TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE QUÍMICA INSTRUMENTAL E SUA APLICAÇÃO EM CONTROLE DE QUALIDADE DE BIOCOMBUSTÍVEIS

Por:   •  30/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  821 Palavras (4 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO RUY BARBOSA / ÁREA 1

GRADUAÇÃO DE ENGENHARIA QUÍMICA

ANÁLISE AMBIENTAL

ANÁLISE QUÍMICA INSTRUMENTAL E SUA APLICAÇÃO EM CONTROLE DE QUALIDADE DE BIOCOMBUSTÍVEIS

LAÍS PUCHOL RIBEIRO

SALVADOR-BA

2020

Resenha crítica adaptada do trabalho de Vaz Junior, Silvio.

 

VAZ, Silvio. Análise Química Instrumental e sua Aplicação em Controle de Qualidade de Biocombustíveis. Brasília, DF: Embrapa Agroenergia, 2010.

O artigo aborda os aspectos técnico-científicos na escolha para uso na determinação de analitos orgânicos ou inorgânicos. Há um destaque na aplicabilidade voltados para o controle químico de qualidade na indústria de biocombustível, conforme resoluções da ANP, utilizando-se diferentes técnicas de maneira associada.

A Química Analítica é uma ciência fundamental, na qual garante a qualidade de variáveis produtos industriais como também possibilita a determinação de compostos químicos. A partir da compreensão dessa técnica, é possível fazer uso de análises químicas.

As técnicas analíticas instrumentais têm se desenvolvido em prol ao avanço da tecnologia, são agrupadas em três áreas principais: Cromatográficas, eletroquímicas e as espectroscópicas são os métodos de maior utilização, pelos ‘’avanços’’ tecnológicos. A diferença de cada método principalmente ocorre pelas suas particularidades e pelos analitos possíveis de detecção e/ou quantificação.

Para aplicação da análise química, primeiramente é válido verificar se a amostra analítica passe por um processo de extração do analito por meio de técnicas de separação de determinada precisão de cada particularidade do elemento para assim se ter o analito fisicamente detectável pela técnica de analise instrumental ‘’adequada’’.

- O indicador de extração, no caso de um analito não-polar, mais utilizado é o coeficiente de partição, Kd. Esse parâmetro está presente quando um analito não-polar presente em uma fase aquosa obtém a finalidade de ser separado por um solvente orgânico com condições de apolares. Quanto maior o valor de Kd, maior será sua eficiência, consequentemente, esse coeficiente resulta os dados da capacidade do solvente em extrair o analito.

Para correta aplicação das técnicas de análise, é válido ressaltar a ordem que os procedimentos devem ser realizados para a necessidade de minimização de erros na apreciação dos resultados dos experimentos e/ou reações.

A etapa inicial é a amostragem, processo de obtenção da amostra, que estuda e caracteriza o modelo obtido como um todo. A preparação é a fase de preparação das amostras para a análise elementar que pode ser a separação e/ou a detecção, porém, há casos nos quais a amostra preparada sucede diretamente para a detecção. No período da separação é separado os constituintes químicos da amostra, por mecanismos de interação soluto-solvente, à medida que a fase da detecção é intensificada a conclusão do analito ao princípio operacional do detector. Diante disso, é possível interpretar e utilizar tais resultados práticos com exatidão.

Para determinada aplicabilidade da metodologia instrumental, os aspectos técnico-científicos e econômicos, precisa ser considerado o analito a ser estudado com suas devidas características físico-químicas (solubilidade, pK, especiação, etc.), a matriz analítica na qual se encontra o analito sorvido e seu estado físico, especificação da obtenção do resultado a curto, médio ou a longo período de tempo, a utilização de um método analítico que implique aos Limites de Detecção ou de Quantificação exigidos por lei para o analito, o impacto ocorrido pela amostra analítica, a robustez da técnica, baixo desvio-padrão dos resultados, técnica destrutiva ou não-destrutiva, resposta analítica eficiente e custo por análise.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (143 Kb)   docx (226.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com