TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Coca Cola

Trabalho Escolar: Coca Cola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  2.602 Palavras (11 Páginas)  •  2.681 Visualizações

Página 1 de 11

EMBASAMENTO ADMINISTRATIVO

1 - Conforme o estudo de caso, informe qual abordagem da teoria da Administração II utilizada e aponte as características que definem a abordagem escolhida. Tome como base a unidade 2 do livro (Unidade 2 – Abordagem neoclássica, APO e estruturalismo) mais os livros das referências bibliográficas.

A marca Coca-Cola conhecida mundialmente é a mais lembrada nos últimos anos em diversos países, como Brasil, por exemplo. Trás sua metodologia empresarial para outras empresas do mesmo nível mundial, ou de pesquisas realizadas por empreendedores que desejam abrir uma organização de porte grande.

Segundo a unidade 2 do livro Teorias da administração II, constam três tipos de abordagem de administração, concluindo pessoalmente, que os três tipos se completam. A Abordagem Neoclássica mostra a reformulação da teoria clássica, um método mais flexível e mais relevante para todos os setores de uma organização, entre os operários e ate os dirigentes.

A Abordagem por Objetivo mostra os objetivos e metas de uma empresa, descreve claramente que gerentes e encarregados tem metas a cumprir, criando um nível mais profundo de contribuição pessoal.

E por fim, com a abordagem de estruturalismo, as empresas cresceram mais, considerando o individuo como um homem organizacional que participa de varias organizações e, para ser bem-sucedido, deve ter algumas características, como: flexibilidade, tolerância ás frustações, capacidade de adiar recompensas e permanentes desejos de realização. É uma junção da Escola Clássica com a escola de Relações Humanas, considerada informal, tornando-se um campo da analise administrativa mais rico, possibilitando uma melhor compreensão das organizações e de seu desempenho.

Contudo, chego à conclusão que no período em que a empresa Coca-Cola foi criada fazia utilização dos três métodos, pela data que foi lançada oficialmente no mercado, em 1886, para a época era o mais moderno e eficaz para a administração. No lançamento de uma nova bebida não alcoolizada no mercado de trabalho, a empresa fez diversas promoções atrativas para consumidores, deste então fazendo uso de marketing para atrair novos consumidores, que por sua vez saíram satisfeitos com o produto. Ate a criação de uma loja em que se vendia o produto da empresa Coca-Cola, havia uma espécie de cupom que auxiliava no consumo do produto. Como houve varias renovações no setor administrativo da empresa com o intuito de melhoria para a organização.

2 – Com base no estudo de caso, qual abordagem moderna da Teoria da Administração II pode ser aplicada? Justifique a resposta. Tome como base unidade 4 do livro (Unidade 4 – Novas Abordagens) e os livros das referencias bibliográficas.

O livro de leitura para apoio trás a descrição de quatro itens importantes para uma administração seja ela privada ou publica.

No caso da Reengenharia, que tem como função de melhoria para a empresa, tem o objetivo de reorganizar a metodologia e prover melhorias para todos que fazem parte da organização. Aplicado, muitas vezes, mudanças radicais, que modificam totalmente o funcionamento de uma organização, mas é importante verificar se todos estão de acordo com essa mudança, pois ela vai mexer com o cotidiano da empresa. Criam-se estratégias em todos os sentidos, sejam para funcionamento operacional, organizacional e ate mesmo comercial, trazendo novos métodos para vendas ou abordagens para os consumidores. É de fato importante para a empresa.

Mas a Reengenharia, não caminha sozinha, para ela funcionar ou ser planejada, é necessário uma base, uma ideia, plano, ou seja, de onde tirar essa ideia, como buscar isso, é ai que se usa o Bechmarking, onde pode se tirar ideias de outras organizações para aplicar em sua empresa, que auxilia no aperfeiçoamento das novas estratégias que se deseja implantar. Não se deve confundir tal método com espionagem que é a pratica de obter informações de caráter secreto, diferente de Bechmarking que é de finalidade para aprendizado, e para identificar o melhor do melhor e alcançar um nível de superioridade ou vantagem competitiva.

A reengenharia junto com o bechmarking é realizada a busca pela qualidade, que é descrito por Crosby sendo a conformidade do produto ás suas especificações. Por Juran é a adequação ao uso, e por Feigenbaum é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário. Chegando a conclusão de que a melhor definição é apropriada, com isso, as empresas estão buscando constantemente conhecer as necessidades do cliente.

Com esses três conceitos juntos, os responsáveis pela organização chegam ao conceito da aprendizagem, onde é a busca pelo conhecimento e competência. Onde por meio de novos modelos de pensamento que se sustentam na liberação da aspiração coletiva. De acordo com Argyris a aprendizagem organizacional pode ser definida como sendo um processo de detecção e correção de erros.

Atualmente esses métodos para uma organização são os mais usados, empresas estão com o intuito de cada vez mais qualificar-se no mercado consumidor, então se cria a corrida por aprimoramentos técnicos para uma gestão eficaz. Como existe muita concorrência no neste mundo, cada vez mais empresas fazem utilização de novas teorias e aplicam dentro da organização, e claro quando há o resultado é implantada definitivamente dentro da empresa.

No caso da empresa em estudo, a Coca-Cola, acredito que há modificações internas constantemente, pois para a busca de aprimoramento é indispensáveis tais itens mencionados acima. No texto mostra alguns trechos de que a empresa para continuar em sua posição no mercado, houve a invenção de novos produtos lançando uma linha de produtos diet no mercado. Neste período mostra uma tática de bechmarking, em que foi realizado a pesquisa em outra empresa que lançava um produto no mercado. Então a Coca-Cola, lançou seu produto. Como havia mencionado, acredito que a atualmente a empresa pratica tais métodos para a melhoria de seus produtos, pois a qualidade não é apenas importante para um único setor, mas sim para toda a organização.

EMBASEAMENTO MATEMÁTICO

3 – vamos supor que um vendedor da Coca-Cola recebe mensalmente em certa região um salário fixo de R$800,00 e uma comissão de 5% do total de vendas que ele fez no mês. Em julho o vendedor Jorge realizou vendas que somaram R$6450,00. Calcule o salario de Jorge referente as suas vendas.

f(x)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com