TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AP II Diversidade Etnico Cultural

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 2

        A antropologia tem o objetivo de estudar o homem e sua obra, e para isso ela usa as teorias antropológicas como base.

        Para entender a organização social de determinado grupo, precisamos compreender suas características culturais. A partir da segunda metade do século XIX o ser humano passou do conhecimento subjetivo para um conhecimento objetivo, a partir de conhecimentos científicos baseados em experimentações impíricas.

        A antropologia só foi reconhecida como ciência após algumas teorias culturais, são elas: evolucionismo, difusionismo, funcionalismo e estruturalismo.

        O evolucionismo se baseia no processo de evolução das espécies por meio de modificações lentas e progressivas de acordo com o ambiente em que vivem.

        O difusionismo se baseia na inovação a partir de uma cultura específica, esse é seu ponto de partida.

        O funcionalismo deixava de lado as origens históricas da cultura elevava em conta o contexto em certo momento, era um sistema focalizado.

        E o último o estruturalismo que é a mais nova, tem uma visão mais subjetiva. A partir de um conjunto mais formal de relações.

        Isso nos leva a entender que o homem busca explicações do presente em seu passado e busca também seguir o exemplo do passado para projetar o futuro. E para buscar essas explicações o homem reconstrói o seu passado cultural humano através dessas teorias antropológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.4 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com