TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Orientações empresariais das empresas dos setores comerciais, industriais e prestação de serviço do município de Piripiri – PI

Por:   •  17/5/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.495 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

1. INTRODUÇÃO

Poucas empresas conseguem satisfazer a todos em um mesmo mercado. Isso por que, cada pessoa tem seus gostos e suas particularidades. Assim, o ponto inicial para toda organização é a segmentação de mercado. Se voltando para superar as expectativas dos clientes, evitando a ação da concorrência e a perda de praça. Este trabalho aborda os quatro tipos de orientações de mercado, e quais especificamente se encontram presentes nas empresas da cidade de Piripiri-PI.

Onde postulou-se um problema: Quais as estratégias de orientações de marketing estão sendo adotadas pelas empresas no município de Piripiri, na busca de fidelização dos clientes?

Desta forma, o projeto busca constatar importância do marketing como meio para a oferta de produtos e serviços aos clientes, satisfazendo as necessidades e fidelizando seu consumidor-alvo, através do conhecimento quanto às estratégias de orientação de mercado adotadas pelas empresas em Piripiri.

À vista disso, objetivou-se descrever o conceito e os tipos de orientação de mercado, e levantar o segmento em função da orientação escolhida. E por fim, mostrar a importância e vantagens das orientações para o mercado local.

2. METODOLOGIA

Este estudo fez uso da pesquisa bibliográfica, para fins do referencial teórico. E, estrutura-se quanto à abordagem como uma pesquisa de natureza quantitativa. Quanto ao procedimento técnico, classifica-se como pesquisa de campo e descritiva, dispondo como instrumento, o questionário.

O universo da pesquisa foi de um total de 80 empresas (Fonte: CDL de Piripiri 2017). Onde utilizou-se uma amostra de 25% dos segmentos: Comércio, prestação de serviço e indústria, o período de coleta e avaliação dos dados foi o mês de janeiro de 2018.

Ao final, foi feito a mensuração dos dados colhidos e a sua representação em forma de gráficos, não sendo exposto o nome dos entrevistados. Posteriormente, haverá sua divulgação para a comunidade por meio de um banner.

3. RESULTADOS E DISCUSSÕES

3.1 De que forma segmentou-se no mercado?

De acordo com a pesquisa observou-se quanto à segmentação de mercado que para o comércio 64,29% entram no mercado segundo a observação da necessidade, ouseja sem nenhuma pesquisa ou analise. (gráfico 01)

Já as empresas que prestam serviço, que entram no mercado através da pesquisa de mercado representam 37,5%. Contudo, 25% entram segundo observação e os outros 25%, não adotaram estratégia. Logo, mesmo apresentando um percentual alto quanto à pesquisa 50% não a adotam. (gráfico)

A indústria apresentou 50% entra no mercado segundo necessidade, e os outros 50% não adotaram nenhuma estratégia. (gráfico 01)

A orientação de marketing para o mercado para Ramos (2003) é o vetor que leva a organização a se conectar com o seu mercado alvo. Ou seja, a capacidade de conhecer seus consumidores em potencial e segmentá-los de forma estratégica por meio de tratamentos diferenciados. Logo, a prestação de serviço é líder nessa estratégia em Piripiri.

3.2 Qual a orientação de mercado?

O comércio se orienta para vendas num total de 57,14% (gráfico 02), essa orientação acaba por buscar persuadir o cliente ao invés de conhecer as necessidades deste. Logo, essa estratégia envolve riscos, uma vez que pressupõe que a persuasão é suficiente para que o consumidor compre e goste do produto, não há pensamento em feedback o que torna essas premissas fracas.

A prestação de serviço com 75% se volta para o marketing (gráfico 02), que Kotler e Keller (2006) assentam que para atingir seus objetivos a organização deve ser mais eficaz na entrega e na comunicação de um valor superior a seus mercados-alvos, que seus concorrentes. Cobrar (2011) O enfoque está em identificar as necessidades e a partir daí orientar uma produção mais racionalizada.

A indústria se orienta 100% para a produção (gráfico 02), Cobra (2011) explica que essa orientação ocorreu como efeito da Revolução Industrial, uma vez que a ideia básica era a produção em massa e redução dos custos.Assim as organizações que adotam esse tipo de orientação, concentram seus objetivos na maximização da produção. Não há uma preocupação quanto ao valor percebido pelo cliente, e sua satisfação. Uma vez que concentra se na produção em massa.

3.3 A empresa faz pesquisa de satisfação?

71,43% do comércio afirmaram que fazem pesquisa de satisfação para conhecer melhor os seus clientes (gráfico 03).Já na prestação de serviço 50% estão sempre fazendo por acharem importante, pois já conhecem seus clientes e buscam sempre melhorar o atendimento (gráfico 03).No setor industrial 50% fazem por já conhecerem os clientes e buscam sempre melhorar o atendimento e 50% não fazem, uma vez que falta tempo e pessoas pra fazer essas pesquisas (gráfico 03).

Esse dado é importante, haja vista que se torna um diferencial competitivo quanto à fidelização de clientes. Visto que o objetivo do marketing é fidelizar os consumidores, através da satisfação das suas necessidades, fazendo com isso, que a venda torne-se consequência.

3.4 Dados relativos à satisfação dos clientes são divulgados a todos os setores da empresa?

No comercio com um total 70,78% eles são divulgados para todos, pois ajudam na melhoria da empresa. Na prestação de serviço 62,5% divulgam para todos os setores, pois também acreditam na melhoria da empresa. (gráfico 04)

Na indústria ficou divido, pois 50% divulgam para todos acreditando na melhoria da empresa e 50% divulgam apenas aos níveis estratégicos e táticos da empresa. Vale ressaltar que estes dados são relativos apenas àqueles que fazem pesquisa em sua organização (gráfico 04)

3.5 Como são aproveitados os dados colhidos quanto à concorrência?

O comércio opta por repassar apenas ao nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com