TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Mensal em um estágio na Escola Estadual de Monte Alegre de Minas

Relatório de pesquisa: Relatório Mensal em um estágio na Escola Estadual de Monte Alegre de Minas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  Relatório de pesquisa  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 3

Desenvolvemos o estágio supervisionado na Escola Estadual de Monte Alegre de Minas durante os dias 14/11, 02/12, 05/12 e desenvolveremos ainda no dia 12/12; pois no dia 07/11, data prevista para início do estágio, nossa autorização ainda não havia sido liberada, devido a um contratempo na entrega da documentação. No dia 21/11 a escola estava voltada para um evento cultural (Sarau) em que não houveram aulas e em 28/11 estávamos participando da III Semana Biocientífica, na universidade, não tendo sido possível realizarmos o estágio no ambiente escolar nestes dias relacionados. Vale ressaltar que nestes dias em que o estágio foi realizado fora da escola, nos dedicamos à pesquisas referentes a elaboração do projeto, bem como leituras de textos e artigos. Durante este período observamos o espaço escolar e acompanhamos a professora em aula nas turmas em que estagiamos – 2º e 3º Anos do Ensino Médio EJA. A princípio, nos ocupamos em observar o espaço escolar, analisar os conteúdos que eram ministrados em sala (no 2º ano estavam sendo trabalhados os sistemas do corpo humano – Sistema Digestivo, especificamente - e no 3º ano, as teorias evolucionistas de Charles Darwin e Lamarck) e auxiliar a professora em alguma atividade necessária.

Além disto, desenvolvemos um projeto relativo às regências que aplicamos nas turmas citadas, onde trabalhamos o Sistema Respiratório no 2º ano e Darwinismo/Lamarckismo no 3º ano. Infelizmente não houve tempo suficiente para desenvolver um projeto de prática na escola, além das regências.

O nível de ensino é EJA, e as salas são compostas em sua maioria por pessoas mais velhas, que não pretendem ingressar em universidades. Há em torno de 10 a 15 alunos por sala, em média. A metodologia utilizada pela professora é essencialmente a aula expositiva, e seus recursos didáticos são praticamente apenas o livro didático, giz e quadro negro. A partir da convivência no ambiente escolar, foi possível fazer um diagnóstico acerca da caracterização sócio-econômica, sendo que os alunos são, em geral, de classe média baixa, com poder aquisitivo restrito; quanto à estrutura física e material, a mesma apresenta-se em boas condições, já que a escola conta com livros didáticos para todos os alunos, sala de mídia com vários computadores, data show, etc. Existem canteiros bem cuidados, e a área da escola é bem ampla e espaçosa. Em relação ao pessoal integrante da comunidade, os estudantes, assim como os servidores da escola, são, em geral, da circunvizinhança da escola. E já a estrutura e organização da escola encontra-se em condições regulares.

Entretanto, foi possível observar também que os alunos das turmas que acompanhamos se mostraram um pouco indiferentes às estagiárias, mas alguns até nos pediram auxílio e tiraram dúvidas sobre os conteúdos, foram de certa forma receptivos a nós. Quanto à professora, ela tem sido bastante compreensiva, e nos tratou com bastante gentileza, nos dando liberdade e espaço em sua sala de aula. Percebemos que a professora se esforça na tentativa de desenvolver a aula mesmo com a não participação de alguns estudantes e a indiferença de outros ao conteúdo.

A composição das turmas é predominantemente de alunos mais velhos, alguns que pararam de estudar há algum tempo, mas também vários alunos jovens. Os conteúdos geralmente são trabalhados de maneira um pouco superficial,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com