TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade de Aprofundamento II Diversidade Étnico Cultural

Por:   •  5/4/2017  •  Dissertação  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 4

Atividade de aprofundamento (AP) – Diversidade  Étnico Cultural

Trabalho AP_II

Agora que conhecemos a respeito das Teorias da Cultura, vamos praticar o que foi aprendido.

Nessa atividade irá refletir e discutir sobre a maneira como as teorias antropológicas servem de ferramentas para a aplicação do estudo em Antropologia, ciência social cujo objetivo é o estudo do Homem e de suas obras. Ao elaborar a sua atividade, é importante pensar, nas teorias antropológicas servindo diretamente à compreensão das diversas formas de manifestação cultural em distintas organizações sociais Humanas.

Disserte (no mínimo 20 linhas) a respeito do tema proposto.

As teorias antropológicas servem de ferramentas para o estudo do homem em seu meio cultural na medida em que favorecem a visão antropológica, para compreensão das diferenças culturais existentes e nas influências externas (meio) e internas (genéticas) dos seres humanos.

     Dentre as teorias culturais têm-se: evolucionismo, difusionismo, funcionalismo, relativismo e estruturalismo.

     Essas teorias passaram a serem reconhecidas com o advento do “conhecimento cientifico” surgido na Europa no período do Renascimento Cultural e Científico (século XVI e XVII).

     O avanço tecnológico imperialista colonial europeu levou o homem a pensar de maneira etnocêntrica e eurocêntrica, isto justificava o domínio do branco europeu sobre as diferentes culturas nativas encontradas. Marcados por este pensamento desenvolveu a teoria Evolucionista, que explicava as diferenças culturais através da interpretação monogeísta e politeísta.

     Dentro desta teoria destacam-se as idéias evolucionista de Charles Darwin (1809- 1822) – e seus principais teóricos foram Edward B. Tylon, Lewis Morgan e James Frazer (séc. XIX), que se baseavam, de forma predominante, na idéia de uma linearidade da cultura humana, na qual a mesma, de forma gradativa, iria evoluindo. Havia, portanto, uma hierarquia cultural.

     Já o Difusionismo desenvolveu-se como resposta ao evolucionismo, gerando grande conflito por conta dessas idéias. Seus representantes foram Fritz Graebner, Grafton Elliot Smith, Willian Halse Rivers Rivers, séc.XIX e tinham idéias diferentes, pois alegavam a influência de correntes migratórias, deslocamento populacional para a difusão cultural. Enfatizou o contato cultural e o intercâmbio entre as culturas. Um objeto inventado podia ser transferido a idéias para outra cultura. Portanto, o progresso cultural se produz através do contato entre as culturas.

     No Funcionalismo os antropólogos pregam a queda do Evolucionismo, focalizando as culturas diversas a partir da sua própria contextualização, colocando por terra a visão eurocentrista. Passa a olhar a cultura do homem primitivo com outro ponto de vista que consiste em compreender a cultura primitiva dentro de seu próprio contexto. Cada cultura tem seu estágio de desenvolvimento. O antropólogo Bronislaw Kasper Malinowski (1884-1942), foi o precursor do funcionalismo, sendo considerado um dos fundadores da Antropologia social. Franz Boas e Malinowski em 1930 definiram a cultura como sistema humano de hábitos ou costumes adquiridos e rompem com o Evolucionismo. O antropólogo Franz Boas (1858-1942), sendo um defensor da corrente denominada Histórica, esteve entre o Difusionismo e o Funcionalismo. Representou um marco de ruptura com o princípio do evolucionismo cultural, tanto nos aspectos teóricos quanto nos práticos. Acreditava e afirmava que era muito provável que as culturas (porque acreditava na diversidade) tivessem se desenvolvido de forma independente; até sobre a própria idéia do difusionismo, de acordo com ele, não explicava totalmente as culturas. Enfim, Boas defende uma antropologia que enxergue a cultura como um conjunto de diversos fatores, como uma totalidade, algo impossível de ser resumido em leis como ocorre nas ciências biológicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (78.1 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com