua manifestação sobre as atividades experimentais.

As contribuições do ensino experimental na construção do aprendizado do aluno

Na sua manifestação sobre a construção do aprendizado do aluno com as atividades práticas o professor Rodrigo Alexandre afirmou:

O Ensino através de experimentos desenvolve o conhecimento procedimental, onde o aluno passa a conhecer não apenas conceitos, mas todo o desenvolvimento de um fenômeno. Dessa forma, o ensino experimental da maior significação aquilo que o aluno estuda e consequentemente favorece o seu aprendizado.
No Ensino experimental o aluno desenvolve atenção e procedimentos na organização de sua aprendizagem

Em sua afirmação analisamos a opinião do professor relacionada segundo a frase de Freire, “para compreender a teoria é preciso experienciá-la.”

No entanto, as práticas não vem conseguindo atingir o seu objetivo no qual seria em que o aluno além de manipular objetos, ampliasse suas ideias assim desenvolvendo o conhecimento científico.

Assim o conhecimento dos procedimentos para o planejamento de aulas experimentais, e também o conceito que se tem dessas aulas, podem ser consideradas como aspectos fundamentais nas atividades práticas.

Sobre a necessidade da preparação de ministrar aulas praticas

Como visto anteriormente a necessidade de conhecimentos e procedimentos para o planejamento das atividades praticas é incontestado. Em continuação a entrevista perguntamos para o professor sobre sua opinião na necessidade dessa preparação:

O Ensino Superior deve também fazer ajustes quanto a formação acadêmica e a realidade do processo educacional no país. Assim, deve se considerar na formação profissional do graduando como desenvolver aulas práticas, como organizar feira de ciências, como associar conteúdos teóricos e práticos, e principalmente associar as práticas experimentais valores, competências e habilidades evitando assim uma reprodução de um experimento apenas mecanicamente.
Infelizmente a prática hoje ainda é desenvolvida por muitos profissionais como uma proposta sem significado apenas para reproduzir mecanicamente procedimentos.

Em sua afirmação o professor concorda em que deve-se existir uma certa preparação para a ministração de aulas praticas e que apenas as habilidades específicas para lidar com os equipamentos laboratoriais não são o bastante. Assim o professor também defende que a movimentação de objetos não necessariamente significa a “movimentação de ideias”, e no problema da reprodução do experimento ser passada apenas mecanicamente, utilizando uma série de passos consecutivos em que o aluno não se desenvolve o seu conhecimento.

Os desafios enfrentados nas aulas práticas

Na sua manifestação, o professor Rodrigo afirmou em tópicos o que muitos professores em atuação defendem dos obstáculos enfrentados na aplicação desse tipo de atividade

 Dentre os desafios da aula prática estão: a) Espaço, tempo e material na escola.
b) Desenvolver no aluno o principal objetivo da aula experimental (ou seja, não se trata de uma aula de lazer) pois ela envolve conhecimento científico.
c) Associar a aula teórica a aula prática para que se tenha significação.

Mesmo que seja reconhecida a existência de fatores limitantes em consequência da má infraestrutura em ambiente escolar, a inovação de propor atividades práticas interessantes e desafiadoras adaptada em certos ambientes deve constar para preparação do profissional na manipulação das atividades práticas

No segundo tópico o professor defende a necessidade de manter o controle no ambiente da prática colocando em que o aluno deve sair da aula experimental atingindo o objetivo que ela oferece.

Mas primeiro devemos destacar o segundo tópico em duas perguntas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com