TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amônia

Tese: Amônia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  Tese  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 7

Amônia

Amônia é um composto de nitrogênio e hidrogênio com a fórmula NH 3 .

Aplicações

Amônia contribui significativamente para as necessidades nutricionais de organismos terrestres por servir como um precursor para alimentos e fertilizantes. Amônia, tanto direta quanto indiretamente, é também um bloco de construção para a síntese de muitos fármacos.

Formação de outros compostos

Em química orgânica, amônia pode atuar como um nucleófilo em reações de substituição. Aminas podem ser formadas pela reação de amônia com haletos de alquila, embora o grupo –NH 2 resultante é também nucleófilo e aminas secundárias e terciárias são frequentemente formadas como subprodutos. Um excesso de amônia ajuda a minimizar as substituições múltiplas, e neutraliza o haleto de hidrogênio formado. Metilamina é preparada comercialmente pela reação de amônia com clorometano, e a reação de amônia com ácido 2-bromopropanoico tem sido usada para preparar alanin racêmica com 70% de rendimento. Etanolamina é preparada por uma reação de ciclo aberto com óxido de etileno: a reação é algumas vezes reservada para posteriormente produzir dietanolamina e trietanolamina.

Amidas podem ser preparadas pela reação de amõnia com uma variedade de derivados de ácidos carbozílicos. Cloretos de acila são mais reativos, mas a amônia deve estar presente em um excesso de dobro para neutralizar o cloreto de hidrogênio formado. Ésteres e anidridos também reagemcom amônia para formar amidas. Sais de amônio de ácidos carboxílicos podem ser desidratados a amidas contanto que não haa grupos termicamente sensíveis presentes, pois temperaturas de 150 a 200°C são requeridas.

O hidrogênio na amônia é capaz de ser substituido por metais, assim magnésio queima no gás com a formação de nitreto de magnésio Mg 3 N 2 , e quando o gás é passado por sódio ou potássio aquecidos, sodamida, NaNH 2 , e potassamida, KNH 2 , são formadas. Quando necessário em nomenclatura substitutiva, as recomendações da IUPAC dão preferência ao nome

azane para a amônia: já que a cloramina deve ser nomeada clorazane ( chloroazane) em nomenclatura substitutiva, não cloramônia ( chloroammonia ).

Como um ligante

Amônia pode atuar como um ligante em complexos de metais de transição. Ela é um doador σ puro, nomeio da série espectoquímica, e mostra comportamento ”hard-soft ” intermediário (“ácidos e bases duros e moles”, da Teoria HSAB). Por razões históricas, amônia é denominada amina na nomenclatura de compostos de coordenação.

Usos massivos

O principal uso de amônia é para a produção de fertilizantes (83% em 2003). Outra principal aplicação é sua conversão a explosivos, porque o ácido nítrico é produzido via oxidação da amônia. A totalidade do nitrogênio de todos os compostos orgânicos fabricados sinteticamente é derivado direta ou indiretamente da amônia.

Na indústria, a amônia em solução aquosaaplicações de energia solar antes de 1900. Amônia líquida foi usada como combustível no avião-foguete X-15. Embora não tenha potencial energético como outros combustíveis, não deixa nenhuma fuligemno motor de foguete reutilizável e em sua densidade coincide aproximadamente com a do oxidante, oxigênio líquido, o que simplificava odesign da aeronave.

Pode-se citar como principal vantagem da amônia como combustível para qualquer fim que os produtos de sua combustão são nitrogênio e água.

Como um combustível para veículos

Amônia tem sido proposta como uma alternativa prática a combustíveis fósseis para motores movidos a combustão interna. O valor calorífico da amônia é 22,5 MJ/kg (9690 BTU/lb) o qual é aproximadamente metade do diesel. Em um motor normal, no qual o vapor d’água não é consensado, o , o valor calorífico da amônia será aproximadamente 21% menor que este apresentado. Ela pode ser usada em motores existentes com somente pequenas modificações nos carburadores e injetores.

Para atingir esta demanda, significativo capital seria exigido para aumentar os níveis atuais de produção. Embora seja o segundo produto químico mais produzido, a escala da produção da amônia é uma pequena fração da utilizada de petróleo do mundo. Poderia ser fabricado a partir de fontes de energia renováveis, assim também como do carvão ou a energia nuclear. É entretanto significativamente menos eficiente do que baterias elétricas atuais. A represa deRjukan em Telemark, Noruega, de 60 MW, produziu amônia através da eletrólise de água por muitos anos a partir de 1913, produzindo fertilizante para grande parte da Europa. Se produzido do carvão, o CO 2 pode prontamente sequestrado. Em 1981 uma companhia canadense converteu um Chevrolet Impala 1981 para operar usando amônia como combustível.

No tratamento de carne embalada

Hidróxido de amônio é usado na indústria de fracionamento e embalagem de carne. Algumas companhias tratam seus cortes decarne”com um processo de aumento de pH queforma hidróxido de amônio no produto acabado”, procedimento industrial polêmico.

Usos domésticos

Limpador

É usada em muitos produtos de limpeza, tanto domésticos quanto industriais.Amônia de uso doméstico, em solução, o popular amoníaco, o ‘hidróxido de amônio diluído’, é um limpador de uso geral que pode ser usado em muitas superfícies diferentes, o qual é também um ingrediente de numerosos outros agentes de limpeza, incluindo muitas fórmulas de limpeza de janelas e outras superfícies de vidro, porcelana e aço inoxidável, pela sua volatilidade e ausênciade resíduos sólidos após tal volatilização, resultandoem um brilho relativamente livre de listras. É usada também frequentemente para a limpeza de fornos e embebendo-se artigos para afrouxar as camadas de sujidade de cozimento ou assados. Em adição ao uso como um ingrediente em limpadores com outros agentes de limpeza (como ostensoativos/surfactantes), o hidróxido de amônio em água é também vendido como um agente de limpeza isolado, normalmente rotulado como “amoníaco”, simplesmente. Pode ser vendido como a solução aquosa aditivada, com perfume de limão (e geralmente colorido de amarelo), ou de pinho (colorido de verde), ainda combinado com a citriodora, o óleo essencial do eucalipto, ou a essência sintética de lavanda, aromas culturalmente associadosà limpeza e higiene.

Outros usos domésticos da amônia aquosa são a remoção de manchas de roupas, como os engorduramentos de golas e colarinhos, assim como determinadas técnicas de branqueamento de roupas.

Tratamento de cabelos

Na indústria de produtos e serviços cosméticos, em tratamento de cabelos, aamônia na forma de solução tem função adstringente no couro cabeludo, abrindoos vasos capilares e facilitando a limpreza e penetração de outros produtos, permitindo os pigmentos e corantes penetrarem e alterarem a cor do cabelo. A amônia na composição de formulaçõesde solução, no princípio ativotioglicolato de amônia, promove a quebra das pontes de cistina,abrindo as escamas de proteína dos fios decabelo, amolecendo a fibra capilar, o chamado “relaxamento” dos cabelos, associado ao seu alisamento, com isso, deixando o fio maleável, para ser moldado como se desejar, tanto no alisamento, quanto na formação de ondas (como no”cacheamento”).

Atua, na forma de solução aquosa, facilitando a ação das substânciasdescolorantes (como o peróxido de hidrogênio diluído, popularmente, “água oxigenada”) ou do princípio ativo das formulações alisantes, sendo, para este fim, um produto mais adequado que as mais agressivas a base de álcalis, como os compostos de sódio e a guanidina. Embora existam afirmações que estes produtos provoque enfraquecimento e”quebra” dos fios, estes problemas são mais propiciados pelos erros na aplicação, somando-se ao fato de reações variarem entre os indivíduos (compatibilidade química do fio de cabelo), devendo o cabelo ser protegido (no jargão do ramo “enluvado”) na proximidade de suas raízes (seu “nascimento”), segmento no qual a estrutura do cabelo humano ainda não apresenta um determinado amadurecimento de sua composição.

Outros usos

Na fabricação de móveis, o hidróxido de amônio era tradicionalmente usado para escurecer ou tingir madeira contendo ácido tânico. O ácido tânico reage com o hidróxido de amônio ou sais de ferro produzindo uma coloração castanha a qual pode ser aplicada sobre madeira. O desenvolvimento de corantes sintéticos tornou esta aplicação obsoleta.

Observação: o chamado “sal amoníaco”, utilizado em confeitaria, é o cloreto de amônio NH 4Cl, utilizado para dar uma característica crocante em massas, como as de biscoitos. No seu uso, não apresenta a aplicação da amônia, nem de sua solução aquosa, tratando-se o nome, apenas uma construção cultural, consolidada pelo tempo.

As empresas que prosperam investem em tecnologia, equipamentos e principalmente em segurança do trabalho. A segurança do trabalho pode ser entendida como os conjuntos de medidas que são adotadas visando minimizar os acidentes de trabalho, doenças ocupacionais, bem como proteger a integridade e a capacidade de trabalho do trabalhador.

No Brasil a Legislação de Segurança do Trabalho compõe-se de Normas Regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho (OIT), ratificadas pelo Brasil.

As empresas em franco crescimento têm esta preocupação: investir na segurança de seus funcionários, como o Frigorífico Frango Santana, estabelecido em Santana do Jacaré, que realizou na manhã de sexta-feira, dia 4, uma simulação de vazamento de amônia. O objetivo da atividade foi preparar os funcionários para uma eventual situação de emergência.

A amônia é bastante utilizada nos frigoríficos para refrigeração, se inalada é de toxidade aguda, podendo provocar lesões oculares graves, irritações e é extremamente perigosa ao ambiente aquático. O gás possui um cheiro forte e bastante característico. Por ser perigoso, as empresas que trabalham com o produto, devem estar preparadas para agir em caso de vazamento.

- Ser volátil ou capaz de se evaporar;

- Refrigerante natural ecologicamente correto, por não agredir a camada de ozônio nem agrava o efeito estufa;

- Apresenta calor latente de vaporização elevado;

- Produz o máximo possível de refrigeração para um dado volume de vapor;

- Não apresentar efeito prejudicial sobre metais, lubrificantes e outros materiais;

- Possibilita que vazamentos sejam detectáveis por verificação simples;

- Tem um odor que revele a sua presença;

- Custo razoável e há em abundância para seu emprego comercial;

- Não é combustível ou explosivo nas condições normais de funcionamento;

- Tem alta toxicidade;

- Pode se tornar explosiva em concentrações de 15 a 30% em volume.

Funcionamento: Os sistemas de refrigeração por amônia consistem de uma série de vasos e tubulações interconectados, que comprimem e bombeiam o refrigerante para um ou mais ambientes, com a finalidade de resfriá-los ou congelá-los a uma temperatura específica. Sua complexidade varia tanto em função do tamanho dos ambientes.

...

Baixar como  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »