TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

SOLUBILIDADE, ACIDEZ E BASICIDADE

Por:   •  22/7/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DA BAHIA

CENTRO DAS CIÊNCIAS EXATAS E DAS TECNOLOGIAS CAMPUS REITOR EDGARD SANTOS

             SOLUBILIDADE, ACIDEZ E BASICIDADE

Luan Ribeiro Santiago

BARREIRAS - BA

2022

SOLUBILIDADE, ACIDEZ E BASICIDADE

Trabalho apresentado à Universidade Federal do Oeste da Bahia - como requisito parcial para avaliação da disciplina de Química Orgânica Experimental I.

Orientadorª   Dra:   Katyúscya        Veloso Leão

  1. INTRODUÇÃO

Solubilidade pode ser inferida de forma branda como a capacidade de uma substância em diluir-se em um liquido, sendo categorizado como soluto, aquilo que deseja diluir e solvente aquele ao qual deseja diluir algo. Um dos principais caraters que pode influir na solubilidade de um espécie é a polaridade, podendo ser mais ou menos solúveis. Sendo espécies polares tendem a serem soluvúveis em solventes polares e apolares em soventes apolares. A polaridade de um composto está intrisicamente ligado a sua estrututra e portanto quanto maior for a molécula, maior será sua polaridade, considerando composto não simetricos.

Outro carater que influência na solubiliadade de uma espécie é forças inter e intramoleculares, umas vez que o processo de diluição de uma substância ou molécula se dá pela adição de um determinada quantidade de solvente a uma determinada quantidade de soluto,  a quantidade soluto pode ser fixa e desta forma a depender do montante de solvente adicionado pode diminuir a caoncetração da solução. O processo de diluição equer uma energia necessária capaz de vencer as atrações existentes entre as moléculas, que por sua vez constituem o soluto, e por outro viés vencer as forças existentes entre as próprias moléculas do solvente. Essa energia necessária é proveninte da variação de entropia, entalpia e também da formação de novas ligações.

  1. OBJETIVOS

Identificaçar os composto disponibizalados com base na sua solubilidade em determinados solventes.

  1. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

  1. Materiais e reagentes

  1. Vidrarias

Tabela 1 - Lista de vidrarias e itens

Vidraria

Volume mL

Tubos de ensaio

Comum

  1. Reagentes

tabela 2 - Lista de reagentes

Reagentes

Grau Analítico

Água

Destilada

Hidróxido de Sódio

5%

Ácido Clorídrico

5%

Ácido Sulfúrico

Bicarbonato de Sódio

Concentrado

5%

  1. Metodologia

Foram disponiblizados 6 amostras sobre a bancada enumeradas de 1 a 6. Foi separado seis tubos de ensaios e adiciondos posteriormente 0,5 mL das amostras emcada tudo e então identificados confome as identificações das amostras coletadas. Posteriormente foi adicionado água destilada em todos os seis tubos, somente asamostras 2, 4 e 5 sendo a amostra 4 com menor solubilidade. Após o teste, foi medido o pH das amostras soluveis em água com a ajuda da fita de pH, a amostra 2 teve o pH 6, a amostra 4 teve o pH básico, em torno de 13 e a amostra 5 o pH ácido aproximadamente 2.

A amostras que não solubilizou em água foram testatadas novamente e o solvente ultilizado foi hidróxido de sódio 5%. Foram preparados 3 tubos de esnsaios limpose testatadas as amostras restantes. Dentre as amaostras 1, 3 e 6 somente a amostra 3 solubilizou em NaOH 5%. E posteriormente a amostra 3 foi testatda com NaHCO3 e se mostrou insolúvel nesse solvente, diante disso pode ser considerado um acido fraco.

Foi preparada 2 tubos de ensaios limpos para o terceiro teste e desta vez o solvente ultilizado foi o ácido cloridrico 5% e dentre as 2 amostras restantes amnbas se mostraram insolúveis em HCl. Posteriormete foi preparado 2 tubos de ensaios e ambas asamostras restantes, 1 e 6, fora mtestadas em ácido sulfúrico concetrado. A amostra 1 solublizou e portatanto se postrou um composto neutro, enquanto o composto6 mostrou-se insolúvel em H2SO4 concentrado e por isso pode ser considerado inerte.

  1. RESULTADO E DISCUSSÃO

A partir dos testes realizados, foram obtidos os seguintes resultados:

RESULTADOS DAS ANÁLISES

AMOSTRA

H2O

pH

NaOH (5 %)

NaHCO3 (5 %)

HCl

H2SO4

(conc)

CONCLUSÃO

1

Insolúvel

Insolúvel

Solúvel

ACETOFENONA

2

Solúvel

Neutro

ETANOL

3

Insolúvel

Solúvel

Insolúvel

ÁCIDO SALICILICO

4

Solúvel

Básico

TRIMETILAMINA

5

Solúvel

Ácido

ÁCIDO ACÉTICO

6

Insolúvel

Insolúvel

Insolúvel

CLOROBENZENO

Teste 1 (água destilada)

O teste em água destilada mostra que os compostos que mostraram-se solúveis, 2, 4 e 5, são polares e possuem uma cadeia carbonica pequena quando comparadas com os demais. O etanol, trimetilamina e o ácido acético foram aqueles que solubilizaram em água destilidada. O que demostrou maior dificuldade foi o trimetilamina, posi possue mais grupos etilas e por liberar OH- em meio aquoso, ou seja assume-se o papel de base de Lewis. O etanol solubilizou com maior facilidade devido a sua cadeiaser menor e sua polaridade ser proxima ao da água. A amostra 5 mostrou o pH ácido, em torno de 2, o que indica o meio ácido e assim caraacterizando o ácido acético.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (253.5 Kb)   docx (921.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com