TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aditivos químicos: Benéficos ou maléficos à saúde

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.870 Palavras (12 Páginas)  •  159 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca

Curso de Licenciatura de Química

Maria Aparecida Martins Maia

Maria Rafaela Quirino Lima

Mayra Kaliane Silva dos Santos

Mônica Oliveira da Silva

ORIENTADORA: Profª. Sílvia Helena Cardoso

PLANEJAMENTO DO MINICURSO

(Aditivos químicos: Benéficos ou maléficos à saúde?)

Trabalho a ser apresentado à Universidade Federal de Alagoas/ Campus de Arapiraca como parte dos requisitos básicos para a obtenção de nota na disciplina de Projetos Integradores V.

        Arapiraca, AL- 2016        


1 IDENTIFICAÇÃO

  • Dos integrantes:

Maria Aparecida Martins Maia

Maria Rafaela Quirino Lima

Mayra Kaliane Silva dos Santos

Mônica Oliveira da Silva

  • LOCAL: Escola Estadual Senador Rui Palmeira – Arapiraca - Al
  • TEMA DO MINICURSO: Aditivos químicos.
  • EIXO TEMÁTICO: Sociedade
  • PÚBLICO ALVO: Alunos do ensino médio da Escola Estadual Senador Rui Palmeira.
  • DURAÇÃO DO MINICURSO: 50 minutos=

TÍTULO: “Aditivos químicos: Vilões ou benéficos a saúde? ”

2 INTRODUÇÃO

Na elaboração do presente minicurso, embasou-se no estudo de caso e a ABP, para tanto embasou-se numa proposta onde o aluno pudesse atuar como um elemento ativo do contexto de ensino e nesse sentido, fornece uma conscientização geral da melhoria de qualidade de vida favorecida por meio da alimentação e do conhecimento de quais substâncias compõem alguns dos alimentos que consumimos, especificamente os produtos industrializados, tendo em vista que é necessário fazer uso de conservantes, acidulantes, corantes etc. para que sejam comercializados.

3 PROPOSTA

Escolheu-se abordar neste minicurso à temática da sociedade envolvendo a alimentação, em especial a produtos relacionados à alimentação não saudável, atentando-se as funções dos aditivos químicos alimentares, bem como a orientação para analisar a rotulagem desses elementos. Ademais, por meio da abordagem e metodologia usada será mostrado que a Química está presente no dia-a-dia, e assim podemos usufruir da mesma para obter uma melhor qualidade de vida.

4 OBJETIVO GERAL DO MINICURSO

- Este minicurso pretende desenvolver o senso crítico dos alunos acerca abordagem trabalhada a partir de uma visão mais abrangente e específica do tema embasando-se em informações relevantes que auxiliará aos participantes a determinar qual/quais substâncias contém os alimentos que consomem afim de melhorar a sua alimentação.

5 PROBLEMATIZAÇÃO

                      O problema gerado pela empresa Alindustriais

A Alindustriais  é uma empresa de grande porte, do ramo de  diversos produtos alimentícios  industrializados  e embutidos localizada na região sul de Temperos, mais precisamente há 5 km  da cidade de Palmitos. A empresa tem uma produção considerável em torno de 200 toneladas  por ano de carnes embutidas,  entre aves, bovinos, caprinos e suínos,  400 mil pacotes de biscoitos, pipocas e doces (cocada, balas, chocolates, etc.), 100.000 litros de refrigerantes,  além de está iniciando no ramo de laticínios, salsichas, presuntos, bacons, linguiças, charques e outros.

A senhora Mendes de 45 anos,  proprietária e administradora de produção da empresa  desde a morte de seu marido, acreditando que somente sob sua aprovação  nos sabores e qualidades dos produtos determinou que antes do processo final de embalagens,  seria necessário que fossem postos a degustação para que a mesma analisasse-os previamente e assim desse seu parecer final.

Muitas vezes a Sr.ª Mendes trocava suas refeições principais  por degustações, todavia continuou a avaliar frequentemente. Após um ano de degustação diária Srª Mendes começou a sentir fortes dores, fraqueza e surgimento de manchas pelo seu corpo.

Vocês que são amigos da Senhora Mendel, preocupadas com a sua saúde,  sabendo relativamente a composição destes alimentos e sendo estudantes de Química, a ajudará encontrar as causas de sua doença e uma possível solução para o problema.

DICA: Para solucionarem este problema vocês devem registrar suas ideias e a tabela abaixo segue como uma  melhor maneira de organização.

Tabela I: Conclusões sobre o caso Alindustriais estabelecida pelos grupos de  participantes.

Causas do Problema

Solução

6 ESTRATÉGIAS

  O minicurso será  dividido em 4 momentos:

  • 1° momento: Inicialmente será proposta a Situação problema para que os participantes analisem e proponham soluções em grupo. (20 minutos)

  • 2º momento: Após formação de equipes, os integrantes terão que determinarem quais aditivos os rótulos que determinados alimentos contém. Será dada a informação seguida abaixo: (15 minutos)

“ Tendo em vista os códigos de rotulagem dos aditivos químicos seguindo os parâmetros de rotulagem que propõe à Fiscalização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e sabendo que a partir do conhecimento das substâncias presentes nos alimentos é possível que escolhamos aderir à uma alimentação saudável e menos prejudicial a própria saúde, determine juntamente com os demais integrantes da equipe quais as categorias e se possível, os tipos  de aditivos químicos presentes nos rótulos de alimentos apresentados. ”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (269.5 Kb)   docx (632.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com