TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADEQUAÇÃO DE UMA LAGOA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA

Por:   •  5/5/2015  •  Artigo  •  3.245 Palavras (13 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 13

 ADEQUAÇÃO DE UMA LAGOA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DA CHUVA, PARA USO NA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA (ETA) DA SATC – CRICIÚMA/SC

RESUMO

Devido a várias atividades potencialmente poluidoras e ao mau uso da água, aliado a crescente demanda pelo recurso, faz com que haja principalmente um decréscimo de água limpa com qualidade para consumo humano, tendo em vista este entre outros problemas vinculados a necessidade de água foi realizado na instituição de ensino Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC) um projeto de captação de água da chuva para uso na instituição. O projeto foi iniciado com a construção e impermeabilização de uma lagoa de captação de água da chuva e feita à caracterização da água armazenada antes e após o tratamento na Estação de Tratamento de Água (ETA) este recurso está sendo usado como alternativa economicamente viável para suprir as necessidades de água da instituição. Além disso todas as fontes de captação de água são encaminhadas para a ETA, onde se submetem a um tratamento para depois abastecerem a instituição. Com o sistema de captação de água da chuva instalado a SATC além de suprir suas necessidades terá uma grande economia e ainda estará preservando nossos mananciais.

PALAVRAS-CHAVE: estação de tratamento de água, água da chuva, água subterrânea.

ABSTRACT

Due to several activities potentially pollutant and to the bad use of the water, ally to crescent disputes for the resource, he does with that there is mainly a decrease of water cleans with quality for human consumption, tends in view this among other linked problems the need of water was accomplished in the institution of teaching Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC) a project of reception of water of the rain for use in the institution. The project was begun with the construction and waterproofing of a pond of reception of water of the rain and done to the characterization of the water stored before and after the treatment in the Station of Treatment of Water (ETA) this resource is being used as alternative economically viable to supply the needs of water of the institution. Besides all of the sources of reception of water are directed for ETA, where they submit the treatment for later supply the institution. With the system of reception of water of the rain installed SATC besides supplying their needs will have a great economy and it will still be preserving our springs.

KEY-WORDS: station of treatment of water, water of the rain, underground water.

1. INTRODUÇÃO

A Terra é formada por muita água estando a mesma distribuída em oceanos, rios, lagos, geleiras, calotas polares, pântanos e alagados, sendo que apenas 2,5% desse reservatório consistem de água doce, e o restante, impróprio para o consumo humano (UNIAGUA, 2008).

A necessidade de água nos faz adotar medidas distintas, como o crescente uso de água subterrânea e da chuva, não somente para consumo humano, mas também para indústrias.

Aliadas à falta de água estão à má distribuição e a contaminação do recurso. Atualmente, cerca de 1,4 bilhão de pessoas não tem acesso a água limpa, a cada oito segundos morre uma criança de doença relacionada com água contaminada, como disenteria e cólera; 80% das enfermidades no mundo são contraídas por causa da água poluída (UNIAGUA, 2008).

Tanto financeiramente como ambientalmente o uso de água da chuva é uma das melhores alternativas, devido ao isento valor de aquisição e baixos investimentos de manutenção, sendo assim é um bom recurso tanto para consumo humano como para indústrias.

As empresas tem tido gastos financeiros bem significativos quanto ao consumo de água tratada por órgãos municipais e ou estaduais, fazendo com que venha buscar outras fontes, a exemplo, uso de águas da chuva e subterrânea, para seu abastecimento. A implantação de sistemas de captação de água da chuva e poços artesianos para captação de águas subterrâneas torna-se financeiramente viáveis quando comparado com o valor gasto com água tratada por órgãos municipais e ou estaduais.

A instituição de ensino Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de SC - SATC que hoje conta com 4850 alunos e 645 colaboradores possuem um gasto mensal de até R$ 8.000,00 em consumo de água tratada da companhia catarinense de água e saneamento CASAN, além de possuir uma Estação de tratamento de água (ETA). Com a preocupação de gastos financeiros significativos e conscientização de preservação de nossos mananciais, a SATC definiu como melhor alternativa o tratamento e uso de água da chuva para suprir suas necessidades de consumo de água com uma maior economia.

2. EXPERIMENTAL

Neste capítulo serão apresentadas as etapas para a realização da impermeabilização do açude de captação de água da chuva e as análises dos parâmetros que são necessários para a caracterização das amostras do açude e da cisterna antes e após tratamento na ETA.

As análises necessárias neste estudo foram realizadas no Laboratório de Análises Químicas e Ambientais – LAQUA, pertencente à Associação Beneficente da Indústria Carbonífera de Santa Catarina (SATC).

2.1 Impermeabilização do açude de captação de água da chuva

Em seguida serão descritas as etapas executadas na impermeabilização do açude de captação de água da chuva.

2.1.1 Drenagem das nascentes

Com a limpeza do açude verificou-se que o mesmo possuía várias nascentes de água no fundo fazendo-se necessário a drenagem destas, pois devido a estas nascentes poderia ocorrer um acúmulo de água no fundo do açude, impossibilitando a impermeabilização. Para que a água não acumulasse no fundo do açude fez-se necessário a realização de uma drenagem, que foi a construção de valas nas laterais do açude, fazendo com que o nível nas laterais torna-se mais baixo que no centro do açude permitindo que a água escorra neste sentido. Dentro das valas foi colocado pedras brita.

Toda água drenada foi armazenada em uma caixa feita de blocos de concreto. Dentro da caixa foi instalada uma bomba que possuía uma bóia que indicava quando a caixa estava cheia de água fazendo com que a mesma fosse acionada eliminando a água acumulada. A bomba foi colocada dentro da caixa através de um cano de PVC (Poli cloreto de Vinila). Após a impermeabilização, a caixa ficou coberta pela geomembrana e através do cano de PVC será possível retirar a bomba para que seja feita a manutenção, quando necessário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (190.6 Kb)   docx (27.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com