TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analisando a densidade da gasolina

Por:   •  26/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.403 Palavras (6 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 6

ANALISANDO A DENSIDADE DA GASOLINA TIPO C ATRAVÉS DA TECNICA DE PICNOMETRIA PARA CONFRONTO DE DADOS OBTIDOS IN LOCO POR DENSÍMENTRO DE BOMBA

Bruna Ribeiro da Costa

Daulton Ruan Rufino de Souza

Mariana da Silva Pérez

Mayra Cristina Monteiro Saraiva

Orientadora: Ariadne S. B. de Lima

1 INTRODUÇÃO

Segundo resolução da Agência Nacional do Petróleo (ANP) n° 57, de 20.10.2011 – DOU 21.10.2011, quando á gasolina estiver com sua densidade abaixo do estipulado pela normativa citada, podemos considera-la adulterada. Para efeito de padronização de método analítico, devemos porém levar em conta na medição da densidade da gasolina as características ambientais que podem interferir no resultado. Podemos citar como intempere, as altas temperatura, que podem causar diminuição da densidade.

Assim sendo, este trabalho visa aplicar outro método de análise para obtenção da densidade das gasolinas que não o de uso do densímetro estipulado pela ABNT NBR 7148:2001. Para isso, será aplicada a técnica de picnômetria baseada na obtenção da massa específica descrita pela mesma norma e posterior comparação com os dados obtidos nas bombas dos postos de coleta.

Para ser avaliado de forma em mostrar a eficiência do método utilizado no caso o do densímetro, com o método aplicado em laboratório (picnômetro), faz-se necessário a realização de algumas análises, mesmo sabendo que o picnômetro apresenta uma precisão maior quando comparado ao densímetro que apresenta uma margem de erro de aproximadamente mais ou menos 2 divisões de escala, já o picnômetro (ver a margem de erro).

O densímetro é um instrumento que pode ter grandes oscilações, quando o mesmo fluido nele contido muda de densidade por alguma variância do meio, como por exemplo a temperatura, esta mudança pode vim ocorrer em alguns casos, um destes acontecimentos é o fato que em caminhões tanques de combustíveis vem contendo um líquido com uma determinada temperatura, onde este líquido passa a ser transportado do tanque de caminhão para tanque do posto, fazendo com que a temperatura do líquido dentro e o que esta sendo injetado entre em contato mude, acarretando também a mudança da densidade, sendo necessário algum tempo para que venha a ocorrer uma normalização da temperatura e posteriormente da densidade.

A necessidade de obter outros métodos para descobrir a densidade da gasolina comprada em postos de combustíveis, é muito importante, pois desta forma o consumidor pode ter certeza que o produto comprado está entre as normas da ANP e se segurar que depois de algum tempo não terá problemas em seus automóveis. A gasolina tem que ter a densidade na sua padronização para que funcione de forma eficaz e que mantenha sua qualidade e sua características no motor, que são: alta energia de combustão, alta volatilidade e sua compressibilidade. Onde a energia liberada na combustão é responsável pelo movimento do motor. Por ser volátil, se mistura rapidamente com o ar no carburador, gerando um gás muito inflamável, que explode no cilindro. E a compressibilidade faz com que o pistão percorra um trajeto maior no cilindro.

A densidade quando se encontra mais baixa do que a determinada pelo órgão da ANP que é na faixa de 0,072 a 0,758 g/ml pode-se constatar que este combustível está acima do permitido de adicionais de solvente, aos quais são responsáveis pela diminuição da mesma, a gasolina que se encontra neste estado pode acarretar diversos problemas, como a oxidação do metal do tanque dos automóveis, o baixo poder de combustão e de ignição, entre diversos outros problemas que serão citados no decorrer do trabalho.

Será o método de picnômetria para análise de densidade específica, compatível – em termos de confiabilidade – com a metodologia descrita pela ABNT NBR 7148 utilizando o densímetro?

Tendo como objetivo central de analisar a densidade das gasolinas tipo C, coletadas em postos do município de Mossoró/RN, usando a técnica da picnômetria para comparar com densidade obtida in loco com uso do densímetro analógico encontrado nas bombas de abastecimento. E como objetivo específico, de identificar segundo normas técnicas, qual o padrão de densidade das gasolinas tipo C comercializadas no Brasil; comparar e identificar a precisão/exatidão dos métodos de densímetro e picnômetria para obtenção da densidade dos líquidos segundo normas técnicas; aplicar técnica de picnômetria para analise de gasolinas tipo C; comparar dados obtidos com pré-coletados e com as literaturas existentes na atualidade, para analise de compatibilidade de métodos.

2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 CARACTERIZAÇÃO DAS GASOLINAS

A gasolina é um combustível derivado do petróleo, sendo constituído por hidrocarbonetos aromáticos, oleofínicos e saturados, que são formados por cadeias carbônicas com 4 a 12 átomos de carbono, podendo conter também compostos de enxofre, nitrogênio e metais em baixa concentração. (SILVA, et al, 1992).

A ANP define dois tipos de gasolina para o uso em automóveis: a do tipo A, a qual é produzida pelas refinarias e entregue as distribuidora e a do tipo C, que se encontra disponível nos postos revendedores, é preparada pelas companhias distribuidoras adicionando álcool etílico a gasolina tipo A (ANP, portaria 71, ANO).

As características que determinam a qualidade da gasolina são a volatidade e a capacidade antidetonante. Porém os principais requisitos necessários para assegurar um desempenho satisfatório são:

- Partida rápida e fácil em qualquer clima.

- Aquecimento rápido do motor.

- Boas características de aceleração.

- Menor tendência à causa de tamponamento em tempo quente.

Características com relação aos ensaios de destilação e pressão de vapor:

- Ausência de frações pesadas, a fim de evitar diluição do óleo do cárter.

- Boas características antidetonantes, o que proporciona o máximo de potência com o mínimo de consumo.

- Ausência de goma e menor tendência a produzi-la quando em armazenamentos.

- Ausência de compostos corrosivos de enxofre.

2.2 EXPLICAR OS METODOS DE OBTENÇÃO DE DENSIDADE DOS LIQUIDOS

O densímetro e o picnômetro são instrumentos utilizados para a medição de densidade, que não gera um mecanismo de controle, mas que se enquadro no modelo proporcional, que é quando uma grandeza está relacionada a outra grandeza maior, igual ou menor do que a primeira, esse tipo de solução de controle sempre vai ter um erro muito pequeno (off set), mas que possui uma característica de processo muito rápida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (131.1 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com