TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APRENDIZAGEM DE FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL FLAVIANA ALCANTARA FIGUEIREDO

Por:   •  8/12/2020  •  Monografia  •  5.397 Palavras (22 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 22

      APRENDIZAGEM DE FÍSICA NA ESCOLA ESTADUAL      FLAVIANA ALCANTARA FIGUEIREDO

          Ariane Sol Vitorino                      Orientadora Franciele Aguiar

          Centro Universitário Leonardo da Vinci UNIASSELVI

          Licenciatura em Física – Projeto de Ensino

          25/07/2020

RESUMO

[1]

O presente artigo aborda as questões necessárias para o ensino de aprendizagem de Física no uso de novos materiais de ensino em uma escola indígena no presente momento da inclusão digitais. Destacamos o papel das práticas de ensino e argumentativas como essenciais para a abordagem da Física em sala de aula. Apresentamos conhecimentos necessários que o professor deve ter, para a aplicação no aprendizado da Física, também é necessário considerar em sua atividade profissional a necessidade da realização da formação inicial.

Palavras-chave: Aprendizado de física na comunidade indígena, formação de professores, Sala de aula

1. INTRODUÇÃO

        

O projeto elaborado surge para pesquisarmos e conhecermos sobre “O APRENDIZADO DE FÍSICA” dentro de uma comunidade indígena. A pesquisa em ensino de Física levam-nos a repensar sobre a aprendizagem e a formação profissional em educação nos dias atuais, A aprendizagem expressa nosso posicionamento educacional de consideração do aluno como parte essencial do processo e das interações que se estabelecem em situações didáticas. Quando tratamos do “ensino de Física” numa comunidade indígena pensamos nos conteúdos programáticos. Nessa perspectiva, inegavelmente o professor precisa saber o conteúdo que vai ensinar, mas precisa saber também como vai ensinar para os alunos aprenderem, o professor também deve levar a realidade do aluno.

E junto com essa mudança de referencial veio também uma mudança no conceito de aprendizagem e a cultura presentes em cada local onde há o ensino da Física[a]. Dizíamos que os alunos aprendiam quando eles sabiam repetir na prova de avaliação o que o professor tinha falado em classe, o que eles tinham decorado do livro texto e, também, quando o aluno acertava os problemas muito parecidos com a lista de exercício já resolvidos em aulas. Um aluno que estudasse na véspera da prova era um bom aluno. Mas esse padrão de ensino, no qual o professor é o agente que pensa e o aluno é o agente passivo, que segue o raciocínio do professor, mudou. Passou-se a exigir que o professor levasse o aluno a construir ele próprio a estrutura do pensamento. Era importante ter um aluno intelectualmente ativo. E isso não é fácil. A profissão de professor ficou muito mais difícil. Essa mudança implica considerar a necessidade de o professor conhecer não apenas os conteúdos da Física, mas também conhecer conteúdos de Didática e Pedagogia da cultura presente no local, de modo a poder planejar e implementar propostas para o Ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio[b].

O projeto foi formalizado tendo em foco no ensino da Física [c][d][e]em escolas indígenas serem desconhecidas pelos não indígenas , o estudo de campo foi feito com os professores da Escola Estadual Flaviana Alcântara Figueiredo, estudando e conhecendo os seus costumes e a suas diferenciações como escola indígena diferenciada, quais técnica de aprendizagem e práticas de ensino aplicados nessa escola Indígena, como se dá o ensino sem deixar de lado a língua materna terena, com tudo ainda há muitas falhas, por falta de estrutura escolar, compreender o ensino de crianças especiais numa escola sem estrutura.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEORICA

O fundamento teórico buscado para que pudesse escrever este artigo, foi realizar entrevista através de perguntas, sobre a educação escolar indígena, e para ter um embasamento cientifica buscamos no LUCIAO, já há poucos que falam do assunto “Escola Indígena”, LUCIAO dizia que tempo atrás, os povos indígenas do Brasil acreditavam que a educação escolar era um meio exclusivo da aculturação e havia certa desconfiança repulsa quando a escolarização. Isto está mudando quando a escolarização (LUCIAO, 2006, p. 19). Conhecer os costumes e mitos da comunidade que influenciam a vida escolar na aprendizagem.

No início pouco se acredita na vida escolar indígena pelo pré-conceito que sofriam, não havia indígenas formadas em graduações, e o acesso a ensino escolar era quase impossível, no entanto os índios “terena” se tornaram intelectuais capazes, estando em várias áreas, ainda sofre a falta de estrutura na educação aqui e também no brasil, no entanto a discriminação não acabou, felizmente diminui e agora está camuflado em conversas, modo de tratar entre outras.

Há algum tempo atrás, os povos indígenas do Brasil acreditavam que a educação escolar era um meio exclusivo de aculturação e havia certa desconfiança e repulsa quanto à escolarização. Isto esta mudando. Diante de um mundo cada vez mais globalizado, os índios julgam que a educação escolar, quando apropriada por eles e direcionada para entender as suas necessidades atuais, pode ser um instrumento de fortalecimento das culturas e das identidades indígenas e um possível canal de conquista de desejada cidadania, entendida como direito de acesso aos bens e aos valores materiais e imateriais do mundo moderno (LUCIAO, 2006, p. 19).

A escolarização no Brasi[f]l atua e cercadas de regras, horário, castigos, entre outras, nas escolas indígenas há uma outra maneira de resolver os seguintes problemas, se utiliza diálogo com o aluno que repensem nos seus atos, cometendo contra as regras escolares, sem puni-lo severamente, e isso tem tido resultado, alunos que vieram das escolas não indígenas, tem se adaptado a nossa escola e com isso os seus atos também mudarão não sendo mais alunos brigões.

A disciplina de Física no ensino médio é uma prática que deveria desenvolver no aluno o senso de curiosidade, pois a disciplina tem como fonte de estudo fenômenos que ocorrem no nosso cotidiano. Entender como um eclipse acontece tem suas explicações empíricas, porém a física irá demonstrar e explicar cientificamente este fenômeno. Entretanto, não é isto que vem acontecendo no Ensino Médio, há uma dificuldade de contextualização entre os conteúdos ministrados pelo professor em sala de aula e os conhecimentos que os discentes já possuem na forma empírica, do cotidiano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)   pdf (191.1 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com