TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E DENSIDADE

Por:   •  3/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  2.195 Palavras (9 Páginas)  •  630 Visualizações

Página 1 de 9

         [pic 1]                     [pic 2][pic 3]

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA

INSTITUTO DE ENGENHARIAS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA DE ENERGIAS[pic 4]

DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA I

RELATÓRIO SEMANAL

DISCIPLINA: LABORATÓRIO QUÍMICA I

PROFESSOR: JOSÉ CLEITON

MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E DENSIDADE

                                                                            ALUNOS:

BATISTA DALA CATUMBA

MARCONES

ISABELLE

SORIBA

VICTAL BAPTISTA MAMBO BIZIAMI

Redenção

2018

INTRODUÇÃO

Apesar de já termos noções básicas de medidas, hoje nós vamos aprofundar e alargar esses conceitos, nos debruçando principalmente na medidade de grandezas com a amassa, o volume e a densidade, o que precisamos para medir essas grandezas!        

 A maioria das práticas realizadas no laboratório, irão envolver o uso de instrumentos, que muitas das vezes vai haver diferença nos resultados efetuados, sendo que as maquinas ou métodos utilizados por mais que sejam iguias ou diferentes pode haver diferença nos resultados, porquê há essa discrepância nos resultados,

Porque é que temos tantos instrumentos de medida, quando todos têm a mesma escala!

Aqui explicaremos o porquê é necessário usar o mesmo instrumento para medir a mesma substancia, e repetir este processo varias vezes!

Usaremos os instrumentos que aprendemos na pratica passada para que servem, no decorrer desta pratica

 Essas pesquisas que a gente faz de práticas agrícolas e outras aulas de campo de outras disciplinas e uma atividade do agrônomo, pois ela ajuda a conhecer novas tecnologias, novas técnicas de campo e podem também tentar aplicar, mas a criatividade depende de cada um de nós.

Nesse relatório de pesquisa da fazenda Piroás vamos conhecer.

          Os dois açudes, uma horta que é um núcleo do estudo da agricologia (NEA), onde o professor Joaquim é o cabeça de lista, a fazenda contém um poço profundo, vamos conhecer o campo agrostológico que onde tem as parte das plantas forrageiras, vamos conhecer alguns experimentos que é a parte dos fertilizantes vamos conhecer também a parte onde tem o manejo dos dados metrológicos que há diariamente (evaporação e precipitação), e como se não bastasse vamos conhecer também as ferramentas que são usadas para medição, evaporação e algumas coisas hidráulicas.

OBJETIVO

Nesta pratica em laboratório, os objetivos traçam-se em aprender como  Manipular corretamente a vidraria disponível para determinação de volume, um outro objetivo traçado é aprender a Analisar a exatidão dos recipientes volumétricos.

E um terceiro objetivo é Relacionar as medidas de massa e volume com propriedades específicas de substâncias.

                                           

MATERIAIS

Nesta pratica foram usados os seguintes materiais

Proveta

Bureta

pisseta

Bequer

Balão volumétrico

balança

a proveta utilizada foi a de 50 ml, primeiramente medimos  a sua massa, na balança, apôs isto, colocamos agua atè aos 50ml, mas tivemos dificuldades à principio para ler o menisco da proveta, mas após lembrarmos o modo certo de ler, que é ao nível dos olhos, conseguimos encontrar o nível certo , e fomos medir a massa da proveta com a agua, após isso retiramos a agua da proveta limpamos o seu interior e procedemos a medir a sua massa de novo sem agua, após isso colocamos agua na proveta e fomos medir mais uma vez na balança a proveta contendo a agua, após isso limpamos pela segunda vez e assim sucessivamente

para colocar a agua na proveta utilizamos a pisseta, e sempre que retirávamos a agua colocávamos de volta na pisseta

o balão volumetrico utilizado foi o de 50 ml, primeiramente medimos  a sua massa, na balança, apôs isto, colocamos agua atè aos 50ml, e fomos medir a massa do balão volumetrico com a agua, após isso retiramos a agua do balão volumetrico limpamos o seu interior e procedemos a medir a sua massa de novo sem agua, após isso colocamos agua no balão volumetrico e fomos medir mais uma vez na balança o balão volumétrico contendo a agua, após isso limpamos pela segunda vez e assim sucessivamente

Para medir usamos a balança, aprendemos que para efetuar a medição, os objetos a serem pesados devem ser colocados pela porta de cima, e depois encerrar todas as portas para que nenhuma substancia exterior interfira na medição.

Quando fomos medir a proveta seca, tivemos dificuldades em ler o resultado da massa, porque o valor apresentado variava, mas depois conseguimos escolher o valor

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Em cada medição efetuada era obtido um valor, sendo que medimos cada vidraria três vezes sem agua e três vezes com agua, então obtemos também em cada caso três medidas diferentes, tal como mostra a tabela abaixo

Para obtermos a massa a agua, subtraímos a massa da vidraria com agua pela massa vidraria seca

[pic 5]

  1. a) Meça 5 mL de água utilizando três vidrarias diferentes que estão em sua bancada. Justifique a escolha da vidraria. Repita todo o procedimento, utilizando 40 mL de água.

Escolhemos esta vidradaria, porque não tínhamos muitas opções, e porque o bequer era mais especifico

Vidraria

Massa vidraria seca (g)

massa vidraria + 50 mL de H2O

massa H2O (g)

Volume de H2O (mL)*

Densidade da Água (g/mL) (calculada)

Erro %

Proveta 50ml

93.860

143.095

93.857

143.090

93.851

143.093

Balão 50 ml

41.962

91.565

42.025

91.507

42.038

91.576

Bequer 100 ml

44.496

94.172

44.493

93.971

44.491

92.473

  1. b) Discuta as diferenças de volume observadas. Nesta etapa elabore uma tabela contendo quatro colunas (vidraria, precisão, volume, comparação - use os termos “mais exatas" e "menos exatas” nesta coluna).

Vidraria

Precisão

Volume

Comparação

  1. a) Peça ao seu professor (ou monitor) instruções sobre o uso da balança, antes de pesar os seguintes recipientes secos: Proveta de 50 mL, balão volumétrico de 50 mL béquer de 100 mL.
  2. b) Coloque cuidadosamente 50 mL de água destilada em cada recipiente referido no item anterior e pese-os novamente. Anote os resultados na tabela abaixo. Calcule a densidade da água em cada caso. Anote a temperatura da sala da balança.

14


  1. c) Compare os resultados obtidos de densidade (calculado) com o valor da literatura (pesquise o valor da densidade da água a 25 oC (use 4 casas decimais).

No dia 27 de julho do ano de 2018 que calhou numa sexta-feira, a turma de Agronomia 2018.1 das professoras Eveline e a professora Ivanilde fizeram uma visita a fazenda Experimental Piroás (FEP), que possui uma área de 33 hectares localizada no distrito de Barra Nova em Redenção-CE, na localidade que leva o mesmo nome da Fazenda;

Na fazenda Piroás existem técnicos e os funcionários atuarem e tomando conta da fazenda. A fazenda conta com uma equipa de profissionais que atuam na área de agronomia, entre eles o Lourenço(engenheiro agrônomo formado na UFC, em 2013, entrou na UNILAB 2014), o Raimundo(técnico de agropecuária entrou na UNILAB 2015 também formado na UFC) e o Erasto também técnico de agropecuária formado na UFC, entro na UNILAB em 2015 três mês e antes do Raimundo).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (645.2 Kb)   docx (570.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com