TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACIDEZ E BASICIDADE

Por:   •  26/5/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.182 Palavras (5 Páginas)  •  639 Visualizações

Página 1 de 5

ACIDEZ E BASICIDADE

I S M VIEIRA

CARUARU, 2016

ÍNDICE

INTRODUÇÃO3

OBJETIVO3

REVISÃO BIBLIOGRAFICA4

PARTE EXPERIMENTAL5

RESULTADOS E DISCUSSÕES6

RESULTADOS E DISCUSSÕES7

CONCLUSÃO8

BIBLIOGRAFIA9

ANEXOS10

ANEXOS11

INTRODUÇÃO

Os ácidos e bases são compostos que estão presentes praticamente em todo nosso dia a dia. Os ácidos são substâncias que em uma solução aquosa, já as bases são substâncias que em uma solução aquosa passam por uma dissociação iônica lançando o ânion. Alguns alimentos têm a característica de serem ácidos, como as frutas cítricas. Já bases entram na rotina como componentes dos produtos de limpeza e de higiene pessoal, as mais frequentemente usadas são os produtos a base de amônia. Estudar esses dois torna possível estabelecer uma escala para aferir o teor de acidez ou basicidade de uma dada substância. Esse instrumento é conhecido como escala de pH, que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma determinada solução, apresentando valores que variam de 0 a 14, sendo que o 7 (neutro). As substâncias com valores compreendidos entre 0 a 6 (ácidos) Já as substâncias que estão entre 8 e 14 (alcalinidade máxima ou simplesmente básicas).

OBJETIVO

Tendo a objetividade de desenvolver o conhecimento sobre a acidez e a basicidade dos diferentes compostos químicos.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Nesse trabalho aprimorou o nosso conhecimento em relação aos ácidos e bases. Primeiramente 7 tubos de ensaio numerados A e 7 tubos de ensaio numerados B e adicionado 10ml respectivos líquidos (HCl, NaOH, NaCl, Cimento (diluído), Vinagre (diluído), Suco de fruta (diluído), refrigerante (diluído)), em seguidas o grupo a foram adicionado 5 gotas de fenolftaleína no grupo A e 5 gotas de azul de bromotimol. Por fim os béckers que estavam os líquidos (HCl, NaOH, NaCl, Cimento (diluído), Vinagre (diluído), Suco de fruta (diluído), refrigerante (diluído)) foram postos no medidor de pH para descrever o sue pH e por meio disso identificar sua função inorgânica.

PARTE EXPERIMENTAL

- Procedimento I: Foi adicionado com a pipeta 10 ml dos líquidos (HCl, NaOH, NaCl, Cimento (diluído), Vinagre (diluído), Suco de fruta (diluído), refrigerante (diluído)) aos tubos de ensaio A e B, em seguida foram adicionado 5 gotas de fenolftaleína no grupo A e 5 gotas de azul de bromotimol e analisar a cor que iria ficar o líquido nos respectivos tubos.

- Procedimento II: Os líquidos que estavam nos béckers (HCl, NaOH, NaCl, Cimento (diluído), Vinagre (diluído), Suco de fruta (diluído), refrigerante (diluído)), foram colocados no medidor de pH ou pHmetro, ao identificar seu pH descrever sua função inorgânica.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

- Procedimento I:

TUBOS SOLUÇÕES COR DO INDICADOR FUNÇÃO INORGÂNICA

FENOLTALEÍNA (A) AZUL DE BROMOTIMOL (B)

1 HCl Incolor Amarelo -

2 NaOH Rosa Azul -

3 NaCL Rosa claro Azul claro -

4 CIMENTO Rosa Azul -

5 VINAGRE Icolor Amarelo -

6 SUCO DE FRUTA Cor de origem Amarelo -

7 REFRIGERANTE Cor de origem Cor de origem -

Observar-se que a cor muda ao ser adicionado as determinadas substancias (fenolteleína e azul de bromaimol) e com as cores da para descrever se são ácidos ou bases. Por exemplo, no fenoltaleína quando incolor é ácido e rosa e rosa claro são bases, já no azul de bromotimol quando está na cor amarela significa que são ácidos, mas, quando azul ou azul claro significa base.

- Procedimento II:

BECKER SOLUÇÕES pH FUNÇÃO INORGÂNICA

PAPEL UNIVERSAL PHMETRO

1 HCl - 2,2 Ácido

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (176.6 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com