TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de artigo

Por:   •  20/9/2015  •  Artigo  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

FASB – Faculdade São Francisco de Barreiras

IAESB – Instituto Avançado de Ensino Superior de Barreiras

Biomedicina 2015.2

Marianna Costa

Vitória Giovanna Vale

 Análise de Ferramentas Estatísticas do Artigo “Métodos de Determinação do Ornidazol em Comprimidos Revestidos: Desenvolvimento, Validação e Comparação Estatística, de SOARES et. Al., 2008”.

                                                         Barreiras-Bahia

Análise de Ferramentas Estatísticas do Artigo “Métodos de Determinação do Ornidazol em Comprimidos Revestidos: Desenvolvimento, Validação e Comparação Estatística, de SOARES et. Al., 2008”.

O antimicrobiano ornidazol atua seletivamente em bactérias anaeróbicas e protozoários. Apresenta-se na forma de pó, sendo praticamente insolúvel em solventes apolares e muito solúvel em solventes de alta a moderada polaridade. Não existindo métodos para quantificação do ornidazol nos compêndios oficiais, mesmo que diversos métodos analíticos para a quantificação deste fármaco encontram-se reportados na literatura científica internacional, O artigo demonstra a aplicação e desenvolvimento de dois métodos analíticos por meio de duas diferentes técnicas, a espectrofotometria UV-Vis e CLAE, para a forma farmacêutica do ornidazol em comprimido, comparados entre si utilizando teste T de Student.

Para a realização deste trabalho utilizou-se:

Metanol grau UV-HPLC (fornecedores: J.T Baker e Vetec; água destilada; água ultrapura obtida através de sistema Milli-Q; ácido fosfórico da marca Vetec; ornidazol matéria-prima: fornecedor A (Gemine Exports - lote ONZ/503075, pureza 100,%), fornecedor B (Zhejiang Supor Pharmaceuticals Co. LTDA - lote 20060405, pureza 99,0%) e fornecedor C (Far-ca S.R. L - lote ONZ/503014, pureza 99,8%), ornidazol padrão de trabalho (fornecedor: Zhejiang Supor Pharmaceuticals Co. LTDA – lote 20060401, pureza: 100,0%) e três lotes de comprimidos desenvolvidos no Laboratório de Tecnologia dos Medicamentos (LTM) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) a partir dos diferentes fornecedores da matéria-prima ornidazol, denominados respectivamente de lote 1, 2 e 3, Vidrarias volumétricas calibradas com certificado de calibração por lote do fabricante Brand; espectrofotômetro da marca Vankel 50 UV-Visível Carry- Win-UV; ultrassom marca Branson modelo 2510; balança analítica Sartorius modelo CP 225D; cromatógrafo líquido da Shimadzu, com PDA-Detector de arranjo de iodo, usando software Class-VP; unidade filtrante Millex com porosidade de 0.45 μm; Coluna Cromatográfica Shim-Pack ODS com empacotamento C18, 150 x 4.60 mm Ø; partícula 5.00 μm - (Lote: M° 4157111 e Lote: M° 4157010) e Sistema Milli-Q.

Tanto para a validação pelo Método Analítico por Espectrofotometria no UV-Vis quanto para o Método Analítico por Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) avaliou-se alguns aspectos como linearidade, precisão, exatidão, especificidade, limite. [pic 1]

 

Na comparação estatística entre os métodos e entre os lotes, pode-se observar que o tanto o espectro UV-VIS quanto o método por cromatografia líquida vem agregar valor e confiabilidade aos resultados do método de UV-VIS. As amostras foram analisadas e os valores obtidos por meio dos dois métodos foram confrontados estatisticamente pelo teste t Student. Todos os comprimidos apresentaram teor dentro do limite de especificação estabelecido, estando aprovadas, e pode-se afirmar que não há diferenças estatisticamente significativas entre os comprimidos obtidos a partir de diferentes fornecedores e entre as técnicas analíticas utilizadas com 95% de confiança, de acordo com o tratamento estatístico teste t Student.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (132 Kb)   docx (43.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com