TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ACIDEZ E BASICIDADE DO SOLO

Por:   •  18/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.061 Palavras (5 Páginas)  •  358 Visualizações

Página 1 de 5

O texto estudado se refere a acidez e basicidade no solo e todo o processo que pode acontecer. Deve-se considerar que a acidez do solo é a concentração de íons H+ que está presente na solução do solo e um dos indicadores de sua fertilidade. A faixa de pH ideal dos solos para a agricultura é entre 5,5 e 6,5, considerando que nesse nível os nutrientes ficam mais disponíveis para as plantas.

Entretanto o pH ou potencial Hidrogeniônico que é a medida do grau de acidez de uma solução e é definido pelo teor de íons hidrônio (H3O+) livres por unidade de volume. Quanto menor for o valor do pH, mais ácida será a solução, isso porque a escala de pH mostra que o pH negativo da concentração de íons hidrônio na base 10, como mostra na escala de pH abaixo:[pic 1]

            Fonte: https://www.todamateria.com.br

Significando que uma solução com pH igual e outra com pH igual a 2 este tem dez vezes mais íons hidrônio pois a escala de pH varia. A solução será ácida se os valores de pH forem menores que 7,0,  neutra se o pH for igual a 7,0 e básica se o pH for maior do que 7,0. Muitas das vezes caso dos solos, o pH varia entre 3,0 e 9,0.

Portanto para tornar-se um solo básico, seu pH deve ser corrigido dentro do adequado; para o cultivo de certas espécies de plantas usa-se calcário CaCO3, pois o pH está na faixa de 6,0 a 6,2.

É importante citar que pH do solo se refere, na verdade, ao pH de uma solução formada pela mistura de uma amostra do solo com água que é agitada e depois passa por um processo de decantação ou filtração. Assim medindo o pH dessa solução com um peagômetro ou com o auxílio de indicadores ácido-base naturais ou artificiais.

         Vários fatores que podem interferir no pH do solo, tais como sua composição rochas, a região em que está localizado e a concentração de sais, metais, ácidos, bases e substâncias orgânicas que são adicionadas no seu preparo para o plantio. É importante ressaltar para saber se saber se o solo está ácido ou básico porque isso é determinante para o desenvolvimento de algumas plantas como a erva-mate e a mandioca por exemplo que requerem um solo ácido para desenvolver, pois os solos ácidos são aqueles de regiões úmidas, como margens de rios e pântanos com pH maior 6,5, e são conhecidos como argilosos.

O que causa e trás algumas consequências da acidez e basicidade do solo pode se dar naturalmente a pobreza em cálcio, magnésio, potássio e sódio, que são as bases trocáveis do solo, como intensidade dos processos de intemperização resultando em níveis elevados de hidrogênio e alumínio no complexo de troca do solo.

 E para aumentar a acidez do solo, tornando ele mais ácidos o que é feito? Há, muitos utilizam a adição de folhas, cascas de árvores, folhas de coníferas, turfa, musgo, pó de serra, compostos vegetais.

 O Hidrogênio tem dois tipos de cargas negativas, permanente e dependente de pH, assim sua influência sobre a acidez do solo e na associação do hidrogênio, do alumínio. Pois as cargas permanentes resultam da substituição isomórfica aquela em que um elemento químico é substituído por outro de tamanho semelhante, como nas argilas, de cátions de maior valência por outros de menor valência, pois quando as cargas dependentes de pH se originam da dissociação dos íons H+ dos grupos OH, de matéria orgânica, de hidróxidos de ferro e de alumínio.

Nessas reações químicas de ácido OH+ de qualquer fonte não se acumula significativamente no solo. Sendo o H+ adsorvido nas argilas como íon trocável as altera pela dissolução em espaços de tempo curto em argilas. Entretanto é importante saber que o H+ não se acumula no solo em uma quantidade significativa, o H+ reage com os minerais do solo sendo adsorvido na forma covalente em sítios de troca de cátions dependentes do pH na matéria orgânica do solo, minerais de argila ou óxidos de alumínio, ferro e manganês.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (249.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com