TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidos e bases - relatorio

Por:   •  26/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.291 Palavras (6 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 6

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CÂMPUS ANÁPOLIS

LICENCIATURA EM QUÍMICA

RELATÓRIO DAS AULAS EXPERIMENTAIS DE

ÁCIDEZ E BASICIDADE

Greiciele Maria P. Assunção

Islene

Anápolis GO

2014

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CÂMPUS ANÁPOLIS

LICENCIATURA EM QUÍMICA

RELATÓRIO DAS AULAS EXPERIMENTAIS DE

ÁCIDEZ E BASICIDADE

Greiciele Maria P. Assunção

Islene

Anápolis GO

2014

INTRODUÇÃO

Os primeiros químicos aplicavam o termo ácido a substâncias que tem sabor azedo acentuado. O vinagre por exemplo contém ácido acético CH3COOH. As soluções em água das substâncias que eram chamadas de bases eram reconhecidas pelo gosto de sabão. Felizmente, existem maneiras menos perigosas de reconhecer ácidos e bases. Os ácidos e as bases, por exemplo, mudam a cor de certos corantes conhecidos como indicadores. Um dos indicadores mais conhecidos é o tornassol, um corante vegetal obtido de um líquen. Soluções de ácidos em água tornam o tornassol vermelho e as soluções bases em água, também conhecidas como alcalinas, o deixam azul. Um instrumento eletrônico conhecido como “medidor de pH” permite identificar rapidamente uma solução como ácida ou básica: uma leitura de pH abaixo de 7 indica que a solução é ácida e uma leitura acima de 7 indica que a solução é básica. (PETER ATIKINS E LORETTA JONES – 2007)

As definições modernas são baseadas numa ampla variedade de reações químicas. As definições conhecidas são as de Arrhenius: um ácido é um composto que produzia íons hidrogênio em água. As definições de Bronsted Lowry enfocam a tranferência de próton, e a de Lewis está baseada na interação de moléculas e íons doadores e receptores de pares eletrônicos. (SHRIVER E ATKINS – 2003).

A força dos ácidos e das bases é bastante limitada, uma maneira objetiva é avaliar a força de um ácido considerando a constante de equilíbrio:

Ka= K[H2O]= [H3O+][A-] pKa = - logKa

[HA]

Um ácido é considerado mais forte quanto mais ionizado estiver, pela equação acima fica evidente que quanto maior o valor de Ka e consequentemente menor o pKa , mais forte será o ácido.(BARBOSA – 2009)

Os conceitos de pH e pOH indicam que em qualquer solução coexistem H+ e OH-. Por mais ácida que seja a solução, sempre existirão, embora em pequeno número, íons OH-. Nas soluções básicas também estarão presentes os íons H+. As concentrações desses íons jamais se anulam:

Solução ácida:

[H+] > 10-7 mol/L e [OH-] < 10-7 mol/L

Solução básica:

[H+] < 10-7 mol/L e [OH-] > 10-7 mol/L

Solução neutra:

[H+] = 10-7 mol/L e [OH-] = 10-7 mol/L

As substâncias em geral, podem ser caracterizadas pelo seu valor de pH , sendo que este é determinado pela concentração de íons de Hidrogênio (H+). Quanto menor o pH de uma substância, maior a concentração de íons H+ e menor a concentração de íons OH-, os valores de pH variam de 0 a 14. (MASTERTON - 1990).

Neste experimento utilizamos indicadores de pH como o alaranjado de metila: em solução ácida fica vermelho e em solução básica amarelo e também a Fenolftaleína: em um meio ácido permanece incolor e em meio básico, a solução se torna rosa.

OBJETIVO

Identificar e preparar algumas substancias, com caráter acido ou básico, medindo qualitativamente o pH e o pOH e verificar algumas propriedades funcionais dos ácidos e bases.

MATERIAIS E REAGENTES

• Fenolftaleína 1% • Uma estante com doze tubos de ensaios

• Papel indicador • Alaranjado de metila 1%

• Cronômetro • Óxido de cálcio ou de bário

• Papel Alumínio • Balões de borracha (5)

• Centrífuga Proveta de 25mL

• Solução 1,0mol/L de HCl, H3PO4, H2SO4, CH3COOH, H2C2O4

• Amostras (sugestões): vinagre, leite, refrigerante tipo guaraná, suco em pó, detergente, bicarbonato de sódio, leite de magnésia, limpador multi-uso.

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

Identificação do caráter ácido e básico na presença de indicadores e medida do pH

Enumerou-se 8 tubos de ensaio que foram colocados numa estande de acordo com a tabela 2. O pH foi medido qualitativamente com papel indicador e em seguida gotas de solução indicadora de fenolftaleína a 1% foram adicionadas . Logo após em outros tubos foram adicionados gotas de solução de alaranjado de metila a 1% observou-se a mudança da coloração do indicador.

Preparação de substâncias com caráter ácido e básico

Num tubo de ensaio foi adicionado uma pequena quantidade de óxido de bário, com 10mL de água destilada, que em seguida foi agitado e centrifugado. Separou-se o sobrenadante para outro tubo de ensaio e neste verificou-se o pH qualitativamente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (55.5 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com