TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amós

Tese: Amós. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Tese  •  502 Palavras (3 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 3

Amós

1. Delimitação:

O livro de Amós são 9 capítulos, escolhi o capitulo 5 como perícope para analisar. O capitulo 4,1-13 segundo nota de rodapé (cf. Bíblia de Jerusalém), vai falar contra as mulheres da Samaria, que são chamadas de vacas, fazendo referência ao salmo 22,13 onde touro de Basã é símbolo da força violenta, neste texto vaca é símbolo do espírito gozador das mulheres de Samaria. O capitulo 6, 1-14 eu o dividi da seguinte maneira: o bloco capitulo 6 começa no 5,21- 6,14.Sendo assim, o capitulo central segundo minha divisão é o 5, 1-20.

2. Capitulo Central 1:

A. “Lamentação sobre Israel” (Am 5, 1-27).

B. “Denúncia e lamentação contra um sistema político e social injusto” (Am 5, 1-20);

3. Mediana: Am 5, 10-11

“10. Eles odeiam aquele que repreende á porta e detestam aquele que fala com sinceridade. 11. Por isso: porque oprimis o fraco e tomais dele um imposto de trigo, construístes casas de cantaria, mas não as habitareis; pastastes vinhas esplendidas, mas não bebereis o seu vinho.”

4. Quem foi:

O nome “Amos 2”, presume-se que seja abreviação de “Amasia” cujo sentido é “Javé carrega, protege” ( 2Cr 17.16).

Amós foi profeta e visionário, mesmo que, ele declara: “Não sou profeta, nem filho de profeta3...” Ele recusava-se identificar com os profetas profissionais do palácio e dos templos, religiosos aliados ás políticas expansionistas e injustas promovidas pelo estado de Israel.

Sobre a profissão de Amós, ele tinha três ocupações: pastor (de gado miúdo 4), vaqueiro e colhedor de sicômoros 5, da família das figueiras.

5. Data:

Em Am 1,1 se faz referência a Ozias, rei de Judá e Jeroboão II ( 750 a.C), rei de Israel e segundo nota de rodapé da Bíblia de Jerusalém que descreve que escavações em Hazor confirmam que terremoto possa ter ocorrido em meados do século VIII. A aproximação que muitos autores fazem é que o livro de Amós a partir destes dados possa ser de meados do século VIII. Já Wolff divide o livro de Amós em seis extratos, sendo três do século VIII e três interpretações posteriores.

6. Lugar:

O contexto em que vivia Amós era de um ambiente rural como podemos observar em Am 4,7 “Eu também vos privei da chuva quando ainda faltavam três meses para a colheita”. Em Técua um povoado de Judá, localizado a 9 km sudoeste de Belém em uma elevação de 920 metros;

7. Conteúdo

As pessoas eram vitimas de um processo de empobrecimento que era fortalecido por uma política usurpadora pela retirada extorsiva da produção camponesa mediante o tributarismo. Trabalhavam e não usufruíam dos frutos de seus trabalhos. O profeta Amós é quem vai denunciar este sistema político, social e religioso que explorava o povo na época.

Bibliografia

BÍBLIA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com