TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DE CÁTION DO GRUPO V

Por:   •  13/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 9

ANÁLISE DE CÁTION DO GRUPO V

Acadêmica: Francisca Juciely

Prof.: Hélson Ricardo

Caxias – MA

2017

RESUMO

A prática consiste nas reações de separação, solubilidade e identificação para os cátions do grupo V( Ag+,Pb2+ e Hg22+). Na qual envolveu os conceitos sobre a reação de precipitação, sobre complexação e a identificação do grupo.. Através dos experimentos foi possível analisar como os metais do grupo V formam complexos coloridos e estáveis, precipitados e na identificação.

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 OBJETIVO 8

3 METODOLOGIA 9

3.1 materiais e reagentes 9

3.2 procedimento experimental 9

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO 11

5 CONCLUSÃO 15

ANEXOS 16

REFERÊNCIAS 17

1 INTRODUÇÃO

O processo de análise qualitativo pode ser classificada de duas maneiras: Análise fracionada consiste na identificação de íon através de uma reação específicas não levando em conta a presença de outros íons em solução o que torna a ordem de separação desses insignificante) e analise sistemáticas (consiste em trabalhar com uma ordem de identificação de íons individuais. Isso ocorre quando não existe uma reação específica para separar apenas um determinado íon em solução).

Na análise qualitativa sistemática os cátions são classificados em grupos de acordo com os reagentes adicionados a eles, os exemplos os íons que reagem com; HCl são denominados de grupos dos cloretos insolúveis, H2S grupo dos sulfetos de hidrogênio (em meio de HCl diluído) H2S o grupo dos sulfetos de halogênios (quando misturados com NH3 e NH4Cl) e os do grupo solúvel (que não tem reagentes específicos). A classificação baseia-se no modo como os cátions reagem a tais reagentes para formação ou não de precipitados1.

No método sistemático cada íon e detectado somente após a identificação e remoção das soluções e este será utilizado para determinação dos cátions contidos no grupo da prata ou grupo dos cloretos insolúveis.

O grupo da prata é constituído pelos seguintes cátions: Ag+; Hg+2; Pb+2. Esses íons são precipitados como cloretos insolúveis pela adição de um pequeno excesso de HCl diluído, daí o grupo ser conhecido ser conhecido como grupo de cloreto insolúvel.

O termo solubilidade ou coeficiente de solubilidade refere a capacidade que tem uma substância de se dissolver em outras2. As solubilidades dos cloretos de prata e de mercúrio (I) são baixas e este sais podem ser precipitados quase que completamente, mediante adição de um pequeno excesso de ácido clorídrico à solução de cátions . O cloreto de chumbo é ligeiramente solúvel. Precipitando somente se a concentração de íons Pb+2 for elevada. Portanto, geralmente quando é feita está análise qualitativa dos cátions, sua parte de chumbo e deixado em solução para precipitar como sulfeto de chumbo com os grupos sulfetos3.

O produto de solubilidade (Kps) dos cloretos de prata, mercúrio (I) e chumbo são respectivamente 1,7 x 10-10, 1,1 x10-18 e 1,7 x10-5 (solução aquosa 25%). O Kps dos compostos sofre alteração quando há uma variação de temperatura à medida que esta aumentar o valor do Kps também aumenta, se esta diminuir o Kps também diminui.

O cloreto de chumbo pode ser ligeiramente solúvel para que este seja separado dos outros compostos do grupo basta aumentar a temperatura, pois deste modo aumenta-se a solubilidade fazendo a parte do cloreto de chumbo precipitado se solubilize o podendo ser identificado com a dição de CH3COOH (ácido acético) e K2CrO4 (dicromato de potássio) formado um precipitado amarelo.

Algumas técnicas utilizadas como centrifugação e banho Maria são extremamente importante nesse processo de identificação desses íons.

Centrifugação: é um processo em que uma amostra fluida e submetida a um aparelho centrifugador o fim de promover a separação dos componentes via sedimentação dos líquidos e sólidos.

Banho Maria: Consiste em esquecer lentamente e uniformidade qualquer substância líquida ou sólida num recipiente ou sólido num recipiente, submergindo-o no outro, onde existe água fervendo.

O grupo do Cobre-Arsênio ou grupo II são divididos em dois subgrupos: O subgrupo do cobre e do arsênio. Esta divisão é baseada na solubilidade dos precipitados de sulfeto em polissulfeto de amônio. Ao passar que os sulfetos do subgrupo do cobre são insolúveis nesse reagente1. Os valores de solubilidade dos sub-grupo do cobre estão presentes na tabela abaixo.

2 OBJETIVO

Provar experimentalmente a presença ou ausência dos íons que fazem parte do grupo 5 (Pb²+; Ag²+; Hg²+). Identificar cada elemento do grupo separadamente conforme as técnicas experimentais necessárias, tais como precipitação, identificação e mudança de coloração; observar as reações que os cátions do grupo prata apresentam com determinados reagentes.

3 METODOLOGIA

3.1 Materiais e Reagentes

-Banho Maria

-Bastão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (130.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com