TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de medidas de massa, volume e densidade

Por:   •  27/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  904 Palavras (4 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE EDUCAÇÃO E SAÚDE

CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA

DISCIPLINA – QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL

ISAKELINE FERREIRA DE OLIVEIRA – 518110308

RELATÓRIO: MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E DENSIDADE

CUITÉ – PB

2019

ISAKELINE FERREIRA DE OLIVEIRA - 518110308

RELATÓRIO: MEDIDAS DE MASSA, VOLUME E DENSIDADE

Relatório apresentado ao professor Paulo Sérgio, como forma de avaliação da disciplina de Química Geral Experimental.

CUITÉ – PB

2019

  1. INTRODUÇÃO

Na primeira pratica de laboratório de química geral experimental, realizamos experimentos de medição de massa, densidade e volume e analisamos a exatidão das vidrarias volumétricas.

Medir é obter um valor numérico associado a uma unidade de medida previamente estabelecida, ou seja, a necessidade de medir vem da necessidade de comparar, precisamos assim, de unidades de medidas universais e pré-estabelecidas.

Algumas vidrarias são mais exatas do que outras, dependendo da necessidade de cada experimento, devem ser utilizadas aquelas com maior exatidão, por exemplo, a proveta é mais precisa do que o béquer, por isso deve-se levar este fator em conta na hora de escolher que vidraria será usada para a medição de volume.

A densidade é muito utilizada para caracterizar substâncias. É definida como a quantidade de massa em uma unidade de volume de substância:

[pic 2]

A densidade de sólidos e líquidos é, em geral, expressa em unidades de gramas por centímetros cúbicos (g/cm³) ou gramas por mililitro (g/mL).

Para se medir líquidos são empregados diferentes recipientes, desde provetas e béqueres, considerados de baixa precisão, a balões, buretas e pipetas tidas como de maior exatidão.

Os termos precisão e exatidão são normalmente usados no exame de incerteza de valores de medidas. Precisão é uma medida do grau de aproximação entre os valores das medidas individuais. Exatidão indica o grau de aproximação entre as medidas individuais e o valor correto.

Erros nas medidas geralmente são causados por calibração imperfeita nos aparelhos, ação da tensão superficial sobre as superfícies liquida, dilatações e contrações provocadas pela variação de temperatura, e também pela linha de visão de o observador não estar na altura do menisco (erros de paralaxe), entre outros.

  1. OBJETIVOS

  • Manipular corretamente a vidraria disponível para determinação de volume;
  • Analisar a exatidão dos recipientes volumétricos;
  • Relacionar as medidas de massa e volume com uma propriedade especifica de substâncias;
  • Sequenciar um dado experimento e verificar pressão de medidas.
  1. MATERIAIS E REAGENTES

  • Béquer (200 ml e 80ml)
  • Pipeta graduada
  • Pera
  • Provetas (50 ml e 100 ml)
  • Erlenmeyer (50 ml)
  • Balança analítica
  • Água
  • Pedra Quartzo
  1. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS

Primeiro momento:

Inicialmente medimos, utilizando a proveta de 50 ml, 5 ml de água destilada. Após isso, transferimos os 5 ml para a proveta de 100 ml, depois transferimos para a pipeta de 5 ml e verificamos a variação entre elas.

O mesmo procedimento foi feito com 40 ml de água que foi colocado na proveta de 100 ml e, logo em seguida, transferimos para o béquer de 100 ml. Dando continuidade, do béquer de 100 ml para a proveta de 100 ml.

Segundo momento:

Pesamos na balança analítica o Erlenmeyer de 50 ml para verificar o peso inicial. Em seguida, adicionamos 50 ml de água até chegar no menisco e realizamos a pesagem novamente.

Terceiro momento:

        Pesou-se na balança analítica uma amostra de pedra Quartzo vermelha para verificar o peso inicial. Em seguida introduziu-se a pedra quartzo na proveta de 100ml que estava com 50ml de água para observar o volume e a densidade da pedra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (249.5 Kb)   docx (619.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com