TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividades Experimentais Dentro de Um Novo Contexto

Por:   •  30/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  773 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

As atividades experimentais dentro de um novo contexto

No texto aborda 7 tópicos referentes a sugestões de atividades experimentais que tem o intuito de ensinar e aprender vários processos que não contém somente o experimento/teoria e sim uma contextualização e interdisciplinaridade para o desenvolvimento das atividades.

1)Atividades demonstrativas-investigativa

As atividades demonstrativas-investigativas podem propiciar maior desenvolvimento por se tratar de um processo de ensino e aprendizagem em que os alunos são desafiados a desenvolver habilidades cognitivas. Dessa forma, o aluno é incentivado a ir em busca e construir conhecimento.

Os experimentos do tipo demonstrativo, são utilizados como meio de ilustrar e tornar menos abstratos os conceitos/fenômenos/teorias em que estão sendo estudados e, possuem uma forte contribuição como meio de despertar o interesse e a motivação para a participação dos alunos em aula.

Uma recomendação é que as atividades experimentais sejam conduzidas na perspectiva de experiência aberta, ou seja, aquelas em que fenômenos são observados e os alunos conseguem, sob orientação, relaciona-los com uma teoria, não havendo necessidade de se alcançar resultados quantitativos próximo de valores tabelado. Outra característica que deve ser considerada são demonstração por experiências que não geram resíduos, em razão do conteúdo abordado, que os resíduos produzidos posso ser reaproveitado ou descartado na rede de esgoto o lixo comum atendendo a legislação vigente.

Uma forma de conduzir uma experiência demonstrativo-investiga ativa, que possa alcançar resultados mais efetivos no processo de ensino-aprendizagem, deve envolver as seguintes etapas:

Na etapa 1 Deve haver a formulação de uma pergunta que dispersa a curiosidade e o interesse nos alunos nessa sequência de ensino.

Na etapa 2 E a observação sobre orientação do professor, em que os alunos observa e descreve as mudanças relacionadas ao experimento. Na etapa três após essa observação, o professor solicita que ele formula hipóteses sobre o fenômeno observado. Que é nesse momento em que o professor identificar se a conhecimento prévio dos estudantes, com isso o professor pode introduzir o conteúdo teórico para auxiliar melhor nessas ideias.

Na etapa 4, somente depois das dúvidas dos alunos sobre os fenômenos observados, é que se recomenda uma introdução sobre o que foi explicado, empregando sempre a linguagem científica.

Na etapa 5 consiste em responder a pergunta que foi formulada no início, utilizando sempre o conceito da aula.

Na etapa 6 é onde discutir as implicações do fenômeno, utilizando a sociedade. Nessa parte pode envolver tanto social como cultural na aula.

E na última etapa, cabe ao professor chamar atenção dos alunos diante desses resíduos, com intuito de promover um debate sobre o tratamento adequado e minimizando os impactos ambientais. Cabe destacar também, que o mais importante durante experimento e a discussão conduzida pelo professor, para aumentar sempre o conhecimento dos alunos.

Na perspectiva de avaliar aprendizagem, uma possibilidade seria solicitar aos alunos que analisa situações análogas de sua vivência e que podem ser explicados utilizando os conceitos discutidos durante atividade demonstrativa-investigativa.

Uma forma de avaliação dessa atividade seria, por exemplo, solicitar aos alunos que explicar assim o funcionamento das perdas comerciais, utilizando os conceitos básicos apreendidos na construção e operação da pilha de batata. Isso porque qualquer pilha pode ser explicada pelos mesmos princípios, a saber, reações de Oxidação e redução, sendo uma substância oxidada enquanto outra é reduzida e a corrente elétrica produzida, podendo ser utilizada para fazer funcionar o aparelho. Além disso, proporciona condições seguras de realização impacto ambiental insignificante, posto que gera como resido apenas a batata, que podem ser depositados nos com. Além disso essa atividade faz com que os alunos investigar mais sobre os fenômenos observados durante a aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com